A acomodação para o estudante na Austrália é algo muito importante para se pensar, pois o estudante precisa decidir onde vai morar no período de estudos. Neste post discutimos a diferença entre share accommodation e homestay na Austrália.

Homestay na Australia

Independente do período de estudos, todo estudante precisa decidir com antecedência onde vai morar, os custos dessa moradia e o mais importante, se é de fácil acesso para chegar à escola.

Share Accommodation e homestay na Austrália são os dois tipos de acomodações mais comuns oferecidos para estudante internacionais no país. Vejamos os detalhes abaixo:

Casa de Família ou Homestay na Austrália

A Homestay na Austrália é onde uma família, normalmente Australiana (pode haver outras nacionalidades também), que fornece a casa para o estudante internacional se hospedar no seu período de estudos.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Quando o estudante decide se hospedar em Homestay na Austrália, ele basicamente se tornará um novo integrante da família, ou seja, a família oferece um quarto (na maioria das vezes é um quarto só para um estudante, mas este também pode ser compartilhado com outro estudante) e também eles oferecem o café da manhã e o jantar de segunda à sexta e todas as refeições no final de semana.

O legal de tudo é que o estudante pode aprender muito com a família, como: lugares para frequentar, uso do transporte público, mercados na região e o mais importante: Praticar a língua Inglesa.
Conheci uma estudante que morou em Homestay por 7 meses. O casal era mais idoso, não tinham filhos, então eles adoravam receber estudantes, além disso cozinhavam com frequência, ajudavam com roupas e tarefas de casa.

Independente se a escolha da Homestay for por uma agência ou diretamente com empresas que fornecem esse tipo de serviço é extremamente importante conhecer um pouquinho da família, os costumes e também estar certo de que a família vai cumprir com os seus deveres.

Vale lembrar que você pode escolher a sua família e também qualquer problema o estudante pode e deve comunicar a agência e ou empresa na qual você fechou o pacote.

O custo para se hospedar em uma Homestay varia de AU$220.00 à AU$350.00 por semana com café da manhã e jantar incluso.

A escola Browns onde estudei Inglês, oferece Homestay e também apartamento para estudantes. O apartamento fica 5 minutos a pé da escola e a região é bem localizada, com mercados, shopping, farmácia, restaurantes, parques e etc.

Uma dica bem legal é ficar em Homestay no primeiro mês de estudo e depois se mudar para um apartamento ou casa com outro estudantes. Isso é chamado de Share Accommodation, ou Acomodação compartilhada.

Share Accommodation ou Acomodação Compartilhada

Como o próprio nome já diz, trata-se de uma casa ou apartamento compartilhado com outros estudantes. O estudante tem a opção de alugar um quarto só para ele ou compartilhar o quarto com outra pessoa. O site Gumtree e o Flatmates oferece muitas opções de Share Accommodation, basta acessar e contatar o responsável.

Share Accommodation

O aluguel varia de AU$100.00 – AU$150.00 para um quarto compartilhado e AU$220.00 – AU$270.00 para um quarto individual, ambos com energia, água e internet inclusa.

Além disso é necessário que você pague o BOND para o responsável da casa.
O Bond em outras palavras é o depósito caução no Brasil, ou seja, é um valor que o inquilino paga (normalmente isso corresponde a 4 semanas de aluguel) antecipadamente para o proprietário. Esse valor é mantido até o final da sua estadia, somente quando você sai da casa isso é devolvido.

A Share Accommodation é muito comum aqui na Austrália e uma opção barata para estudantes. Além disso você pode sair da casa quando quiser, só é necessário avisar com antecedência.

Alugar uma Casa/ Apartamento na Austrália

Para se alugar um apartamento ou uma casa na Austrália não é muito simples. Além da oferta e demanda aqui ser bem competitiva, a maioria da negociações são feitas através de imobiliária, ou seja, eles exigem tudo e mais um pouco.

O preço varia bastante. Em Gold Coast por exemplo é possível achar uma casa ou apartamento com 2 dormitórios e dois banheiros por AU$450.00/semana. Há também aquelas que custam AU$3.000,00/ semana. O Real Estate e o Domain oferecem muitas opções de casa para alugar e muitas delas são mobiliadas.

Para os estudantes que acabaram de chegar e não tem uma renda fixa por mês, infelizmente é bem difícil de alugar uma casa em seu nome, mas não é impossível. Por isso a maioria opta por Share Accommodation.

É importante ficar claro que:

  • O contrato para a maioria dos imóveis é de no mínimo 6 meses (ou 3 meses)
  • Além do aluguel semanal,  você precisa pagar energia elétrica e internet (água está inclusa no aluguel)
  • Além de todas as contas, não se esqueça do Bond (4 semanas de aluguel)
  • Apresentar documentos como: Passaporte, Carteira de habilitação, Contrato de trabalho, Payslip (Folha de pagamento),  Seguro saúde, Cartão de crédito, Extrato bancário, entre outros.

Veja também o nosso artigo sobre O Que é o Bond Em Um Aluguel na Austrália.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguruAUS

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post, deixe seu comentário que responderemos com muito prazer. Conheça também nossos produtos e serviços que te ajudarão no seu sucesso na Austrália.