Muitas pessoas que chegam na Austrália para um intercâmbio podem achar que o inglês daqui é um pouco mais difícil do que eles estão acostumados. E isso é mais comum do que você pensa, principalmente por dois motivos: o primeiro é que os australianos têm o famoso “british accent” – o sotaque britânico, uma herança da colonização inglesa aqui. Nós, brasileiros, estamos mais acostumados com o sotaque do inglês americano. E o outro motivo são as “slangs” – as gírias australianas!

As gírias australianas são uma característica bastante peculiar daqui e que, muitas vezes, parece um dialeto totalmente diferente! Mas não se assuste, ok? Elas são apenas a abreviação de algumas palavras e logo você pega o jeito! 

E o Rota do Canguru preparou uma lista com algumas expressões e gírias australianas para você já ir se acostumando! Tenho certeza que daqui um tempo você estará falando como um verdadeiro aussie! 

1. Mate

“Hello, mate!” – Olá, amigo!

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

A gíria australiana “mate” é usada para tudo e para todos! Conheceu alguém pela primeira vez? “Nice to meet you, mate”! Quer falar para alguém não se preocupar? “Don’t worry, mate”! 

2. G’Day! 

“G’Day, mate! How you doin?” – Bom dia/Olá, amigo! Como vai?

Pode ter certeza que se você encontrar um australiano na rua ele vai soltar um “G’Day, mate!”. Essa expressão é um ótimo exemplo quando falamos que algumas girias australianas são a abreviação de alguma palavra, pois ela se refere a “good day”, ou seja, bom dia! E você pode usá-la para começar qualquer conversa, ok? Não serve só para cumprimentos pela manhã.

3. Barbie

“Let’s have a barbie on the beach?” – Vamos fazer um churrasco na praia?

Isso mesmo, não tem nenhuma relação com aquela boneca que as crianças amam! É simplesmente um diminutivo da palavra “barbecue”, que significa churrasco. Inclusive, os churrascos são uma das atividades que os australianos mais amam fazer nos finsd e semana! 

4. Gírias australianas: goon

“Try that goon! It tastes so good!” – Experimente aquele vinho de mesa! Está delicioso!

Não é comum usarmos a expressão “vinhos de mesa” no Brasil, mas por aqui, como os vinhos são muito consumidos pelos australianos, eles ganharam sua própria expressão: “goon” significa vinho de mesa, uma variedade que é bem comum por aqui.

Eles são servidos em refis de 4 litros, normalmente, e costumam ser vinhos bem baratos, de qualidade mediana e popular.

5. Fair Dinkum

“This story is fair dinkum!” – Essa história é verdadeira!

Essa é para quando você estiver contando aquela história inacreditável e precisa confirmar sua veracidade. Algo como “é sério!” no português!

6. She’ll be right

she'll be right é uma gíria australiana para dizer que vai ficar tudo bem

“Relax, mate! She’ll be right!” – Relaxa, amigo! Vai ficar tudo bem!

Essa expressão pode enganar os mais desatentos, pois, nesse caso, o “she” não representa nenhuma pessoa. Essa é uma boa expressão do otimismo e bom humor australiano. Ela pode ser utilizada em qualquer situação mais complicada ou problemática. 

7. Good on ya!

“Your job is amazing! Good on ya!” – Seu trabalho ficou incrível! Bem feito”

Essa é para quando você quiser parabenizar alguém por um trabalho bem feito! Serve para mostrar que você gostou de algo que alguém fez ou que aconteceu.

8. Gírias australianas: cuppa

“How do you like your cuppa?” – Como você gostaria de sua xícara de chá/café

A gíria australiana para se referir ao modo de preparo de uma xícara de chá ou café é “cuppa”. Então, se te perguntarem isso em alguma lanchonete, você já saberá como responder! 

9. Gírias australianas: thong

thongs é uma gíria australiana para chinelos

“I need a new pair of thongs” – Preciso de um novo par de chinelos

Esse objeto você já usa bastante no Brasil e vai usar ainda mais aqui na Austrália! Thong, por aqui, é o mesmo que “flip flops”, ou seja, chinelos! Os australianos adoram um chinelo igual aos que temos no Brasil! Então, se quer surpreender mesmo um australiano, dê de presente a ele um verdadeiro chinelo brasileiro! Vai ser o presente perfeito! 

10. Arvo

“I saw him at school this arvo” – Eu o vi na escola essa tarde

Mais uma das gírias australianas que servem como diminutivo. “Arvo é o mesmo que “afternoon”, que no português significa tarde. 

11. Gírias australianas: tinny/stubby

“Let’s crack open a stubby!” – Vamos abrir uma garrafa [de alguma bebida alcoólica]!

Há inúmeras gírias australianas referentes a comidas e, principalmente, a bebidas alcoólicas! Tinny significa lata. Stubby é o mesmo que garrafa. Então, pode ser que seus amigos australianos estejam se referindo a uma lata ou garrafa de cerveja, por exemplo! 

12. Bottle-o

bottle-o é uma gíria australiana para loja de bebidas alcoolicas

“We have to pick up some stubbies at a bottle-o” – Precisamos comprar algumas garrafas de cerveja na loja de bebidas

Bottle-o é a maneira carinhosa como os australianos chamam uma loja de venda de bebidas alcoólicas. Como por aqui as restrições quanto a venda de bebidas alcoólicas são muito grandes, você só poderá comprar cerveja, vinho e outras bebidas em uma “bottle-o”. 

Gostou dessas gírias australianas? Você poderá aprender muitas outras quando estiver por aqui para estudar inglês ou para trabalhar

Para tornar esse objetivo em realidade, que tal começar a planejar seu intercâmbio com uma agência profissional e especializada? Você pode entrar em contato com as melhores agências de intercâmbio do Brasil preenchendo o nosso formulário de contato! As oportunidades na Austrália não faltam e esperam por você!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália