Ao chegar na Austrália, umas das primeiras coisas que um Brasileiro faz é a difícil tarefa de saber sobre as operadoras de celular da Austrália e que sejam baratas e com bom acesso a internet. Esse post mostra todas as dicas para adquirir seu número de celular na Austrália.

melhor plano de celular austrália 2018

Primeiramente é legal descrever alguns fatos sobre o sistema telefônico da Austrália. Por exemplo, o código internacional para contato telefônico é +61, no Brasil é +55. Outra coisa é que as ligações de emergência para polícia, bombeiros ou ambulâncias são feitas para um único número que é o 000, “triple zero” como é chamado aqui.

Todos os números de celulares de qualquer estado da Austrália começam com 04 e ligações entre estados não têm tarifação extra, tanto para ligações fixas quanto para celulares.

O custo para ligações fixas e para celulares são a mesma para praticamente todas as operadoras de celular da Austrália, sendo que muitas dessas operadoras oferecem serviços ilimitados por um preço bem baixo.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Existem aqui os números de telefone 1800 e 1300, que são usados pelas empresas Australianas para centralizar suas ligações em um único número. O 1800 funciona gratuitamente para o usuário, assim como o nosso 0800 no Brasil, já o 1300 tem tarifação. A boa notícia é que muitas operadoras de celular da Austrália oferecem planos com ligações ilimitadas para os números 1300.

Bom, agora que o básico foi esclarecido, podemos voltar ao assunto das operadoras de celular da Austrália. Existem 3 empresas operadoras de telecomunicação na Austrália, a Telstra, Optus e Vodafone. Todas elas tem cobertura 2G, 3G e 4G em praticamente todo país.

Telstra tem a melhor cobertura de celular, cerca de 99,3%, tem também a maior quantidade de clientes, aproximadamente 16 milhões, e uma das maiores notas de satisfação de seus clientes, 82%. Portanto, a Telstra é geralmente conhecida como a melhor empresa de celular na Austrália.

No país do canguru existem as Mobile Virtual Network Operators (MVNO), ou Operadoras Virtuais de Rede Celular. Trata-se de empresas licenciadas que oferecem planos de celulares que usam as redes de telecomunicação das três operadoras de celular da Austrália mencionadas acima.

A grande diferença entre as empresas virtuais e as operadoras de telecomunicação é que as MVNOs focam em planos pré-pagos sem a necessidade de contratos. Já as operadoras de Telecomunicações oferecem planos pós-pagos, com contratos de 12 ou 24 meses que incluem a adição de celulares no contrato, o que muitas vezes acaba sendo inviável para estudantes brasileiros aqui no país.

vencedor do plano de celular mais baixo na austrália 2018

Revista Money Magazine, que é uma das mais conceituadas na área de business da Austrália, faz anualmente a premiação por categoria das melhores empresas do país. Para 2018, na categoria Melhor Custo Benefício em Plano Celular, a empresa Amaysim foi a vencedora. Entretanto, existem outras 2 operadoras excelentes, a Aldi Mobile e a Kogan Mobile que sempre estão brigando em oferecer bons serviços por preços justos.

Comparação Das Melhores Operadoras de Celular da Austrália

Abaixo fizemos uma tabela com a comparação dos serviços de cada uma das 3 MVNOs em seus planos pré-pagos de até AU$ 25 mensais que incluem no mínimo 2GB de dados e ligações ilimitadas para celular e telefone fixos.

DetalhesAldi MobileKogan MobileAmaysim
NomeL Value PackSmall OptionUnlimited 2.5GB
Ligação CelularIlimitadoIlimitadoIlimitado
Ligação FixoIlimitadoIlimitadoIlimitado
Ligação 1300IlimitadoIlimitadoIlimitado
Ligação 1800IlimitadoIlimitadoIlimitado
Ligação Internacional100 minutosNãoNão
SMSIlimitadoIlimitadoIlimitado
MMSIlimitadoIlimitadoIlimitado
Dados / Internet6GB3GB2.5GB
Dados não UsadosAcumulaExpiraExpira
Vencimento30 dias30 dias28 dias
OperadoraTelstraVodafoneOptus
Rede Celular4G4G4G+
PreçoAU$ 25.00AU$ 16.90AU$ 20.00

Para quem precisar de outros planos ou gostaria de pesquisar outras operadoras, outros planos e serviços, existe o site WhistleOut que é o mais completo e atualizado para comparação de preços e planos das operadoras de celular da Austrália. Vele muito a pena verificar.

Um ponto a ressaltar é que será apenas possível comprar o chip de uma operadora para quem estiver no país, pois as operadoras de celular da Austrália, em sua maioria, vinculam a linha de celular ao número do passaporte do interessado. Portanto, não é possível antecipar a compra de um chip de celular estando fora do país. Além de tudo, o chip só funcionará na Austrália.

Para concluir o artigo, duas curiosidades. Aqui na Austrália existe o equivalente ao PROCON para a área de telecomunicação, a Telecommunications Industry Ombudsman (TIO) ou a Indústria das telecomunicações Provedor de Justiça. Eles fazem a intermediação de problemas entre operadoras e clientes. Além disso no site da TIO é possível verificar de forma transparente todas as estatísticas das reclamações feitas as operadoras de celular da Austrália.

A outra curiosidade é que na Austrália se usa muito mais o SMS e o MMS (mensagem de texto e mensagem com imagem anexa) do que aplicativos como o WhatsApp ou o Messenger do Facebook.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguruAUS

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post, deixe seu comentário que responderemos com muito prazer. Conheça também nossos produtos e serviços que te ajudarão no seu sucesso na Austrália.