Melbourne já foi eleita várias vezes a melhor cidade para se morar no mundo. Além disso, a cidade se mostra um grande centro econômico e cultural da Austrália, o que a transforma em um destino perfeito para quem deseja ter acesso a oportunidades incríveis em uma cidade repleta de atrativos. Quer conhecer um pouco mais essa cidade? Então, nesse post, nós vamos te contar algumas curiosidades sobre Melbourne que tenho certeza que você não sabia!

1. Melbourne não é a capital da Austrália!

Muitas pessoas acreditam que Melbourne é a capital da Austrália. E, de certa forma, até faz sentido, visto que ela é uma das maiores cidades da Austrália e tem grande importância no cenário econômico local. 

Saiba mais: Capital da Austrália e Suas Curiosidades – Canberra

É verdade que, depois da independência australiana, em 1901, a cidade de Melbourne serviu como sede provisória do governo australiano. Mas isso durou apenas até 1927, quando a construção da cidade de Camberra foi concluída. 

Há uma história de que a cidade de Melbourne estava cotada para ser a capital do país, juntamente com Sydney. Entretanto, devido a uma certa rivalidade entre as duas cidades, Camberra foi escolhida como o local de construção da sede governamental australiana. 

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

2. Curiosidades sobre Melbourne: uma das melhores cidades para se viver no mundo

A cidade de Melbourne já foi escolhida como a melhor cidade do mundo para se viver, de acordo com o Índice Global de Habitação da Economist Intelligence Unit (EIU), da importante revista de economia “The Economist”. 

De 2010 a 2017, a cidade de Melbourne esteve em primeiro lugar nesse índice, mas a cidade está entre as primeiras melhores colocadas desde o início de 2002. Isso transforma Melbourne em um grande centro urbano, com bons índices em infraestrutura, saúde, educação e cultura. 

Saiba mais: Cidades da Austrália: Melbourne – Victoria

3. Curiosidades sobre Melbourne: o maior centro cultural da Austrália

Outra das curiosidades sobre Melbourne é que a capital do estado de Victoria é reconhecida internacionalmente por ser um grande centro cultural. Para você ter ideia, a maior galeria de arte da Austrália está na cidade, bem às margens do Rio Yarra. 

Durante o ano todo você pode encontrar eventos e uma programação cultural especial para se divertir. Há eventos dedicados à dança, ao teatro, à música, cinema e audiovisual. Há, inclusive, o maior festival cultural da Austrália: o International Comedy Festival, dedicado à comédia e shows de stand up. E o melhor de tudo: em muitas destas atrações a entrada é gratuita! 

4. The bigger, the better!

Uma das curiosidades sobre Melbourne está na dimensão de várias coisas da cidade. Por exemplo: você sabia que a cidade de Melbourne tem o maior mercado ao ar livre do hemisfério sul? Isso mesmo! O Queen Victoria Market tem de tudo um pouco quando o assunto é comida, por lá você pode experimentar as melhores guloseimas australianas, além de conhecer um lugar de arquitetura secular e impressionante! 

Além disso, na National Gallery of Victoria, você poderá encontrar o maior teto de vidro do mundo. O teto foi projetado pelo artista australiano Leonard French e tem 765 m²! Impressionante, não é mesmo?

Outro exemplo da grandiosidade de Melbourne pode ser encontrada na região da Chinatown. E, claro, essa região se transformou na maior do mundo quando o assunto é bairros asiáticos. 

Ah, e não podemos esquecer dos clássicos trams de Melbourne: essa é a maior linha de bondes do mundo fora da Europa. São mais de 240 quilômetros de linhas que servem o transporte público local. 

Veja também: Um guia para o transporte em Melbourne

5. Curiosidades sobre Melbourne: a cidade já se chamou Batmania!

Não, não é porque os melbournians são apaixonados pelo Batman e Gotham City! Eles até podem adorar a história do morcego super-herói, mas a verdade é que o nome “Batmania” era uma homenagem a um dos fundadores da cidade, John Batman. 

De fato, a cidade até chegou a se chamar Batmania por um tempo. Durante 1835 e 1837 esse foi o nome da cidade antes de ser chamada de Melbourne. Aposto que isso você não sabia sobre a cidade, não é mesmo?

O nome Melbourne veio em homenagem ao mais dedicado primeiro-ministro da Rainha Victoria – o 2º Visconde de Melbourne, Sir William Lamb. 

6. Os melbournianos adoram corridas de cavalos e partidas de tênis

Que os australianos adoram esporte, isso nós já sabemos. Inclusive, eles gostam de alguns esportes bastante diferentes dos que estamos acostumados no Brasil. Mas você sabia que em Melbourne está sediada a maior e mais famosa corrida de cavalos da Austrália? A  “Melbourne Cup” tem um longo histórico, pois são quase 160 anos desde a primeira corrida. 

E não tem como falar de Melbourne sem falar do Australian Open, um dos mais importantes torneios de tênis do mundo. Ele é o primeiro torneio do chamado “Grand Slam” de tênis. 

Quer conhecer melhor Melbourne?

Depois dessas curiosidades sobre Melbourne, que tal conhecer melhor a cidade ao fazer um intercâmbio por lá? A grande vantagem de se fazer um intercâmbio na Austrália é poder estudar e trabalhar no país. Isso é uma grande oportunidade para que você desenvolva o idioma e ainda ganhe uma experiência internacional no seu currículo! 

Nesse momento é sempre importante contar com uma agência de intercâmbio de qualidade.

Por isso, nós do Rota do Canguru mantemos parceria com agências seguras e experientes. Solicite um orçamento gratuito conosco e iremos te colocar em contato com as melhores agências do país! Realize esse sonho com segurança e tranquilidade!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália