Suponha que você esteja fazendo um intercâmbio na Austrália para melhorar o seu idioma, mas, depois de passar um tempo por aqui, decide que é hora de virar um residente permanente na Austrália. Se você já for formado em um curso de graduação, provavelmente irá querer trabalhar na sua área, certo? Então, como validar o diploma na Austrália, uma vez que você já tem uma graduação de ensino superior completa no Brasil?

Essa é uma das perguntas que todos aqueles que desejam se mudar para a Austrália se perguntam, uma vez que assim é possível conseguir exercer a sua profissão na Austrália sem problemas. No post de hoje, nós vamos te mostrar como é possível reconhecer o seu diploma de ensino superior aqui na terra dos cangurus!

Como validar o diploma na Austrália?

Se você tem ensino superior e procura maneiras de como validar seu diploma na Austrália, saiba que é burocrático e demorado, mas não impossível! 

O governo australiano exige uma série de processos, documentos e requisitos que você precisa conseguir para que isso seja possível. E esses processos servem para quem fez graduação tanto no Brasil como em outro país que não seja a Austrália. Dessa maneira, você poderá exercer seu trabalho na Austrália sem problemas e legalmente. 

Algumas áreas de formação não exigem validação do diploma, apenas um registro local. Já outras áreas, que demandam conhecimentos bastante específicos, precisam ter seus diplomas validados e uma licença especial. 

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Áreas que não precisam de licença especial

Os diplomas de profissões que não necessitam de licença especial para exercer sua atividade legalmente na Austrália devem apenas passar por uma avaliação chamada de Qualifications Assessment”. 

É por meio dessa avaliação que seu diploma será equiparado com os diplomas emitidos na Austrália. Assim, se você fez um curso de bacharelado no Brasil, por exemplo, o Qualifications Assessment irá classificar o seu diploma de acordo com os níveis educacionais da Austrália (Australian Qualifications Framework). 

É importante ressaltar que essa avaliação funciona apenas um guia para o empregador e não tem valor jurídico vinculativo. Assim, a grosso modo, essa avaliação não servirá como comprovante caso você deseje fazer uma pós-graduação ou algum outro grau de ensino superior, por exemplo.

A Qualifications Assessment é uma opção bastante mais barata para quem apenas deseja legalizar o diploma na Austrália. Por isso, é a melhor escolha para aqueles profissionais que não precisam de maiores validações de seus conhecimentos no ramo de trabalho. 

O pedido de avaliação pode ser feito on-line e você precisará de cópias digitais do seu diploma e histórico escolar de todo o seu curso. Caso você queira comprovar um doutorado, é necessário enviar uma cópia do resumo da tese e uma comprovação de que ela foi publicada. Todos esses documentos devem ser traduzidos para o inglês.

Como validar o diploma na Austrália: áreas que precisam de licença especial

Para profissões que demandam um conhecimento específico, registros de classe ou licenças específicas para trabalhar, é preciso fazer um processo um pouco mais longo, burocrático e que demanda um investimento maior. 

Médicos, engenheiros, advogados, enfermeiros, arquitetos e várias outras profissões devem procurar um órgão avaliador. E esse é o primeiro passo. Cada profissão tem um órgão específico onde esses pedidos deverão ser feitos. Portanto, os processos sobre como validar o diploma na Austrália podem mudar de acordo com a sua profissão e o órgão responsável. Esse processo é chamado de RPL – Recognition of Prior Learning.

Eles irão avaliar todo o seu currículo, publicações acadêmicas, cursos extras, faltas, boletins, notas e vários outros documentos comprobatórios de seu histórico acadêmico e experiência profissional. Além disso, também será necessário passar por entrevistas teóricas e provas práticas que comprovarão seu conhecimento profissional. Todos esses documentos devem ser traduzidos para o inglês e juramentados em cartório. 

Também será preciso comprovar seu nível de proficiência de inglês com algum teste oficial, como o IELTS, TOEFL ou o OET para profissionais da área da saúde. 

Veja também: Tipos de exames de proficiência para vistos da Austrália

Os documentos originais, suas traduções e cópias deverão ser entregues diretamente para o órgão avaliador, o qual deverá verificar a integridade e a veracidade de todas aquelas informações. 

Em algumas profissões, mesmo que todos os documentos pedidos sejam aprovados e a sua nota no teste de proficiência for satisfatória, ainda será necessário passar por um curso de reciclagem e uma espécie de estágio supervisionado. 

Esse curso tem o intuito de atualizar os conhecimentos adquiridos no seu país de origem e, também, deixar você a par das regras e normas para exercer a profissão na Austrália. Já o estágio supervisionado será responsável por ajudá-lo a colocar em prática os novos conhecimentos adquiridos no curso de reciclagem.

Por que usar o RPL para validar o diploma na Austrália?

Bom, é um motivo óbvio: porque algumas profissões exigem que o método de reconhecimento do diploma seja o RPL. Esse método avalia minuciosamente todo o seu histórico acadêmico e profissional para garantir que todas as suas informações sejam verdadeiras.

Entretanto, diferente do Qualifications Assessments,  RPL têm valor jurídico e vinculativo. Portanto, mesmo que você não precise de uma licença especial para exercer sua profissão, esse método de como avaliar o diploma na Austrália pode trazer ainda mais benefícios.

As chances de conseguir um emprego na sua área aumentam, todas as suas competências serão realmente comprovadas e seus pontos para o processo de imigração para a Austrália podem aumentar. Além disso, ele pode ser usado por estudantes que desejam ingressar ou concluir os estudos em cursos superiores (Bacharelado, Graduação ou qualquer tipo de pós-graduação), bem como os cursos técnicos da Austrália (VET).

Saiba mais: O que são os cursos VET na Austrália?

Como validar o diploma na Austrália: quais as áreas que necessitam de registro para exercer a profissão?

Como já falado, a maioria das profissões que exigem conhecimentos técnicos altamente específicos necessitam de registro para exercer a profissão e, portanto, validar o diploma na Austrália. 

Normalmente, são áreas que trabalham diretamente com o público, com legislações e com padronizações locais:

Assim, a maioria das profissões da área da saúde, como medicina, fisioterapia, nutrição, enfermagem, psicologia, odontologia, dentre outros. Profissões da área da engenharia, como engenheiros mecânicos, civis e elétricos; arquitetos; advogados e profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI).

Como validar o diploma médico na Austrália

O processo para validar um diploma médico na Austrália é bastante burocrático. Os médicos devem passar por um programa específico chamado de Doctor Connect. Por meio desse programa o Departamento de Saúde do Governo Australiano vai ajudar os médicos estrangeiros a entender todas as etapas necessárias para exercer a medicina na Austrália.

Antes de solicitar seu registro médico na Austrália, você deve encontrar e garantir um emprego na Austrália. 

A partir daí, você deverá procurar o Conselho Médico Australiano para orientá-lo nas avaliações de habilidades e competências. Você pode verificar a lista de documentos necessários para validar o diploma médico na Austrália clicando aqui

O candidato ao registro médico australiano deverá, ainda, passar por uma entrevista para avaliar seus conhecimentos, habilidades, experiência clínica e outros atributos para determinar se você está apto para exercer a profissão na Austrália. Veja mais sobre a entrevista ao clicar aqui.

Quando o seu registro médico estiver completo, você deverá solicitar o seu visto de trabalho na Austrália. 

Como validar diploma de direito na Austrália

O diploma de direito de um curso concluído aqui no Brasil não é válido na Austrália. Para um profissional de direito exercer suas atividades na terra dos cangurus é preciso fazer parte do curso de direito novamente em uma universidade australiana. É possível que algumas disciplinas ou créditos sejam eliminadas, mas isso varia de acordo com a grade-horária de cada universidade. 

Depois de cursar novamente a graduação de direito, o advogado precisa solicitar o reconhecimento das habilidades pela autoridade da região em que ele pretende residir – uma espécie de OAB de cada estado australiano. Em Sydney, por exemplo, é a Legal Profession Admission Board.

Como validar o diploma na Austrália: tradesman

Profissionais que trabalham como eletricista, encanadores, mecânicos, cozinheiros, cabeleireiros, na área da construção e comércio também podem reconhecer e validar o diploma na Austrália. 

As habilidades passarão por uma avaliação online e, depois, o profissional deverá encontrar uma Registered Training Organisation de acordo com a sua profissão. Elas serão responsáveis por verificar os documentos enviados online e fazer avaliações do conhecimento técnico da área. Como as avaliações são aplicadas em inglês, é preciso ter o domínio do idioma. 

Depois de aprovado nas avaliações técnicas, o profissional ainda deverá passar por um período de supervisão antes de obter sua licença para trabalhar na Austrália. 

Como validar o diploma na Austrália: valores e tempo

Os valores da validação do diploma podem variar muito de acordo com a profissão e de acordo com o método escolhido. Aqueles profissionais que optarem pelo Qualifications Assessments podem pagar entre AUD $295 e AUD $650, de acordo com as documentações e qualificações. 

Quem optar pela validação do diploma na Austrália por meio do RPL poderá pagar de AUD$ 3 mil a AUD $30 mil, de acordo com a profissão. 

O tempo de processamento do pedido pode variar também de acordo com a profissão e de acordo com a velocidade para providenciar os documentos. Normalmente, o prazo médio para processamento pode levar até mais de 12 meses, especialmente no caso de validações por meio do RPL. O Qualifications Assessments pode levar de poucas semanas até 6 meses para fazer com que o seu diploma seja revalidado na Austrália. 

Como validar o diploma na Austrália: vale a pena?

Depende de suas intenções. Se você quer solicitar sua residência permanente na Austrália e já está estabelecido em uma profissão no Brasil, em que ela te proporciona estabilidade financeira, validar o diploma na Austrália pode ser muito útil.

O processo pode ser relativamente longo e burocrático. Mesmo assim a possibilidade de trabalhar em algo que você realmente está habilitado na Austrália pode ser algo realmente recompensador. 

Entretanto, se você é um recém-formado ou não tem a intenção de se mudar permanentemente para a Austrália, todo o processo pode não valer a pena.

Está precisando de ajuda para organizar seu intercâmbio para a Austrália? Tudo bem, nós podemos te ajudar!

O Rota do Canguru tem parceira com as melhores agências de intercâmbio do Brasil! Entre em contato e comece a planejar seu intercâmbio hoje mesmo.

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália