Muitos brasileiros sonham em estudar no exterior e, provavelmente, isso também acontece com você. Mas você já pensou em fazer uma faculdade na Austrália? Exatamente: por mais famosa que a Austrália seja como um ótimo destino para fazer cursos de inglês e trabalhar, os estudantes internacionais também procuram a terra dos cangurus em busca de capacitação para o mercado de trabalho.

Nesse post nós vamos te contar um pouco sobre como é fazer universidade na Austrália e, claro, o que você precisa para tirar esse sonho de estudar em uma universidade da Austrália!

Por que fazer faculdade na Austrália?

Antes de tudo, você precisa saber que uma fazer uma graduação ou cursos de pós-graduação na Austrália é uma grande oportunidade para o seu currículo. Independente do curso escolhido, uma graduação ou pós-graduação no exterior é sempre um grande diferencial para o mercado de trabalho, pois empresas e recrutadores costumam valorizar bastante isso.

Veja também: Estudar fora é a melhor opção para se aprender um novo idioma

Além disso, escolher a Austrália para fazer um intercâmbio – seja de para aprender inglês ou para fazer uma graduação – é escolher um dos maiores destinos para estudantes internacionais do mundo. Segundo o governo australiano, o país é lar de quase 700 mil estudantes internacionais. A indústria da educação na Austrália é uma das mais importantes para o país e, por isso, há um grande investimento em educação de qualidade.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Um reflexo desses investimentos educacionais é o alto nível das universidades na Austrália. O país conta com 31 universidades classificadas entre as 100 melhores pelo nas World University Ranking 2020 da Times Higher Education. Todas essas universidades apresentam um alto índice de estudantes internacionais. Ou seja, ao fazer seu curso de faculdade na Austrália, você terá contato com um grande número de pessoas de outros países.

Dessa forma, além de ampliar seus horizontes com toda a imersão cultural que só um intercâmbio pode oferecer, você estará convivendo com culturas e costumes diferentes do seu. Fazer uma universidade na Austrália também é a oportunidade de ampliar sua rede de contatos e, claro, é a porta de entrada para um novo mercado de trabalho!

Saiba mais: Trabalho pós-estudo na Austrália: como continuar morando na Austrália depois do intercâmbio

E por falar em mercado de trabalho, além de poder estudar em algumas das melhores universidades do mundo, você poderá trabalhar na Austrália! Um visto de estudante universitário também dá a possibilidade de trabalhar durante o período acadêmico por até 20h semanais. Durante as férias, é claro, você poderá trabalhar em tempo integral.

Qual curso universitário fazer na Austrália?

Há uma grande diversidade de cursos universitários que você pode escolher fazer nas universidades australianas. Os mais comuns são aqueles cursos na área de negócios, humanidades, engenharias, da área da saúde e tecnologia da informação.

É válido ressaltar que o sistema educacional da Austrália é um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil e, por aqui, há outros níveis de certificação que são equivalentes com os brasileiros. É importante saber essa informação pois, se você deseja retornar ao Brasil, seu curso deve ser equivalente. 

Veja também: Como validar o diploma na Austrália?

Os cursos de graduação tradicional são chamados de Bachelor Degree e têm uma duração mais longa – geralmente são de 3 a 5 anos em período integral, variando de acordo com o curso e instituição de ensino. 

Já os cursos técnicos, que são bastante procurados na Austrália, são divididos em Certificate I, II, III e IV, Diploma, Advanced Diploma e Associate Degree. Esses cursos técnicos também são conhecidos como cursos VET e têm duração inferior, entre um semestre e 2 anos. 

A diferença entre os cursos VET e os Bachelor Degree são os títulos acadêmicos, claro, e também o foco: os cursos VET são voltados mais à prática profissional, enquanto os Bachelor Degree são voltados mais à área acadêmica. 

Como fazer uma faculdade na Austrália?

Diferente do Brasil, para fazer uma faculdade na Austrália não é preciso fazer um vestibular, como o ENEM. Por aqui o processo seletivo é feito a partir do preenchimento de alguns pré-requisitos. Eles podem variar de acordo com a instituição, mas aqui estão os principais:

Escolaridade

Para fazer um curso de graduação na Austrália, é necessário ter o ensino médio completo em qualquer país. Além disso, é preciso já ter cursado pelo menos um ano de de Bacharelado ou Licenciatura em uma instituição reconhecida pela sua universidade na Austrália.

Caso você não se encaixe nesse requisito, você poderá escolher fazer um ano de curso técnico na área pretendida ou, então, fazer o Foundation Year. Esse ano é uma espécie de curso preparatório para as universidades que busca auxiliar os alunos internacionais a ficarem no mesmo grau de certificação dos estudantes australianos. Outra função do Foundation Year é ajudar os alunos australianos a se adaptarem no ambiente acadêmico local e à vida no país. Ele é oferecido por universidades e faculdades especializadas. 

Para os cursos de pós-graduação, especialização e mestrado, é preciso ter uma formação superior por uma instituição reconhecida pela universidade escolhida na Austrália. Além disso, alguns cursos ainda exigem que você tenha uma experiência profissional relevante na sua área.

Faculdade na Austrália: o idioma

Todas as universidades Australianas exigem que você tenha um nível de inglês para fazer os cursos de graduação. Esse nível varia de acordo com a instituição escolhida, o curso e, ainda, de acordo com o teste de proficiência em inglês, como o IELTS, TOEFL ou PTE.

Se você não atingir a nota mínima exigida pela Universidade e curso, você pode escolher fazer um intercâmbio para estudar a língua inglesa na Austrália. 

Veja também: As Melhores Escolas de Inglês da Austrália

Habilidades específicas

Alguns cursos exigem que o candidato comprove algumas habilidades específicas. Isso é muito comum entre os cursos na área de design, arquitetura, moda e música, por exemplo. Nesses casos pode ser necessário que você apresente um portfólio ou uma prova específica para comprovar todo o seu talento! 

Carta de motivação

As universidades da Austrália costumam exigir uma carta de motivação, cuja função é se apresentar ao corpo docente e convencê-lo de que você é um bom candidato para estudar naquela instituição. É importante que você “se venda” muito bem, pois uma carta de motivação bem feita pode ser a chave para ser um candidato ideal!

Saiba mais: Carta de intenção para visto australiano: como fazer?

Quais as principais universidades na Austrália em 2020?

A Austrália conta com universidades nas principais cidades do país e, inclusive, no interior. Para te ajudar na pesquisa de encontrar a universidade que se adequa melhor às suas necessidades como estudante, veja uma lista com as principais universidades australianas.

Veja mais: Qual é a melhor cidade da Austrália para intercâmbio?

Posição mundialUniversidadeCidade (campus principal)% de estudantes internacionais
31Universidade de MelbourneMelbourne48%
51Universidade de SydneySydney43%
59Australian National UniversityCamberra47%
62Universidade de QueenslandBrisbane38%
64Monash UniversityClayton North (Melbourne)43%
67University of New South WalesSydney44%
118University of AdelaideAdelaide29%
139The University of Western AustraliaPerth29%
160University of Technology SydneySydney36%
184University of CanberraCamberra35%

Quanto custa fazer uma faculdade na Austrália?

Estudar na Austrália é bastante diferente de estudar no Brasil. Por aqui as taxas de estudo são calculadas anualmente e não semestralmente/mensalmente como estamos acostumados no Brasil. 

Um curso de graduação (equivalente ao bacharelado) pode custar entre AUD $15 mil e AUD $33 mil por ano. Enquanto isso, um curso VET pode demandar um investimento entre AUD $4 mil e AUD $22 mil por ano. Já os cursos de mestrado, por exemplo, demandam valores entre AUD $20 mil e AUD $37 mil. 

Vale lembrar que esses valores não incluem os custos de vida, apenas o valor a ser pago para as instituições de ensino, as quais têm suas tarifas de acordo com o curso. Por isso é importante que você busque as informações de valores diretamente no site da universidade. 

Em alguns casos, os estudantes internacionais precisam pagar o valor completo do ano acadêmico antes de entrar no curso. 

O programa Destination Australia

O programa Destination Australia é uma oportunidade do Governo Australiano para atrair estudantes internacionais por meio de bolsas de estudo em universidades qualificadas da Austrália. Com isso, o estudante internacional poderá morar e estudar em áreas denominadas “Austrália Regional”, que são regiões fora dos grandes centros urbanos e das cidades mais populosas do país. Esse programa oferece bolsas de estudos de até AUD $15 mil reais por ano para os estudantes.

Para se candidatar a esse programa é preciso procurar uma universidade qualificada e se inscrever diretamente por ela. A lista das instituições australianas será divulgada no mês de outubro de 2020 para aqueles estudantes que desejam se candidatar a uma bolsa para 2021. 

Como estudar na Austrália?

Se você deseja fazer algum tipo de curso no exterior, é sempre importante contar com a ajuda de uma agência de intercâmbio especializada. Por isso, a melhor indicação é a Optima Intercâmbio, que é nossa parceira no Rota do Canguru. 

A Optima conta com profissionais qualificados para ajudar a organizar seu intercâmbio do começo ao fim, independentemente do tipo de curso: seja apenas para aprender um novo idioma ou para fazer uma graduação na Austrália. Clique aqui e peça para um consultor entrar em contato com você! 

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália