Hoje em dia é impossível ficar desconectado da internet, ainda mais quando chegamos em um lugar onde não conhecemos nada. A internet é uma grande aliada em momentos como esse. Assim, ao chegar na Austrália, uma das primeiras coisas que devemos fazer é comprar um chip de uma operadora de celular na Austrália!

A boa notícia é que as operadoras de celular da Austrália costumam oferecer planos pré-pagos e pós-pagos em valores muito acessíveis e com bons pacotes de ligações e, principalmente, volume de dados.

Como funciona o sistema telefônico da Austrália

A telefonia na Austrália tem algumas diferenças quando a comparamos com o Brasil.  Por exemplo, o código internacional para contato telefônico é +61, no Brasil é +55. Assim, se você quiser ligar para o Brasil a partir da Austrália, deverá digitar 0011 + 55 + (DDD) + Número de Telefone.

Outra diferença é que as ligações de emergência para polícia, bombeiros ou ambulâncias são feitas para um único número que é o 000, “triple zero” como é chamado aqui. Ao ligar para esse número, você será direcionado a uma gravação onde escolherá o serviço que precisa. No caso de Victoria, você falará direto com um atendente. 

Todos os números de celulares de qualquer estado da Austrália começam com 04 e ligações entre estados não têm tarifação extra, tanto para ligações fixas quanto para celulares. O 04 funciona como um código de área, logo, todos os telefones celulares têm o mesmo código de área na Austrália. 

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

O custo para ligações fixas e para celulares são a mesma para praticamente todas as operadoras de celular da Austrália, sendo que muitas dessas operadoras oferecem serviços ilimitados por um preço bem baixo.

Existem aqui os números de telefone 1800 e 1300, que são usados pelas empresas Australianas para centralizar suas ligações em um único número. O 1800 funciona gratuitamente para o usuário, assim como o nosso 0800 no Brasil, já o 1300 tem tarifação. A boa notícia é que muitas operadoras de celular da Austrália oferecem planos com ligações ilimitadas para os números 1300.

Quais são as operadoras de celular na Austrália

Na Austrália há três grandes operadoras de celular. A Telstra, Optus e Vodafone. Todas as três têm cobertura 2G, 3G e 4G. Se você for um entusiasta da tecnologia, poderá aproveitar ainda a pequena cobertura 5G de algumas operadoras. Esse serviço estreou na Austrália no primeiro trimestre de 2020 e a cobertura está restrita nas principais cidades do país, por enquanto. 

A Telstra tem a melhor cobertura de celular, cerca de 99,4%, tem também a maior quantidade de clientes, aproximadamente 16 milhões, e uma das maiores notas de satisfação de seus clientes, 72%. Portanto, a Telstra é geralmente conhecida como a melhor das operadoras de celular na Austrália.

Há, ainda, outras operadoras que funcionam como Mobile Virtual Network Operators (MVNO), ou Operadoras Virtuais de Rede Celular. Elas são empresas licenciadas que vendem planos de celulares na Austrália utilizando redes e infraestrutura de telecomunicações de das outras três operadoras de celular da Austrália mencionadas acima.

A diferença entre MVNOs e operadoras tradicionais na Austrália

A grande diferença entre as empresas virtuais e as operadoras de telecomunicação é que as MVNOs focam em planos pré-pagos sem a necessidade de contratos. Já as operadoras de Telecomunicações oferecem planos pós-pagos, com contratos de 12 ou 24 meses que incluem a adição de celulares no contrato, o que muitas vezes acaba sendo inviável para estudantes brasileiros aqui no país.

Além disso, os planos das redes MVNO costumam ser mais competitivos em preços e em benefícios. Não é difícil você encontrar um plano com alta quantidade de dados e um preço bastante baixo. 

Boa parte das redes de telefonia móvel oferecem ligações internacionais incluídas em seus planos. Verifique com a operadora de sua escolha se ligações para o Brasil estão nos minutos do seu plano. Caso contrário, você precisará contratar um pacote de ligações internacionais. 

Entretanto, para evitar gastos desnecessários nesse sentido, se o seu plano não tem ligações para o Brasil, a melhor maneira é utilizar ligações via internet. Aplicativos como Whatsapp ou Skype oferecem ligações gratuitas pela internet para qualquer lugar do mundo! 

Comparação Das Melhores Operadoras de Celular da Austrália

Veja abaixo uma comparação de serviços e valores dos 5 planos pré-pagos mais procurados nas operadoras de celular na Austrália atualmente. Filtramos esses planos para que incluíssem no mínimo 10GB/mês de internet, um valor que costuma ser suficiente para boa parte das pessoas. Não consideramos planos promocionais ou com descontos temporários.

 Aldi MobileKogan MobileBoost MobileWoolworthsAmaysim
Nome$25 Value PackMedium$30I'm the Small$30 Unlimited Plan
Ligações ilimitadasSimSimSimSimSim
Ligações para o BrasilSim
100 minutos
NãoSim
100 minutos
NãoNão
SMSIlimitadoIlimitadoIlimitadoIlimitadoIlimitado
Dados18 GB13 GB20 GB + 14 GB de bônus por três meses30 GB30 GB
Data RolloverSimNãoSimSim - até 200 GB no totalNão
Rede em que operaTelstraVodafoneTelstraTelstraOptus
Renovação do planoA cada 30 diasA cada 30 diasA cada 28 diasA cada 30 diasA cada 28 dias
ValorAUD $25AUD $29,99AUD $30AUD $30AUD $30

Os planos pré-pagos são ideais para quem vai ficar um curto período de tempo na Austrália, especialmente quem vai ficar menos de 12 meses no país. Isso porque você não terá nenhuma obrigação contratual de permanência na operadora e poderá cancelar seu plano ou número quando quiser.

Os planos pós-pago das operadoras de celular na Austrália costumam ter tempo de permanência mínima de 12 meses. Entretanto, têm um custo benefício melhor do que os planos pré-pagos. Assim, se você pretende ficar na Austrália por mais de 12 meses, um plano pós-pago pode ser um bom negócio! 

Você também pode se interessar: Como é Morar na Austrália?

Se você preferir outros planos ou tem intuito de pesquisar outras operadoras, o site WhistleOut faz a comparação entre todas as operadoras de celular na Austrália. São mais de 35 operadoras que oferecem inúmeros planos diferentes. Assim, você pode encontrar aquele plano com acesso à internet que mais vale a pena para você! 

Um ponto a ressaltar é que será apenas possível comprar o chip de uma operadora para quem estiver no país, pois as operadoras de celular da Austrália, em sua maioria, vinculam a linha de celular ao número do passaporte do interessado. Portanto, não é possível antecipar a compra de um chip de celular estando fora do país. Além de tudo, o chip só funcionará na Austrália.

Algumas informações úteis

Por fim, duas informações úteis. A primeira é que aqui na Austrália existe um órgão equivalente ao PROCON, mas específico para a área de telecomunicações. Ele se chama Telecommunications Industry Ombudsman (TIO). Por meio desse órgão você poderá obter uma intermediação de problemas entre operadoras e clientes. Além disso no site da TIO é possível verificar de forma transparente todas as estatísticas das reclamações feitas as operadoras de celular da Austrália.

A outra curiosidade é que na Austrália se usa muito mais o SMS e o MMS (mensagem de texto e mensagem com imagem anexa) do que aplicativos como o WhatsApp ou o Messenger do Facebook.

Se você gostou deste post, claro, não deixe de curtir nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram para sempre ficar por dentro das novidades. 

Se você está planejando fazer um intercâmbio na Austrália, já sabe: conte com a ajuda das agências parceiras do Rota do Canguru! A equipe de consultores especializados que estarão a sua disposição irão te ajudar do início ao fim de sua jornada. Solicite um orçamento gratuito e comece a viver esse sonho!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália