Morar na Austrália exige algumas burocracias que não estamos acostumados a ver no Brasil. Uma delas é o National Police Check. Se você está passando por uma situação que precise desse documento, mas não sabe onde encontrar informações, fique tranquilo, pois neste post vamos te contar tudo sobre esse documento australiano.

O que é o National Police Check (NPC) da Austrália?

O NPC da Austrália é um documento equivalente à Certidão de Antecedentes criminais do Brasil. É nesse documento onde constará suas informações de registros policiais na Austrália – se houver. Caso contrário, o NPC servirá para informar que você não possui nenhum registro na polícia australiana.

A solicitação desse documento australiano é mais comum do que você pensa. Ele costuma ser pedido pela maioria das empresas quando vão contratar estrangeiros e, também, serve para fins de imigração.

Dessa forma, se você já mora na Austrália e deseja mudar o status de seu visto, por exemplo, ele também servirá para preencher os “character requirements for visa”. Assim, se você está com um visto de estudante e deseja um visto de trabalho, por exemplo, o NPC será um dos requisitos básicos a serem cumpridos.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Como solicitar o National Police Check (NPC)?

O processo para solicitar um National Police Check é feito online para a maioria dos casos, como para propósitos de imigração e para propósitos empregatícios. Você pode conferir os requisitos desta aplicação online no site da Australian Federal Police (AFP).

Há casos em que poderá ser solicitado as suas impressões digitais. Se isso acontecer, você deverá procurar a polícia local responsável por isso e fazer todo o processo de maneira off-line.

Para seguir com o processo de maneira off-line, basta imprimir e preencher o formulário que foi disponibilizado no site da AFP. Além disso, você deverá encaminhar uma cópia dos documentos necessários juntamente com o formulário preenchido via correios ao escritório de polícia responsável por isso na sua região.

Caso não seja necessário seguir com o processo de maneira off-line, bastará que você preencha o formulário online e envie os documentos de maneira digitalizada. Por meio dessa forma de solicitação, o pagamento da taxa deverá ser feito com um cartão de crédito ou débito.

O tempo necessário para que o seu processo seja completado pode variar de 3 a 15 dias úteis, dependendo da maneira como o processo foi iniciado (online ou offline).

Documentos necessários

Há documentos básicos necessários para completar sua solicitação do National Police Check (NPC). A lista desses documentos poderá variar caso a caso, uma vez que eles apenas precisam completar 100 pontos para serem válidos. A lista completa você pode encontrar ao clicar aqui.

Para cumprir os requisitos de 100 pontos, os documentos mais comuns para um brasileiro que precise fazer o NPC são:

  • Passaporte brasileiro atualizado: 70 pontos
  • Carteirinha de estudante (com foto): 40 pontos
  • Cartão de crédito ou cartão bancário: 25 pontos

Como você viu, esses requisitos superam os 100 pontos. Esse é o recomendável: quanto mais pontos você conseguir completar com seus documentos, menos questionamentos você pode evitar para finalizar seu processo de solicitação. Dessa forma, caso possua outro dos documentos listados pela polícia australiana, recomenda-se incluí-los na sua aplicação.

Valores

O valor de sua solicitação do National Police Check da Austrália pode variar de acordo com o que for necessário:

  • AUD $42: cada solicitação NPC feita online ou pessoalmente e que não necessite de biometria;
  • AUD $99: cada solicitação NPC feita pessoalmente e que necessite de biometria coletada em outro lugar que não seja na Polícia Federal da Austrália;
  • AUD $139: cada solicitação NPC feita pessoalmente e que necessite que a coleta da biometria seja feita e processada pela Polícia Federal da Austrália.

International Police Check

Algumas empresas ou o próprio governo podem solicitar um International Police Check. Como o próprio nome já diz, ele faz uma verificação policial internacional para verificar se você tem antecedentes criminais em outros países.

Para fazer o International Police Check, a maneira mais rápida e fácil é pelo site do Australia Post – os correios australianos. Os correios podem fazer a verificação policial em mais de 190 países, além de seguirem rigorosos padrões internacionais.

Para fazer o International Police Check, você só precisará cadastrar sua solicitação no site do Australia Post, fazer upload dos documentos – normalmente é solicitado apenas o passaporte – e aguardar o resultado.

O resultado será enviado através do e-mail cadastrado na plataforma e apresentará as informações de acordo com o(s) país(es) escolhido(s) no momento da solicitação. O processo demora entre 5 a 15 dias úteis, dependendo da demanda das agências do Australia Post.

O valor dessa solicitação internacional é de AUD $175 por cada país selecionado.

Parece burocrático, mas não é

Apesar de parecer um processo um pouco burocrático no início, essas verificações são relativamente simples de serem feitas, como você pode ver. E muitas vezes elas são imprescindíveis para situações importantes aqui na Austrália, como na procura de um emprego.

Mas, se você ainda não está na Austrália, não tem com o que se preocupar. Nem mesmo na hora de organizar seu intercâmbio aqui na terra do canguru, pois nossas agências parceiras irão te ajudar em todas as etapas do seu intercâmbio! Clique aqui e peça para um consultor entrar em contato com você!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália