Atualizado em 28 de maio de 2020, às 16h21, horário de Brasília
Assim como alguns poucos lugares do mundo, a Austrália está começando a retomar suas atividades normais após o pico do coronavírus na Austrália. Os índices de contaminação por COVID-19 conseguiu ser controlado e, hoje, apresentam alguns sinais precoces de recuperação.
O país de pouco mais de 25 milhões de habitantes confirmou, no total, 7.137 casos confirmados e somente 103 mortes até essa quinta-feira, 28 de maio (fonte). Esse baixo índice de contaminação entre a população australiana fez do país um grande exemplo de combate ao vírus: no último mês o país registrou, em média, menos de 20 casos de COVID-19 por dia.
Coronavírus na Austrália: o achatamento da curva
Como já dissemos neste post, o primeiro caso registrado na Austrália aconteceu no final de janeiro. A partir de março todas as fronteiras foram fechadas para aqueles cidadãos não residentes no país e as regras de distanciamento social foram impostas a partir do dia 21 de maio. Isso fez com que vários serviços não-essenciais fossem fechados e obrigou as pessoas a ficarem em casa.
Muitos australianos e jornais locais consideram que as medidas tomadas pelo governo da Austrália, apesar de bem sucedidas, demoraram a chegar. Vários eventos foram cancelados, como eventos esportivos e comemorações de feriados nacionais. Parques e ilhas tiveram acesso restrito, escolas e universidades foram fechadas, as viagens nacionais sofreram restrições enquanto as internacionais foram proibidas.
As medidas de distanciamento social surtiram efeitos e o país conseguiu atingir o pico da doença no final de março, quando registrou 460 casos por dia – o maior número registrado até hoje. Esse valor veio, então, caindo drasticamente até chegar a média de 20 casos por dia.
Isso mostra, de fato, como o distanciamento social ajudou o país a permanecer com baixos índices de contaminação, ainda mais quando o comparamos com países da Europa ou América.
Coronavírus na Austrália: a reabertura do país
Com os baixos índices de contaminação, o governo da Austrália decidiu colocar em prática um plano em três fases que visa reabrir comércios, escolas e empresas. Com esse plano, as pessoas poderão, gradualmente, retomar suas rotinas desde que respeitem as medidas de proteção.
Vale ressaltar que o primeiro ministro da Austrália afirmou que cada estado do país tem autonomia para decidir o melhor momento de avançar para a próxima etapa do plano. A expectativa é que todo o país entre na última etapa até julho.
Primeira etapa
A intenção da primeira etapa é fazer com que pequenos grupos de amigos e familiares possam se encontrar novamente. Dessa forma, até 10 pessoas poderão se reencontrar ao ar livre ou até 5 pessoas poderão se reunir em casa, por exemplo.
Alguns eventos pequenos também foram liberados, como encontros religiosos e casamentos. Nessa fase, também, estabelecimentos como cafés, restaurantes, cabeleireiros, barbearias e lojas de varejo poderão retomar suas atividades. Tudo isso com um limite de até 10 clientes por vez.
Escolas, universidades e faculdades podem aumentar os dias em que o ensino presencial é realizado.
Entretanto, alguns locais públicos deverão permanecer fechados, como praças de alimentação, cinemas, academias, estádios, museus e galerias, bares e pubs. Nessa primeira etapa o governo incentiva que, quando possível, os trabalhadores continuem realizando suas atividades de casa.
Nessa primeira etapa é possível realizar viagens regionais. Ou seja, os australianos e residentes poderão se deslocar a distâncias curtas e médias. É claro que, nesse sentido, cada estado ou território australiano poderá colocar suas próprias restrições e barreiras para visitantes de outros estados.
As viagens internacionais ainda continuam proibidas nessa etapa.
Segunda etapa
A segunda etapa é, basicamente, um aumento no número de pessoas autorizadas a se reunir em determinados locais. Assim, as medidas de reabertura pós-coronavírus na Australia indicam que os estabelecimentos poderão receber até 20 pessoas simultaneamente.
Na segunda etapa poderão ser reabertas as academias, locais de terapia de beleza (como spas) e estúdios de tatuagem. Locais de entretenimento como cinema, museus, zoológicos e estádios poderão reabrir com o mesmo número de pessoas. Também sobe para 20 o número de pessoas que poderão se reunir ao ar livre.
Apesar desse afrouxamento gradual das restrições, locais como bares e baladas deverão permanecer fechados nesta segunda etapa.
Ainda na segunda etapa, viagens para áreas de acampamento e caravanas poderão ser totalmente reabertas. Entretanto, as viagens interestaduais poderão permanecer restritas, cabendo a cada estado ou território definir suas próprias regras.
Terceira etapa
O Primeiro-Ministro da Austrália, Scott Morrison, afirmou que as definições da terceira etapa seriam mais claras de acordo com o andamento das etapas anteriores. Mas a expectativa é que a vida seja retomada aos poucos.
O limite de pessoas em estabelecimentos e reuniões poderá ser aumentado para 100 pessoas ou mais. Além disso, os trabalhadores poderão exercer suas atividades em seus locais de trabalho.
A maior mudança é que o país considerará reabrir suas fronteiras para os estudantes internacionais, que são de grande valor para movimentar a economia da Austrália.
A adoção de cada fase depende de cada estado ou território
Mais uma vez, vale ressaltar que todas essas medidas deverão ser adotadas de acordo com as datas estabelecidas por cada estado ou território australiano. Assim, as datas de adoção dependem muito do número de novos casos registrados de coronavírus na Austrália e em suas regiões ao longo desse período.
Em casos de desrespeito às normas adotadas, poderá haver intervenção policial para aplicações de multas à população. Em casos mais graves, pode haver até mesmo acusações criminais ou prisão.
Estados como Northern Territory, Tasmânia e South Australia solicitam que entram em seus territórios devem fazer uma quarentena de 14 dias, onde as despesas com hospedagem – se for o caso – deverão ser por conta do viajante.
Em Northern Territory, por exemplo, essas medidas de isolamento são essenciais para proteger indígenas de áreas remotas. Por lá, essas medidas só serão revistas em 18 de junho.
Você pode conferir as datas de adoção dessas etapas por estado clicando aqui.
Intercâmbio na Austrália
Apesar da alta recomendação de postergar viagens para a Austrália até um momento mais oportuno, podemos dizer que os melhores momentos para um intercâmbio na Austrália é a partir de 2021.
A partir do ano que vem a estimativa é que a pandemia já esteja controlada e que a Austrália reabra suas fronteiras. Por isso, comece já a programar seu intercâmbio na terra dos cangurus com a ajuda de nossas agências parceiras!
Solicite um orçamento gratuito conosco e iremos te colocar em contato com as melhores agências do país! Realize esse sonho com segurança e tranquilidade!
Este texto conta com informações de ABC News; CNN [1] [2]; The Guardian [1] [2] [3]; Google e UOL.