Na hora de programar um intercâmbio de estudos, muitas pessoas se perguntam qual é a melhor opção: fazer um intercâmbio por agência ou por conta própria? De fato, muitas vezes fazer um intercâmbio sem agência pode ser mais barato financeiramente falando. Entretanto, isso vai muito além da questão financeira. No post de hoje nós vamos te contar por que você NÃO DEVE fazer um intercâmbio sem agência!

A importância da agência de intercâmbio na sua viagem

Seja um intercâmbio de um mês ou um ano: estudar no exterior é sempre uma experiência marcante e que deve ser incrível na sua vida. É um momento de grandes mudanças, uma vez que pode ser a sua primeira vez no exterior, a sua primeira vez morando sozinho e inúmeras outras novas experiências e sensações. 

Além disso, fazer um intercâmbio exige um grande investimento financeiro e que, muitas vezes, as pessoas costumam economizar essa quantia por alguns anos. É um esforço que, no final, precisa valer a pena e ser recompensado. E são diversos fatores que devem ser considerados no momento de planejar um intercâmbio: um destino que seja de acordo com o seu perfil, escola de alto padrão, moradia de qualidade, segura e com host family acolhedora, documentação correta, dentre diversas outras coisas. 

Além disso, é mais do que importante encontrar um equilíbrio no custo benefício do seu intercâmbio. Assim, não adianta nada você gastar pouco dinheiro no seu intercâmbio se você vai morar que não tem infraestrutura decente e fazer um curso de idioma em que não se aprende nada.

por que não fazer intercambio sem agência mapa da australia

Aqui na Austrália – e em diversos outros destinos pelo mundo – várias escolas fecham suas portas todos os anos por falta de qualidade no ensino. Esse tipo de escola normalmente servem apenas como fachada para quem quer imigrar para outro país e não se preocupa com ensinar o idioma com qualidade. 

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

É fato que, aqui na Austrália, as escolas de idioma para estudantes estrangeiros devem seguir critérios extremamentes rígidos para que sejam credenciadas pelo governo, além de passarem por avaliações periódicas. E uma agência de intercâmbio só deve trabalhar com escolas de qualidade e que são credenciadas pelo Departamento de Educação da Austrália.

Veja alguns outros motivos sobre por que você não deve fazer um intercâmbio sem agência.

1. Por que não fazer intercâmbio sem agência? Personalização do pacote

Cada estudante tem a suas necessidades e particularidades. Alguns casos, o intercambista já sabe inglês e não precisa começar no nível básico. Em outros, o estudante não sabe nada do idioma e precisa aprendê-lo desde o começo. Há estudantes que procuram diferentes tipos de acomodação, diferentes tipos de cursos… Há muitas variedades a se considerar no momento de fazer um intercâmbio. 

No momento de fazer um intercâmbio, apenas uma consultoria especializada como de uma agência de intercâmbio pode te ajudar a escolher o melhor pacote para o seu intercâmbio. É só assim que você terá uma experiência completa, personalizada e de acordo com o seu perfil. 

Ao fazer um intercâmbio sem agência, você pode ficar limitado nesses diversos e muitos outros aspectos. Com uma agência de intercâmbio, você tem muito mais flexibilidade na hora de escolher a melhor opção. Além disso, a agência vai te ajudar a identificar o seu perfil como estudante. 

Veja também: Como Fazer Intercâmbio na Austrália – Estudar Inglês

2. Identificar a escola de acordo com o perfil

Ainda quando falamos em personalização de pacotes, é importante selecionar uma escola que se adequa às suas necessidades. Veja: de nada adianta você querer melhorar seu inglês para fazer um exame de proficiência se a escola não oferece um curso exclusivamente para esse fim.

Ao mesmo tempo, se você quer ter uma imersão cultural ainda maior, é importante escolher uma escola com um número baixo de brasileiros como alunos. Assim, você se obriga a falar o inglês e, dessa forma, aprenderá o idioma mais rapidamente.

Da mesma forma, a infraestrutura da escola é extremamente importante para um aprendizado rápido e de qualidade. É de grande importância estudar em uma instituição que ofereça salas de aulas adequadas, com recursos multimídias e com atividades que ajudam o estudante a se incluir na cultura local.

Ao fazer um intercâmbio sem agência, você corre o risco de não avaliar itens básicos como esses na hora de fechar com a escola. É papel da agência de intercâmbio oferecer opções de escolas que apresentem programas de estudos de acordo com o seu perfil. 

por que não fazer intercâmbio sem agência amigos conversando

3. Por que não fazer intercâmbio sem agência? Ajuda com documentação

Se viajar a turismo para outro país já envolve uma bela papelada, imagina fazer um intercâmbio. Independentemente da duração do seu intercâmbio, é fundamental ter todos os seus documentos organizados de maneira correta. Isso é importante para que você não tenha problemas na hora de entrar no país.

A Austrália, por exemplo, é um país que apresenta diversos tipos de vistos e é bastante comum que quem venha para cá por conta própria encontre dificuldades na hora de saber qual é o visto correto. Por isso, uma agência de intercâmbio é importante também nesse aspecto. 

Veja também: Visto negado para Austrália: o que fazer?

Essas agências têm departamentos especializados em vistos e que ajudarão você com esse processo. Assim, não é preciso se preocupar com documentações específicas e você poderá contar com todo o suporte para resolver essas questões.

Portanto, ao fazer um intercâmbio sem agência você precisará se preocupar com outras coisas além de simplesmente embarcar e estudar! Quando você fecha um intercâmbio direto com a escola, por exemplo, a única responsabilidade da instituição é quanto à sua matrícula e o seu curso. Todo o processo de visto, passaporte, passagens aéreas e troca de câmbio fica por sua conta, bem como as possíveis documentações específicas do seu destino, como comprovação financeira (que foi, por muito tempo, uma exigência para brasileiros que queriam estudar na Austrália).

4. Melhor custo-benefício

Muitas vezes os futuros intercambistas acreditam que estão pagando mais barato ao fechar o seu intercâmbio sem agência. De fato, financeiramente e quantitativamente falando, pode ser que o seu intercâmbio realmente saia mais barato. 

Entretanto, ao contar com uma agência para fazer um intercâmbio, você não precisará fazer nada mais do que aguardar a tão sonhada data de embarque! Os serviços de uma agência de intercâmbio vão muito além de simplesmente contratar o seu curso e a moradia. Uma agência de intercâmbio deve fornecer todo o suporte necessário para você e sua viagem, tirar todas as suas dúvidas, medos, inseguranças e, ainda por cima, organizar tudo aquilo que a sua viagem precisará. 

por que não fazer intercambio sem agencia dinheiro australiano

Fazer um intercâmbio com agência significa se prevenir quanto a possíveis erros e não gastar nada além do combinado ou do que você tem disponível para pagar taxas extras.

Então, deixo a reflexão: não é muito melhor investir um pouco mais e não ter nenhuma dor de cabeça do que aproveitar o “barato que sai caro”? 

5. Por que não fazer intercâmbio sem agência? Maiores disponibilidade de cursos

Uma agência de intercâmbio tem acesso a diversos destinos, tipos de cursos e escolas. Por isso, se você ainda não se decidiu, contratar uma agência de intercâmbio pode ser um ótimo plano. Eles podem não só te ajudar na escolha, como também irão te mostrar quais são as melhores opções, fazer comparações e trabalhar em cima do seu plano para que você tenha a melhor experiência possível. 

Saiba mais: Cursos na Austrália: como escolher o melhor

6. Segurança na hora de fechar negócio

Quando você fecha seu intercâmbio com a escola, há muitas chances de alguma coisa dar errado. Normalmente, essas escolas não têm sede no Brasil, apenas no país de destino de intercâmbio. Isso dificulta qualquer possível processo jurídico caso algo dê errado. 

Há inúmeros casos de estudantes que sofreram golpes de escolas que existiam apenas na internet ou que fecharam antes do estudante embarcar. As histórias são muitas e não podemos desconsiderá-las. 

Quando você faz intercâmbio por meio de uma agência reconhecida, você terá a segurança de que está fazendo um negócio 100% garantido na justiça brasileira. Assim, toda a responsabilidade a respeito de curso, moradia e documentação recaem sobre a agência. Elas são as responsáveis por resolver os problemas do seu intercâmbio e, caso algo não dê certo, fica mais fácil contornar os problemas no Brasil. 

7. Flexibilidade de pagamento

Muitas vezes, fazer um intercâmbio sem agência acaba exigindo que você pague o valor integral – a vista – para a escola. Além da insegurança jurídica que isso pode trazer a você – afinal, qual será a garantia que você terá no Brasil de que o seu curso será realizado – isso pode exigir uma quantia que você não tenha disponível no momento.

Economizar dinheiro pode ser um problema para muitos. Por isso, fazer pagamentos parcelados ou outros meios de pagamento podem ser uma ótima opção. Nesse sentido, as agências de intercâmbio podem oferecer melhores formas de pagamento e renegociação de contratos, caso seja necessário. 

8. Não precisa falar inglês!

Já se imaginou trocando e-mails traduzidos na internet com uma escola da Austrália para negociar um pacote? Além de dar o maior trabalho, nem sempre pode se entender exatamente o que está escrito no contrato ou e-mail.

Por isso, se você escolhe fazer um intercâmbio com a ajuda de uma agência de intercâmbio, você não só entenderá claramente tudo o que está descrito nos contratos e nas conversas, como poderá argumentar ou questionar qualquer possível dúvidas que possam surgir. 

9. Por que não fazer intercâmbio sem agência? Por causa de materiais de apoio

Não sei você, mas eu não gosto de viajar sem saber absolutamente nada sobre um destino. Por isso, quanto mais eu pesquiso, mais eu me sinto seguro. As agências de intercâmbio tem diversos materiais que podem te ajudar na hora do seu embarque. São materiais em blogs, sites, posts em redes sociais e até e-books que vão facilitar muito a vida de quem vai estudar em algum lugar que nunca esteve.

As melhores agências de intercâmbio oferecem um atendimento de qualidade e todos os detalhes do destino escolhido pelo estudante. São dicas básicas que podem ir desde como utilizar o transporte público local a, até mesmo, dicas avançadas como, por exemplo, quais documentos você precisa tirar ao chegar no país.

Saiba mais: O que fazer ao chegar na Austrália?

Já quando você fecha seu intercâmbio direto com a escola, é bem provável que você não tenha nenhum tipo de suporte como esse. O que torna sua viagem um pouco mais difícil, especialmente no começo.

10. Por que não fazer intercâmbio sem agência? Porque você não precisa se preocupar com nada!

Além de tudo isso que falamos acima, uma coisa que realmente vale a pena quando pensamos em como fazer intercâmbio por conta própria é a possibilidade de não fazer nada além de apenas esperar pelo dia de embarcar. 

Uma agência de intercâmbio de qualidade é responsável por fazer toda a burocracia que um intercâmbio envolve. Assim, você não precisa se preocupar com nenhum detalhe a respeito de sua documentação, escolha de moradia – se vai ser casa de família ou residência estudantil, por exemplo, ou qualquer outra informação que pode ser necessária durante o processo. 

por do sol em burleigh head

A partir desse ponto de vista, fazer um intercâmbio sem agência é quase como pedir por uma dor de cabeça! Não que vá dar tudo errado – muito pelo contrário, pode ser que dê tudo certo. Mas se você quer fugir de burocracias, escolher uma agência de intercâmbio para te ajudar poderá fazer toda a diferença!

Qual é a melhor agência de intercâmbio?

Existem diversas agências de intercâmbio no Brasil e são infinitas as possibilidades de escolha. Portanto, a escolha de uma boa agência pode ser uma tarefa desafiadora, não é mesmo? Por isso, nós do Rota do Canguru fizemos parceira com as agências mais seguras e eficientes do mercado.

Veja mais: Intercâmbio Para Austrália – Melhores Agências

Nossas parceiras possuem equipes especializadas para ajudá-lo em todas as etapas do intercâmbio, como a procura por acomodação, aplicação de visto, seguro saúde e passagens aéreas.

Solicite um orçamento gratuito conosco e iremos te colocar em contato com as melhores agências do país! Realize esse sonho com segurança e tranquilidade!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália