É possível conseguir um emprego na Austrália para quem não fala inglês? Essa é uma das perguntas mais feitas por quem está programando seu primeiro intercâmbio, já que muitas vezes esses intercambistas de “primeira viagem” não falam nada de inglês ou tem apenas um nível bastante básico do idioma. 

Bom, já no começo é preciso dizer que é sim possível trabalhar na Austrália sem falar inglês. Mas isso não significa que será fácil encontrar vagas que não exigem nenhum nível do idioma. 

Mas para você se tranquilizar um pouco mais, vale a pena dizer que durante o seu intercâmbio será possível observar um grande e rápido desenvolvimento no idioma. Com o passar dos dias você estará bem mais familiarizado com o inglês e, é claro, as coisas do seu cotidiano também ficarão mais fáceis. 

Quando falamos de empregos para estrangeiros na Austrália, sempre dizemos que as melhores posições e os melhores salários estão diretamente ligadas às suas habilidades no idioma. Então, quanto melhor for o seu nível de inglês, maior pode ser o seu salário. 

São vários os trabalhos para quem não fala inglês na Austrália, uma vez que há uma grande demanda por mão de obra no país. Isso vai facilitar bastante na hora de procurar empregos. As áreas com maior disponibilidade estão nos setores de turismo e hotelaria, serviços gerais e alimentação. 

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Abaixo, nós separamos algumas das principais vagas que oferecem emprego na Austrália para quem não fala inglês, confira.

1. Emprego na Austrália para quem não fala inglês: Dishwasher

Restaurantes e grandes lanchonetes tem pessoas específicas apenas para cuidar das louças. Pode não parecer, mas ser um dishwasher/lava-louças é um trabalho bem pesado e difícil, uma vez que você pode trabalhar com grandes quantidades de pratos, talheres, copos e panelas. As pessoas nessa função costumam ganhar entre AUD $19,84 (o salário mínimo atual) e AUD $22 por hora. 

2. Kitchen Hand

Muitas vagas anunciadas como kitchen hand na Austrália costumam oferecer funções parecidas com dishwasher. Entretanto, em estabelecimentos menores, a função de kitchen hand é mais para ajudar no preparo de alimentos, ajudar na organização da cozinha e outras funções. O salário costuma variar bastante, mas fica na média do salário mínimo australiano.

3. Trabalhos na Austrália para quem não fala inglês: Glassie

Uma função curiosa aqui na Austrália que não vimos no Brasil é a função de glassie. Basicamente, esses trabalhadores recolhem os copos que ficam espalhados em nas mesas e balcões de eventos, baladas, bares, pubs e restaurantes. Muitas vezes os glassies acabam ajudando no estoque do bar e operando a máquina de lavar louças também. 

É preciso ter certificado RSA (Responsible Service of Alcohol) válido, que pode ser obtivo por meio de um curso profissionalizante específico para quem trabalhará em estabelecimentos que servem bebidas alcoólicas. 

O salário pode variar bastante dependendo do tipo de serviço prestado: se é um serviço temporário, se há um contrato fixo e até mesmo se é trabalho noturno ou não. Normalmente, o salário vai do mínimo – AUD $19,84/hora – a até AUD $25/hora.

4. Empregos na Austrália para quem não fala inglês: delivery

Assim como no Brasil, na Austrália há uma grande oferta de aplicativos de entrega de comidas e compras, como o UberEats, o Foodora e o Deliveroo. Portanto, é bastante comum encontrar pessoas que vivem basicamente desses tipo de emprego, seja usando bikes, moto ou carro. Dessa maneira, basta baixar o aplicativo e começar a trabalhar! E se você não tem uma bike, por exemplo, há serviços de aluguel de bike onde você pode pagar bem barato por um dia todo.

Veja também: Trabalhar na Austrália Com Ubereats e Deliveroo

Os salários variam de acordo com o número de entregas que você faz. Assim, quanto mais entregas em um dia, mais você ganha. Normalmente, o valor das entregas fica entre AUD $5 e AUD $10, sem contar as gorjetas que são bastante comuns.

5. Cleaner

Uma das vagas de emprego mais concorridas para quem vem fazer um intercâmbio na Austrália é a de cleaner. Basicamente, as funções de cleaner são as mesmas de um faxineiro, ou seja, serviços de limpeza em geral. Há posições em escritórios, estabelecimentos comerciais, escolas, casas e obras. 

Quem faz faxina em obras ganham mais, mas o serviço é bem pesado. Os cleaners de escritório são bastante procuradas pelos estudantes, uma vez que oferecem vagas fixas para trabalhar durante o período letivo por 20h semanais, divididas em 4 horas por dia e de segunda a sexta. Aqueles que fazem limpezas em casas, pode encontrar clientes que gostam de conversar; mas isso é uma boa oportunidade para aprender o idioma e se desenvolver rapidamente.

Os salários variam de AUD $19,84/hora a até AUD $30/hora.

6. Barista

Os australianos AMAM café. Sério, cada australiano consome quase dois quilos de café por ano! Você pode ver um australiano tomando café até mesmo na praia. Então, como você já pode imaginar, vagas para baristas – pessoas que fazem café ou bebidas com café – estão em alta e, se você sabe fazer essas bebidas, o emprego é certo!

Normalmente os salários costumam ser um pouco maiores do que em outros tipos de emprego, variando entre AUD $ 20 e AUD $30 por hora de trabalho. 

7. Trabalhos para quem não fala inglês na Austrália: bartender

Se você não se importar em trabalhar de noite, os serviços de bartender são bastante procurados por restaurantes, pubs, baladas e casas noturnas da Austrália. Faça uma bela caipirinha e surpreenda o seu cliente com uma das melhores bebidas do Brasil! 

Nessas funções é importante que você saiba se comunicar minimamente, uma vez que você poderá interagir com garçons ou com clientes. Por isso, capriche no inglês! Também é necessário ter o certificado RSA para trabalhar legalmente nessa profissão. 

Os salários podem variar entre AUD $20 e AUD $35 por hora. Em alguns lugares você ainda pode receber boas gorjetas! 

8. Waiter/waitress

Quando seu inglês estiver um pouco mais desenvolvido, você pode procurar vagas de garçom/garçonete em restaurantes. O idioma vai ser fundamental nessa função para que você entenda o pedido dos clientes e repasse-os corretamente à cozinha. 

O salário pode variar entre AUD $20 e AUD $30 por hora, mas você pode ganhar boas gorjetas se o seu atendimento for bom!

9. Labourer

Trabalhar como pedreiro ou ajudante de pedreiro exige bastante disposição, uma vez que é um trabalho muito pesado. Há diversas funções que você pode ocupar como um labourer, como encanador, pintor, aplicador de gesso… Muitas outras funções que são relacionadas à construção civil.

Também é necessário ter um certificado profissional chamado de White Card. Sem esse certificado não será possível trabalhar na área de construção civil na Austrália.

Saiba mais: Certificados de trabalho na Austrália

É bastante procurada por quem deseja um emprego na Austrália para quem não fala inglês, uma vez que apresentam bons salários, indo de AUD $25 a AUD $35 por hora trabalhada.

10. Emprego na Austrália para quem não fala inglês: babysitter

Se você gosta de crianças e tem já tem um certo domínio do idioma, trabalhar na austrália como babysitter pode ser uma boa oportunidade. Basicamente, você irá cuidar de crianças e fazer algumas tarefas de casa, como preparar comida para os pequenos, arrumar os quartos e colocar algumas roupas para lavar. O inglês é importante para essa função, pois você deverá conversar com a criança e entender o que ela quer. Os salários podem chegar a mais de AUD $30 por hora, especialmente nos finais de semana. 

Tipos de empregos para estudar e trabalhar na Austrália

Há alguns tipos diferentes de contratação na Austrália. Para estudantes de cursos de inglês, que não têm um visto de trabalho, mas sim um visto de estudante, as modalidades de contrato mais comuns são “casual” ou “part-time”. Todas elas obedecem a regra de trabalho de até 20 horas semanais.

Na modalidade “casual”, como o próprio nome já diz, você fará trabalhos esporádicos para aquele empregador. Como um freelancer. Entretanto, isso significa que você não terá trabalho fixo, mas sim de acordo com a demanda daquele empregador – o que pode ser uma grande desvantagem para quem precisa de uma renda fixa para se manter.

Nesses casos, uma boa opção de trabalho na Austrália é o “part-time”. É um contrato onde o estudante poderá trabalhar na Austrália por até 20 horas semanais. Esse número de horas é estipulado por lei pelo governo.

Dicas para conseguir um emprego na Austrália durante o intercâmbio

A primeira dica é: não tenha preconceito. Nós, brasileiros, somos criados com a mentalidade de que existem empregos mais ou menos dignos do que outros, criando assim o conceito de “subempregos”. Isso não existe na Austrália. Por aqui, todos os empregos são importantes e a comunidade local dão o mesmo valor a um pedreiro e a um médico. É por isso que muitas profissões que são vistas com mais “glamour” no Brasil recebem quase o mesmo do que outras categorias “mais simples”.

Se no primeiro momento aparecerem apenas trabalhos temporários, não os recuse. Isso é uma maneira de enriquecer seu currículo profissional australiano e garantir vagas melhores e fixas no futuro. 

Faça contato com moradores locais e procure por vagas no boca-a-boca. Às vezes você pode encontrar uma vaga para trabalhar que foi anunciada na escola onde você faz seus cursos de inglês, às vezes o seu prédio pode estar precisando de um cleaner… Uma vaga de emprego pode aparecer quando você menos imaginar, então, a dica é: converse! 

Como fazer um intercâmbio de estudo e trabalho na Austrália?

Nós sempre falamos aqui no Rota do Canguru sobre a importância de um intercâmbio. Ele pode, realmente, mudar vidas! E para você fazer o seu intercâmbio na Austrália é mais simples do que parece: você precisa apenas contar com a ajuda de uma boa agência de intercâmbio.

Essas possibilidades te animaram? Que tal começar a planejar sua viagem com uma agência profissional e especializada? Você pode entrar em contato com as melhores agências de intercâmbio do Brasil preenchendo o nosso formulário de contato! As oportunidades na Austrália não faltam e esperam por você!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália