Para os Brasileiros que estão se preparando para fazer um intercâmbio, escolha uma Escola de Inglês legal pode ser um grande desafio. Neste post abordaremos os fatores para escolher uma escola de inglês na Austrália e ter sucesso neste processo.

Muitos dos nossos visitantes entram em contato com muitas dúvidas em relação à como escolher uma escola de inglês na Austrália. Por isso, fizemos uma seleção dessas perguntas e fizemos este post para respondê-las.

Escolher Uma Escola de Inglês na Austrália

Localização da Escola

A localização de uma escola é um dos pontos mais críticos para os estudantes Brasileiros que vem para a Austrália. Explicaremos o porquê abaixo.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Uma escola bem localizada significa que o estudante não terá que se deslocar muito para estudar e fazer as coisas do dia a dia. Quem mora muito longe acaba gastando muito tempo e dinheiro com transporte público e deslocamento.

Aliás, o preço da passagem de ônibus, trens e metrôs da Austrália é bem salgado, principalmente para quem precisa converter reais em doláres Australianos para adquirí-lo.

Outra questão é que uma escola bem localizada terá sempre as facilidades de uma cidade por perto. Como por exemplo, mercados, shoppings, lojas, pubs e até mesmo áreas de lazer como praias, parques e lugares de encontros.

Portanto, avaliar estes pontos ao tomar a decisão de escolher uma escola de inglês na Austrália é essencial. Ninguém quer ficar longe de tudo e de todos, principalmente em um país novo, que não falamos a língua e a cultura é bem diferente.

Estrutura da Escola

A estrutura de uma escola de inglês tem um papel fundamental para os estudantes. Afinal, os alunos passam muito tempo estudando e, se as escolas não tiverem uma boa infraestrutura, isso pode frustrar e desanimar o caminhar do aprendizado do aluno.

Escolas de inglês que apresentam uma boa estrutura oferecem:

  • Oferecem cursos de tempo integral
  • Sala de computadores bem equipadas
  • Área de estudos para suporte ao aluno pós-aula
  • Sala de entretenimiento com TV, Música e Jogos
  • Bibliotecas com bastante material para pesquisas
  • Salas de aulas espaçosas e com no máximo 15 alunos
  • Área interna e externa para alimentação nos intervalos entre aulas e horário de almoço

Existem escolas de inglês que são integradas a universidades que vão ainda mais longe com suas facilidades. Essas parecem até mesmo uma cidade, oferecendo estacionamento gratuito, academia, auditórios para palestras, área de esporte e recreação e até acomodação para os estudantes.

Claro que cada pessoa tem um gosto e uma necessidade, mas em termos gerais estes são os pontos para se pesquisar antes de fechar com uma escola. Pesquise bastante, pois você passará muitas horas dentro de uma escola. Portanto, uma estrutura adequada vai te ajudar nos estudos e bem estar no país.

Método de Ensino

O método de ensino não varia muito de uma escola para a outra na Austrália. Isso porque o Governo Australiano, junto com 2 agências de educação internacional, a TEQSA e a ASQA, regulamentam e monitoram os padrões do ensino da língua inglesa na Austrália.

Exemplos destes padrões são os cursos de Inglês Geral, Inglês Acadêmico, Curso para Teste de Proficiência do Inglês como IELTS, TOEFL, Cambridge e TOEIC. Todos seguindo as recomendações do governo.

Então, o ensino daqui tem um padrão de qualidade implementado nas escolas. Isso quer dizer que na hora de escolher uma escola de inglês na Austrália, o método de ensino será meio parecido em todas as instituições de ensino.

Entretanto, aqui vai uma dica valiosa: As escolas mais modernizadas adaptam esse padrão de acordo com sua grade curricular. Em outras palavras, as escolas que se destacam acabam fazendo “melhorando”o método de ensino, usam materiais atualizados como Livros, Livros de dever de casa com CD’s e respostas e além disso contratam professores bons, que motivam e induzem os alunos à aprenderem a língua Inglesa. Isso faz totalmente a diferença!

Uma forma legal de avaliar uma escola é através dos reviews independentes deixados por alunos em alguns sites. Exemplos como English School Review Listing – ESL e o próprio Facebook podem ajudar com este processo.

Custos vs Benefícios

Nossos visitantes entram em contato perguntando sobre preços de cursos. Isso porque sabemos que o  custo para para estudar Inglês não é barato e ninguém quer errar na hora de escolher uma escola de inglês na Austrália para realizar o seu intercâmbio no país.

A resposta para isso e também em minha própria opinião, é que estes custos devem ser vistos como investimento. Claro que devemos sempre analisar, pesquisar e saber o máximo possível sobre quanto iremos gastar nesse processo. Entretanto, um intercâmbio já é caro de qualquer jeito e errar nessa escolha pode ser um grande desperdício de tempo e dinheiro.

Alguns exemplos de situações negativas que são muito comuns de se ouvir por aqui:

  • Professores pouco qualificados
  • Escolas com instalações precárias
  • Professores que não dão atenção às dúvidas de estudantes
  • Aulas onde professores apenas lêem uma apresentação em powerpoint
  • Escolas de ensino com material online, sem interação com professores ao vivo
  • Escolas que funcionam como extensores de visto, com pouca assistência aos alunos

Portanto, às vezes gastar um pouco a mais para fechar um curso de inglês pode valer mais à pena. Pense que o barato pode sair muito caro. Claro que devemos colocar os custos na balança, mas a dica é, as vezes vale à pena se apertar um pouquinho mais ali e aqui e finalmente pagar a escola dos seus sonhos.

Observações Importantes

Um ponto extra que às vezes nos perguntam: A escola X tem muitos Brasileiros? A resposta é, depende. Depende de cada cidade e cada momento do ano. Cidades maiores atraem mais estudantes e situações como crises políticas e econômicas também afetam o número de Brasileiros na Austrália.

Entretanto, acredito que uma resposta adicional para esta pergunta seria: não importa se há muitos Brasileiros ou não. O que importa é o meu nível de engajamento, de responsabilidades e motivação com os estudos. O estudante muitas vezes é quem faz a escola valer a pena. Dedicação, esforço e foco são necessários para aprender o inglês, sem a menor sombra de dúvidas.

Quer saber mais sobre as escolas na Austrália?

Agora que você já sabe os pontos que devem ser levados em consideração na escolha da sua escola, entre em contato com a nossa parceira Optima Intercâmbio e confira a seleção de escolas que o pessoal tem a lhe oferecer. Além de escolas super bem recomendadas, a Optima também auxilia os seus intercambistas na aquisição do seguro OSHC, transfer, acomodação, passagem aérea e suporte para a aquisição do visto.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguru

Contate-nos se precisar de maiores detalhes, sugestões ou até mesmo outras dicas sobre este post ou sobre a Austrália. Deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.