Se você chegou até aqui é porque tem o sonho de estudar fora. Saiba que é possível realizar esse sonho e ainda adquirir fluência no seu inglês, seja você um aluno do ensino médio em busca de intercâmbio ou alguém procurando por um processo seletivo para um curso superior ou de pós graduação no exterior.

Por que estudar fora?

pessoa estudando fora

Embora possa parecer assustadora essa possibilidade para quem nunca viajou sozinho, estudar fora é uma oportunidade que só tem a enriquecer seu currículo e sua cultura. Por exemplo: além de aprender um novo idioma, no caso o inglês, que é a língua mais falada do mundo, você ainda conhece particularidades culturais de um outro país e vive uma experiência enriquecedora.

Ao estudar fora na Austrália você também aprenderá com facilidade a escrita e a fala, pois terá contato diariamente com o inglês, seja na sala de aula ou lendo as placas, falando com as pessoas e fazendo compras. Essas informações te deixarão em um degrau a frente de seus concorrentes quando buscar oportunidades de emprego, além de enriquecer os seus conhecimentos.

Para estudar fora você tem muitas opções, como fazer o ensino médio, pós graduação, cursos variados (superior, especialização ou cursos livres) nas melhores universidades do mundo, além de curso idiomas em inglês para estrangeiros e até um mestrado no exterior.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Estudar fora é uma oportunidade de ouro que vai mudar sua forma de ver o mundo e de aprender outro idioma. Afinal, nada melhor do que a prática diária do inglês para fixá-lo na mente. Assim, mesmo quando estiver se divertindo com os amigos ou comendo em um restaurante, você estará estudando sem nem perceber. Estudando fora o seu inglês flui naturalmente e quando você se dá conta, já está falando fluentemente.

Por que escolher a Austrália para estudar inglês?

A Austrália é um dos países que mais recebem estudantes internacionais no mundo. O destino tem sido alvo de quase um milhão de estudantes estrangeiros todos os anos por sua hospitalidade, custo de vida, opções de lazer e cultura, e claro, além de dispor de algumas das mais importantes instituições de ensino do mundo.

Estudando inglês na Austrália você se torna muito mais do que um estudante a mais em intercâmbio, pois terá lugares incríveis para explorar em suas horas vagas, como praias, desertos, trilhas, florestas tropicais, casas noturnas badaladas e muito mais.

Como é a reputação do sistema educacional da Austrália?

premio nobel australia

A Austrália dispõe de excelente reputação em seu sistema educacional. A educação australiana é tão eficaz que os australianos já ganharam o Nobel da Paz dez vezes, bem como sete universidades australianas figuraram na lista das 200 melhores universidades do mundo.

Um grande diferencial da educação australiana é que tanto no ensino básico, quanto nas universidades, o aluno é estimulado a questionar e pensar sobre as coisas, a fim de ter sua própria visão e não ficar repetindo o que pensadores ensinaram.

Isso permite que os alunos saiam da sala de aula e encarem a vida com muito mais visão do que um aluno mediano que só decora ideias históricas. Essa forma de ensinar é excelente para o estrangeiro ao estudar fora, pois pode se desprender de frases prontas e criar seu próprio raciocínio.

Não tenho muito dinheiro para estudar fora. O que fazer?

Não se preocupe. Claro que estudar no exterior requer um investimento, afinal, você colherá seus bons frutos em um futuro não muito distante, mas para estudar no exterior você pode participar de processos seletivos para conseguir uma bolsa de estudos.

Há muitos brasileiros que fazem mestrado, doutorado, pós graduação e o tradicional curso superior em diversas áreas, como medicina e jornalismo, com bolsa integral, mas para isso requer dedicação com os estudos. O gasto maior acaba sendo com a sua permanência, como moradia e alimentação. Ah, mas isso também pode ser resolvido, uma vez que estudantes possuem a autorização para trabalhar e estudar no local, assim não precisa depender exclusivamente de suas economias ou do dinheiro mandado pelos pais.

A University of Sydney, uma das mais tradicionais da Austrália, oferece anualmente bolsas de estudos para cursos de mestrado e doutorado. A universidade tem um programa que oferece apoio financeiro aos estrangeiros que se candidatam para serem alunos, assim o aluno tem auxílio no custeio de sua permanência na instituição e ainda pode desenvolver uma pesquisa científica e acadêmica.

Mas atenção, você precisa ter obtido um bom desempenho no curso superior para conseguir ser selecionado para o programa de bolsas em mestrado e doutorado da Universidade de Sydney. E o aluno também deve ter um conhecimento avançado no idioma.

Geralmente de maio a agosto as principais instituições de ensino da Austrália possuem inscrições abertas para os respectivos processos seletivos para você, enfim, estudar fora do Brasil. Também há programas de bolsas de estudos parciais. Ao todo o país tem quase 40 universidades e dezenas de escolas de idiomas, intercâmbio e cursos livres para estrangeiros.

Além de estudar, o que mais posso fazer na Austrália?

praia na australia

A Austrália é um país tão incrível que você pode pegar seus dias de folga dos estudos para curtir a natureza, visitar locais históricos e até fazer alguma aventura selvagem. Ah, e claro, quem tiver interesse pode fazer algum curso livre que envolva meio ambiente, esportes radicais e até yoga.

O clima da Austrália é muito semelhante ao do Brasil. As estações do ano, aliás, seguem o mesmo ciclo do Brasil e por isso quem escolhe fazer um intercâmbio no verão, acaba se surpreendendo com temperaturas de 35 a 38 graus, além de conhecer um comportamento tipicamente australiano: o churrasco na praia.

Na capital e em algumas cidades australianas, o inverno é rigoroso e você precisará de cachecol e luvas e se viajar nessa época, mas na maior parte do país as temperaturas giram em torno de 20 graus durante o dia, tanto no inverno, quanto no outono.

Você pode se interessar: Características da Austrália e Seus Principais Aspectos

Ambiente multicultural

pessoas conversando em inglês ao estudar fora

A Austrália recebe estudantes de todo o mundo, por isso, ao estudar no país você terá a oportunidade de conhecer não só a cultura local, mas também a de seus colegas de campus. Já os australianos têm muito em comum com os brasileiros quando o assunto é hospitalidade, logo, você terá muitas oportunidades de bater papo com um desconhecido em uma lanchonete ou bar.

O país também é conhecido por dezenas de vinícolas espalhadas pelo seu território, sendo uma ótima opção de tour de degustação para um fim de semana. Além disso, a cultura australiana tem forte influência indígena, de forma que você também pode conhecer um pouco sobre a questão histórica dos índios no país, bem como experimentar um pouco de comidas típicas originárias de tribos.

Para completar um pouco do que será estudar fora, Melbourne e Sydney são os cartões postais do país e abrigam parques, museus, bares e claro, importantes instituições de ensino de diferentes tipos.

Nível do inglês em processos seletivos

Se você tiver planos de fazer uma especialização ou graduação na Austrália, saiba que precisa comprovar que já conhece o idioma, mesmo que nunca tenha feito um intercâmbio.

Como 100% das aulas lecionadas aos alunos estrangeiros são ministradas em inglês, se torna obrigatório que para esse tipo de curso o aluno já consiga entender um diálogo e participar de uma conversa.

Mas se o seu inglês é básico, isso não quer dizer que você estará fora do processo seletivo. A princípio o estudante pode focar em um intercâmbio de seis meses a um ano, que tem como objetivo a aprendizagem do idioma mesmo e assim ir avançando no conhecimento da língua.

Quanto custa estudar na Austrália?

Depende do tempo que você vai estudar fora, de onde você vai se hospedar e em que instituição de ensino você vai estudar. Algumas pessoas conseguem bolsas integrais e outras pagam integralmente seus estudos e sua estadia no país. De uma forma geral, os custos totais dos estudos no exterior variam de R$7 mil a R$40 mil.

Estudar fora com quem entende do assunto

Fazer intercâmbio é um projeto grande e deve ser confiado nas mãos de quem entende mesmo do assunto. Por isso, contrate apenas agências qualificadas, e aproveite e envie a sua solicitação de intercâmbio para os nosso parceiros.

Estudar fora é a melhor opção para se aprender um novo idioma, pois o convívio com nativos faz com que o aprendizado seja muito mais rápido e eficaz. Por isso, não adie mais esse seu sonho. Prepare as malas e embarque para o futuro que você merece: um repleto de sucesso com reconhecimento bilíngue!

Leia também: Saiba como funciona um intercâmbio