Na hora de imigrar para Austrália é importante saber quais são os requisitos que você deve cumprir na hora de solicitar o visto australiano que se encaixa de acordo com o seu perfil. Alguns desses vistos para a Austrália exige que o candidato atinja uma pontuação mínima em um teste do governo australiano – o chamado Points Test. É por meio desse sistema de pontuação que você será classificado em uma fila para obter seu visto australiano. 

Para saber todas as informações sobre o Points Teste da Austrália, continue lendo esse texto e saiba se você se encaixa nos requisitos do departamento de imigração australiano! 

O que é o sistema de pontuação “Points Test” da Austrália?

É por meio desse sistema que o governo australiano vai classificá-lo em uma lista de espera por vistos de quem deseja imigrar para a Austrália. Há uma série de requisitos básicos que lhe atribuem pontos específicos para que seu visto seja aprovado. Esse sistema de pontuação é apenas uma das bases para que seu visto seja considerado caso você planeje imigrar para Austrália. 

Basicamente, o sistema de pontuação vai classificá-lo de acordo com uma lista de critérios. Cada um desses critérios têm pontuação diferente, o que acaba influenciando na nota final. Há, também, uma pontuação diferente para cada critério de acordo com o tipo de visto adequado para o seu perfil. Entretanto, o valor mínimo a ser alcançado pelo sistema de pontuação da Austrália é 65 pontos no total. 

Vale ressaltar, mais uma vez, que o “points test” não é o único requisito que você precisa cumprir para tirar seu visto de trabalho ou visto permanente para a Austrália. Cada um desses vistos têm outros requerimentos que também é necessário cumprir, como avaliação de caráter, exames médicos para saber se você está com boa saúde. Além disso, há vários outros documentos necessários para comprovar que o seu pedido de visto seja genuíno e que você poderá contribuir positivamente para o país. 

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Quais vistos australianos exigem o sistema de pontuação?

Atualmente, a Austrália exige o sistema de pontuação para quem for solicitar cinco tipos de vistos. São eles:

No geral, apenas o visto Subclasse 188 apresenta grandes diferenças nas tabelas do sistema de pontuação. Os outros vistos são bastante similares quanto a isso e, em alguns casos, as pontuações e critérios são idênticas.

De qualquer forma, consulte o sistema de pontuação ideal para o seu tipo de visto australiano caso você esteja querendo imigrar para a Austrália de maneira temporária ou permanente.

Veja também: Vistos da Austrália: o novo visto 491

Como já dissemos, a somatória final do sistema de pontuação para vistos australianos deve ser igual ou acima de 65 pontos. Não é necessário pontuar em todos os critérios. Entretanto, quanto mais alto forem seus pontos, maior a probabilidade de você ser convidado a solicitar um desses vistos australianos. 

Quais são os critérios avaliados pelo sistema de pontuação do visto australiano?

Os critérios podem variar em pequenos detalhes de acordo com o tipo de visto adequado para o seu perfil. Entretanto, no geral, podemos considerar dez critérios de avaliação. Na tabela abaixo você poderá ver os critérios de pontuação para os vistos, exceto o visto subclasse 188, que possui condições diferentes:

CRITÉRIO PONTUAÇÃO
1- IdadeEntre 18 e 25 anos25
Entre 25 e 33 anos30
Entre 33 e 40 anos25
Entre 40 e 45 anos15
2- Competências linguísticas no inglês*“Competent English”0
“Proficient English”10
“Superior English”20
3- Experiência profissional na área - no exteriorMenos de 3 anos0
Entre 3 e 5 anos5
Entre 5 e 8 anos10
Pelo menos 8 anos15
4- Experiência profissional na área - na AustráliaMenos de 1 ano0
Entre 1 e 3 anos5
Entre 3 e 5 anos10
Entre 5 e 8 anos15
Pelo menos 8 anos20
5- Qualificações educacionaisDoutorado em uma instituição australiana ou internacional de padrão reconhecido20
Diploma de bacharel em instituição australiana ou equivalente em instituição internacional reconhecida15
Diploma ou qualificação comercial de uma instituição australiana10
Qualificação ou prêmio de reconhecimento por uma autoridade avaliadora e que seja relevante para o seu trabalho10
6- Qualificação educacional - especializaçãoMestrado ou doutorado acadêmico em instituição australiana - mínimo 2 anos10
7- Requisitos de estudo australiano (veja mais)10
8- Conclusão de ano profissional na Austrália5
9- Ser tradutor juramentado em sua língua nativa5
10- Ter estudado na Austrália regional5
11- Estado civil (cônjuge qualificado)Parceiro(a) legal também é solicitante do visto e atende a todos os critérios10
Parceiro(a) legal é aplicante ao visto e atende apenas ao critério de inglês competente5
Solteiro(a)10
12- Nomination ou sponsorship (apoio de estado ou território australiano ou de um parente que já vive na Austrália)15

As competências linguísticas são avaliadas de acordo com testes de proficiência no idioma. O Governo Australiano considera apenas o IELTS, TOEFL iBT, PTE Academic, OET e Cambridge C1 Advanced. Há uma pontuação mínima específica para cada um desses testes. Caso você não atinja a pontuação mínima para o nível “competent english”, você pode ter seu visto negado. 

Veja mais: Tipos de exames de proficiência para vistos da Austrália

Você também pode ter seu visto negado caso não possua requisitos como idade, experiência profissional ou qualificação educacional. 

Sistema de pontuação para os vistos Subclasse 188

Por ser uma categoria mais voltada a quem deseja empreender na Austrália, esse visto segue diretrizes específicas no sistema de pontuação para imigrar para Austrália. Você pode consultar os requisitos diretamente na página do Department of Home Affairs da Austrália.

O sistema de pontos e o pedido de visto para imigrar para Austrália – passo a passo

Como já falamos, o sistema de pontos do Governo Australiano é a base para você ser elegível participar do Skilled Migration Program por meio de Points Test. Portanto, verificar se você completa os 65 pontos no Points Test é a primeira etapa.

Veja também: Como é morar na Austrália?

A segunda etapa é enviar uma carta de interesse (Expression of Interest – EOI) para demonstrar ao governo australiano que você tem qualificações suficientes para migrar para a Austrália. Sem atingir os 65 pontos no Points Test, você terá sua EOI desclassificada. Esse procedimento é feito preenchendo o formulário online do SkillSelect. A inscrição no formulário não necessita de pagamento de taxa. 

Depois de enviar sua EOI para o governo Australiano, você entrará em uma fila de espera onde o governo australiano irá avaliar a EOI e o sistema de pontuação. Quanto maior for a sua pontuação no sistema, maior são as suas chances de ser chamado primeiro. Vale lembrar que se você não cumprir algum dos requisitos do sistema de pontuação você será automaticamente desclassificado e, portanto, não entrará na fila. 

Por fim, depois de receber seu convite para imigrar para Austrália, você deverá apresentar um pedido de visto no Governo Australiano em até 60 dias a contar da data de entrega do convite. 

Como imigrar para Austrália por meio do sistema de pontuação

Depois de todas essas informações, é possível verificar que o sistema de pontuação para imigrar para Austrália é extremamente importante. Sem a pontuação mínima necessária você será automaticamente desclassificado da fila de espera para um visto de permanência na Austrália. 

Da mesma maneira, quanto maior for sua pontuação no teste, mais rápido será sua aprovação. Se sua pontuação for muito próxima à mínima, não se sabe quanto tempo você poderá ficar esperando para conseguir enviar sua EOI ao governo da Austrália.

Se você não atende os requisitos mínimos do Points Test, uma boa oportunidade de começar seu processo para imigrar para Austrália é por meio de um intercâmbio! Você não só poderá adquirir experiência profissional na Austrália, como poderá ganhar fluência no inglês ou ter alguma experiência acadêmica em instituições australianas. 

Por isso, nós do Rota do Canguru mantemos parceira com a agências de intercâmbio seguras e experientes. Nossas parceiras possuem equipes especializadas para ajudá-lo em todas as etapas do seu intercâmbio, como a procura por acomodação, aplicação de visto, seguro saúde e passagens aéreas.

Solicite um orçamento gratuito conosco e iremos te colocar em contato com as melhores agências do país! Realize esse sonho com segurança e tranquilidade!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália