Você já ouviu falar dos cursos VET Australia? Esses cursos são conhecidos por serem um tipo de curso técnico superior e são muito procurados por quem deseja estudar na Austrália e já tem um bom nível do inglês. Se esse é o seu caso, venha conhecer um pouco mais sobre esses cursos com o Rota do Canguru!

O que são os cursos VET na Australia?

Os cursos VET – Vocational Education and Training – são os cursos técnicos da Austrália e que apresentam opções de estudo em diversas áreas de trabalho. A maior parte desses cursos técnicos VET são bastante práticos, ou seja, suas aulas são mais focadas no dia-a-dia do ambiente de trabalho do que no material teórico das disciplinas.

Os cursos VET na Austrália têm a intenção de formar um profissional altamente qualificado no sentido técnico para o mercado de trabalho australiano, de maneira que ele seja inserido mais rapidamente em um emprego.

A grande vantagem dessa modalidade de curso é que ela permite que o estudante fique em contato direto com profissionais da área escolhida, além de oferecer uma boa mescla entre teoria e prática profissional.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Esse tipo de graduação na Austrália é bastante comum entre tanto entre a população local, que deseja se integrar ao mercado de trabalho, como entre os estudantes internacionais. Isso porque, além de permitir que os estudantes internacionais trabalhem na Austrália, o VET também pode ser uma boa maneira de fazer um curso de bacharelado em uma universidade tradicional.

Veja também: Educação na Austrália: o sistema educacional do país

Como funcionam os cursos VET na Austrália?

Essa modalidade de curso é semelhante a uma graduação tradicional. Ele é oferecido pelo TAFE, uma reconhecida instituição pública do governo australiano, ou por instituições e universidades particulares.

Os cursos VET são divididos em alguns níveis, chamados de “certificates”e “diplomas”. Os certificates se subdividem em quatro: Certificate I, II, III e IV. Já os diplomas são subdivididos em mais três categorias: Diploma, Advanced Diploma e Vocational Graduate Diploma.

Os certificados são cursos iniciais, separados por nível de dificuldade. Portanto, dependendo do nível de conhecimento do estudante, ele poderá pular algumas fases e começar direto no III, por exemplo. Cada um desses certificados podem ter duração entre três meses e um ano.

Já os níveis de diplomas são mais complexos e exigem, necessariamente, um período prévio de estudos. Cada um desses níveis podem durar entre um ou dois anos. Especificamente o nível “Vocational Graduate Diploma” pode ser equiparado a uma graduação tradicional na Austrália, mas somente algumas instituições e cursos oferecem essa modalidade.

As diferenças entre o VET na Austrália e uma graduação tradicional

Como já falamos, a principal diferença entre um Curso VET e as graduações tradicionais na Austrália está no fato de que os VET são mais voltados para o preparo dos estudantes para o mercado de trabalho. Enquanto isso, as graduações tradicionais têm um número maior de aulas teóricas do que aulas práticas.

Isso não significa que as graduações não preparam os estudantes para o mercado de trabalho. Muito pelo contrário. Isso significa que os cursos VET são mais focados em uma determinada função, enquanto as graduações oferecem uma visão mais geral de uma profissão.

Ao mesmo tempo, como os cursos VET são focados nas práticas profissionais, muitos deles permitem que o estudante estude em um período e trabalhe no outro. Muitos graduações universitárias tradicionais na Austrália costumam ser em período integral, o que dificulta a vida de quem quer trabalhar na Austrália.

Outra diferença é que, nem sempre, você precisa fazer uma prova ou vestibular para ingressar em um VET na Austrália. Assim, você precisa apenas cumprir alguns requisitos e fazer sua matrícula na instituição.

Também não costuma ser necessário que você possua alguma graduação para ingressar nesse tipo de curso. Então, apenas com o ensino médio completo é possível ingressar em um curso VET na Austrália.

Veja, abaixo, uma tabela de comparação entre os cursos equivalentes no Brasil, os cursos VET e de Higher Education na Austrália:

Equivalente no BrasilVET na AustráliaHigher Education na Australia
Ensino MédioSenior Secondary
Curso técnico de curta duraçãoCertificate I
Certificate II
Certificate III
Certificate IV
Curso técnico tradicionalDiploma
Graduação tecnológica ou LicenciaturaAdvanced Diploma
Associate Degree
BachareladoBachelor Degree
EspecializaçãoVocational Graduate CertificateGraduate Diploma
Graduate Certificate
Pós-graduaçãoVocational Graduate DiplomaMaster Degree by cursework
MestradoMaster Degree by research
DoutoradoDoctoral Degree

Requisitos para se matricular em um VET na Austrália

Os pré-requisitos para você ingressar em um curso VET podem variar de acordo com a área escolhida e/ou instituição onde você irá cursá-lo. Entretanto, a maior parte dos cursos VET na Austrália podem exigir:

  • Ensino médio completo (ou o equivalente australiano);
  • Nível de inglês entre intermediário e avançado. Isso deverá ser comprovado por meio de um teste de proficiência, como o TOEFL ou IELTS. Algumas instituições oferecem parcerias com escolas de idiomas que oferecem cursos de inglês. Isso é uma boa oportunidade caso você não tenha um nível de idioma adequado, mas que pode ser facilmente melhorado;
  • Alguns cursos exigem uma certa experiência profissional prévia ou um portfólio, caso você escolha um curso na área de design, marketing, publicidade ou arquitetura, por exemplo;
  • Uma pequena minoria dos cursos exigem que você já possua graduação na área escolhida. Se você já tiver uma graduação, ela poderá servir para pular algumas etapas desde que você comprove seus conhecimentos na área.

Áreas de conhecimento dos cursos

As áreas de conhecimento dos cursos VET na Austrália são muito variadas. Os treinamentos técnicos vão desde as áreas mais comuns, com cursos de tecnologia, negócios, design, marketing, turismo, saúde e beleza, gastronomia, educação física e mecânicas.

Viu só como os cursos VET da Austrália são bem amplos? Isso é apenas uma amostra da grande variedade de cursos disponíveis. Assim, você pode escolher entre as opções a que mais tem a ver com seu perfil profissional. Essa ampla variedade se dá graças a alta procura desses cursos entre os australianos. A maior parte da população do país tem um curso desse tipo.

Por que fazer um curso técnico VET na Austrália?

Os cursos técnicos VET na Austrália são uma ótima maneira de iniciar seus estudos aqui na terra do canguru! Ainda mais se você já tem um bom nível de conhecimento do inglês. Se você já tiver uma graduação e já trabalhar na sua área, esses cursos técnicos irão servir como uma pós-graduação na área escolhida.

Além disso, ao escolher um curso técnico VET na Austrália, sendo estrangeiro, você poderá se aplicar a um visto de estudante australiano. Isso significa que será permitido trabalhar no país enquanto realiza seus estudos.

Aliás, ao trabalhar, você poderá colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos nos cursos VET Austrália!

E diferente do Brasil, onde muitos cursos técnicos são escolhidos por quem não tem condições de frequentar uma universidade ou um curso de graduação, aqui na Austrália eles são muito populares. Não porque eles são mais acessíveis, mas porque aqueles australianos que têm um perfil mais prático de trabalho não veem a necessidade de frequentar uma graduação. Dessa maneira, podemos observar como um curso VET Austrália tem qualidade.

Fazer um curso VET na Austrália pode ser, também, uma porta de entrada para as universidades Australianas. Como aqui as instituições de ensino superior fazem uma análise curricular dos candidatos a alunos, um curso VET na Austrália contará muitos pontos para seu currículo.

E aí, ficou interessado em fazer um curso VET na Austrália? Então entre em contato com Optima Intercâmbio! A agência tem os melhores pacotes de intercâmbio na Austrália, com ótimas opções para estudo e trabalho aqui na terra dos Cangurus! Com uma equipe especializada em intercâmbios para a Austrália, a Optima vai tirar todas as suas dúvidas sobre o intercâmbio e, também, te ajudar com cada etapa do seu intercâmbio.