Se você quer fazer um intercâmbio na Austrália, mas não sabe qual curso escolher, esse texto é para você! Nós vamos te falar quais os principais tipos de cursos na Austrália para intercambistas que procuram não só dar um up no inglês como melhorar a carreira!

Por que fazer um curso na Austrália?

Nós já falamos um pouco nesse post sobre a qualidade do ensino na Austrália e, sem dúvida, o país investe muito nas escolas e universidades. O governo do país passou anos desenvolvendo novas políticas públicas e apostando em grandes investimentos para que a educação local chegasse ao ponto atual.

A educação australiana é tão importante para o país que esse setor é um dos principais motores econômicos por aqui. Tanto é que o país se tornou um grande destino para quem deseja fazer um curso no exterior.

Assim, se você deseja fazer qualquer tipo de curso na Austrália, saiba que a qualidade da educação é garantida. E isso em todos os níveis educacionais: da pré-escola à universidade, sem deixar de fora as escolas de idioma. Todos esses níveis e os desempenhos de cada instituição são monitorados de perto pelo governo australiano. Isso garante ainda mais a segurança de quem faz um alto investimento para estudar no exterior.

Tipos de cursos na Austrália para um intercâmbio

A Austrália possui uma ampla variedade de cursos para oferecer aos estudantes internacionais. Por isso, muitas vezes, se a sua intenção é estudar na Austrália, mas ainda não sabe qual curso escolher, é preciso pesquisar um pouco.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

E para facilitar a sua pesquisa, nós contamos com a ajuda da Optima Intercâmbio, que nos trouxe algumas informações importantes para quem está no início de sua busca por esses cursos. Veja, abaixo, quais são os cursos na Austrália que você pode escolher para seu intercâmbio.

Cursos de idiomas tradicionais

Os cursos de idiomas são os mais comuns para quem busca fazer intercâmbio na Austrália. Isso porque fazer esse tipo curso na Austrália é garantia de aprender inglês facilmente. As escolas de idioma do país são altamente qualificadas e fazem com que o estudante aprenda o idioma não só em sala de aula como também no dia a dia.

Os cursos de idiomas tradicionais é recomendável para todas as pessoas, indo desde aquelas que não têm conhecimento nenhum da língua até quem já tem um certo conhecimento e deseja aperfeiçoá-lo e ganhar fluência.

Na Austrália, apenas com um curso de idioma tradicional já permite que o intercambista estude e trabalhe no país. Para isso, deve escolher um programa de intercâmbio com duração igual ou superior a 12 semanas. Nesse período ele poderá trabalhar por até 20 horas semanais e, durante as férias, esse valor sobe para até 40 horas semanais.

Nesse tipo de curso não há limite de idade, mas apenas recomenda-se que os estudantes sejam maiores de 18 anos. Em alguns casos, alguns cursos na Austrália podem aceitar estudantes que tenham 16 anos.

Cursos de idiomas combinados com atividade

Para ficar ainda mais imerso na cultura local, existem os cursos de idiomas que se combinam com atividades extracurriculares. Assim, por meio desses tipos de curso na Austrália, o estudante poderá praticar alguma atividade extracurricular que enriqueça seu currículo ou agregue em sua vida pessoal.

Dentre as atividades extracurriculares mais comuns para esses cursos na Austrália estão aulas de fotografia, aulas de surf e outros esportes aquáticos, aulas de teatro ou dança. Isso só para citar alguns exemplos.

As escolas de idioma na Austrália oferecem uma ampla variedade de atividades extracurriculares que podem ser combinadas com esse curso. Algumas, inclusive, oferecem trabalho voluntário em instituições ou programas.

Também não há limite de idade para esse tipo de programa, mas também recomenda-se que os estudantes sejam maiores de 16 ou 18 anos.

Cursos na Austrália: preparatório para exames de proficiência

Se você já possui um bom nível de inglês, está na hora de dar um passo a frente. Os exames de proficiência são muito necessários para comprovar que você tem um determinado grau de fluência na língua inglesa. Além disso, ele é um pré-requisito para se aplicar a várias instituições de ensino na Austrália e mundo afora. No Brasil, inclusive, os exames de proficiência são obrigatórios para quem deseja ingressar na vida acadêmica por meio de um mestrado ou doutorado.

Aqui na Austrália a maioria dos vistos de residência ou trabalho exigem que o candidato tenha um nível específico do inglês. Com isso, um exame de proficiência é sempre exigido na hora de se aplicar ao visto australiano.

Portanto, seja para você se aplicar a uma universidade, ingressar na carreira acadêmica ou se aplicar a um visto de trabalho ou permanência na Austrália, fazer um curso de preparatório para exames de proficiência é fundamental. Eles preparam o estudante para a prova específica a qual ele vai prestar e, assim, destrincham todos os seus conteúdos e metodologias.

Caso você esteja se aplicando para um visto australiano que exige esse tipo de comprovação, fazer um curso preparatório para exames na Austrália pode contar pontos para você na hora de sua classificação ao visto. Isso porque você já terá alguma experiência morando no país e as autoridades de imigração sempre avaliam isso como algo positivo.

Veja também: Tipos de exames de proficiência para vistos na Austrália

Como já falado, os cursos preparatório para exames são voltados para quem já tem um bom nível de idioma e quer comprová-lo por meio de um documento oficial. Não há faixa etária para esses cursos, mas é recomendado que o estudante seja maior de 18 anos.

Cursos na Austrália: profissionalizantes (cursos VET)

Se você já passou pelas etapas de fazer um curso de inglês, aprender um novo idioma e já adquiriu uma boa fluência, é hora de se especializar profissionalmente. Há diversos cursos na Austrália que você pode escolher como uma pós-graduação.

Por meio desses programas de estudo profissionalizantes você poderá desenvolver novas habilidades técnicas, teóricas e específicas de sua área de atuação. Assim, você poderá ser ainda mais qualificado em seu campo de trabalho.

Esse tipo de curso na Austrália é uma excelente oportunidade se você quer ampliar sua rede de networking e, quem sabe, entrar no mercado de trabalho australiano.

Na Austrália essa modalidade é altamente procurada. Há até mesmo um tipo de programa específico, chamado de “Cursos VET – Vocational Education Training”. Os cursos VET são cursos técnicos e têm duração média de 4 meses para cada nível (Certificate II, III e IV).

A grande vantagem de se escolher um curso profissionalizante é que nem sempre você precisa ter uma graduação universitária. Ele apenas é exigida caso você queira cursar um VET na modalidade “Diploma” e “Advanced Diploma” e não tenha uma experiência profissional na área de interesse.

Nessa modalidade há cursos disponíveis nas áreas de negócios, tecnologia da informação, marketing, administração, engenharias e várias outras. Não há idade mínima, mas é pode ser um requisito que o estudante tenha uma certa experiência profissional ou graduação na área desejada.

Cursos na Austrália: higher education

Se você deseja fazer uma graduação na Austrália, saiba que o país oferece universidades altamente qualificadas, com altas notas em rankings das melhores universidades do mundo.

As instituições oferecem uma ampla variedade de cursos na Austrália em que estudantes internacionais podem fazer sua graduação ou pós-graduação (mestrado e doutorado). Portanto, você poderá estudar em cursos tradicionais de graduação, como administração e negócios, cursos da área da saúde, relações internacionais, publicidade e marketing, por exemplo.

O sistema de ensino superior na Austrália é um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil. Por aqui, esses cursos podem durar de dois a cinco anos, onde você vai recebendo um título diferente a cada grau completo. Você pode entender melhor ao ver esse post.

Para fazer esses tipos de cursos na Austrália é importante que você já tenha um nível de inglês avançado e que tenha isso comprovado por meio de um exame de proficiência, bem como um visto de estudante específico para estudar em universidades. Esse visto costuma ter uma duração maior do que um visto para estudos de idiomas, por exemplo. Com isso você poderá prestar a prova para ingressar na vida acadêmica na Austrália.

Cursos na Austrália: estudo e trabalho

A Austrália é um dos poucos países que oferecem a possibilidade de um estudante internacional trabalhar enquanto faz seu curso. Essa é a grande facilidade de se fazer cursos na Austrália.

Isso porque a maioria dos cursos citados acima permitem que estudantes internacionais trabalhem na Austrália durante sua estadia. Incluindo cursos de idioma que, se tiverem uma duração superior a 12 semanas, habilita o estudante a trabalhar na terra dos cangurus.

Veja também: Como trabalhar na Austrália: dicas

Como escolher o curso na Austrália ideal suas necessidades

Independente se você quer fazer um curso de inglês ou um curso de graduação ou pós-graduação na Austrália, você sempre deve pesquisar muito bem. E, por isso, você deve contar com a ajuda profissional de uma agência de intercâmbio especializada como a Optima Intercâmbio.

A Optima têm profissionais qualificados que vão te ajudar na hora de escolher o curso perfeito para as suas necessidades. Além disso, a Optima possui uma equipe especializada para ajudá-lo em todas as etapas do intercâmbio, como a procura por acomodação, aplicação ao visto, seguro saúde e passagens aéreas.

Por isso, na hora de escolher seu curso na Austrália, conte com a ajuda da Optima Intercâmbio! Entre já no site da agência e peça para um consultor entrar em contato com você!