Você sabe se a Austrália precisa de visto para entrar? Quais são os principais tipos de permissões e como obtê-las? Neste artigo, responderemos a essas e outras perguntas para você planejar sua viagem com tranquilidade e segurança. Vamos lá?

A Austrália precisa de visto para entrar?

A resposta é: sim, a Austrália precisa de visto para permitir a entrada de estrangeiros em certos casos.

A Austrália tem acordos de isenção de visto com alguns países, como Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Japão e vários países da Europa. 

Isso significa que os cidadãos desses países podem entrar na Austrália sem visto para fins de turismo ou negócios, por até 90 dias, desde que tenham um passaporte válido e uma permissão eletrônica chamada ETA. Essa permissão custa 20 dólares e pode ser solicitada online.

Porém, um brasileiro precisa de visto para Austrália, caso não seja cidadão de nenhum dos países citados acima. 

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Isso significa que você precisa de um visto para entrar na Austrália, seja qual for o motivo da sua viagem. Mas não se preocupe, existem vários tipos de visto para a Austrália que atendem às diferentes necessidades e objetivos dos viajantes. Vamos conhecer alguns deles?

Visto de turismo na Austrália

O visto de turista é o mais simples e rápido de obter. Ele permite que você visite a Austrália por até 12 meses, com permanência máxima de 3 meses por entrada. 

Você pode usar esse visto para fins de lazer, como férias, passeios, visitas a familiares e turismo, ou para fins de estudos, como cursos de inglês. 

Entretanto, você não pode usar esse visto para estudar por mais de 3 meses e nem para trabalhar na Austrália.

Para solicitar o visto de turista, você precisa preencher um formulário online, pagar uma taxa de AUD 475 e enviar alguns documentos, como passaporte, foto, comprovante de renda, de vínculo com o Brasil e de intenção de retorno. 

O tempo de análise da solicitação pode variar de alguns dias a semanas, dependendo do seu perfil e da demanda da imigração. Por isso, é recomendável que você solicite o visto com antecedência e não compre passagens aéreas antes de obter a aprovação.

Visto de estudante

Para quem quer fazer um curso de longa duração na Austrália, é necessário possuir um visto de estudante. Dentre os cursos que costumam demandá-lo, podemos citar oscursos de inglês de longa duração, profissionalizantes, técnicos, superiores ou de pós-graduação.

Esse visto permite que você estude por até 5 anos na Austrália, dependendo da duração do seu curso, e que trabalhe por até 48 horas quinzenais durante o período letivo e em tempo integral nas férias escolares. 

Você também pode incluir familiares como dependentes no seu visto, como cônjuge ou filhos.

Para solicitar o visto de estudante, você precisa ter uma carta convite (COE) de uma instituição de ensino australiana, que comprove que você foi aceito em um curso registrado no CRICOS, o sistema de registro de cursos para estudantes estrangeiros. 

Uma ótima forma de garantir que seu curso na Austrália atinja esses requisitos é fazendo a compra do seu pacote por meio de uma agência de intercâmbio. Aqui no Rota do Canguru, nós temos parceria com agências de intercâmbio segura e experientes.

Entre em contato para conhecer o seu trabalho e solicitar um orçamento de interc6ambio para a Austrália gratuito!

Para solicitar o visto de estudante, você precisa preencher um formulário online, pagar uma taxa de AUD 710 e enviar alguns documentos, como passaporte, foto, histórico escolar, comprovante de renda e de seguro saúde (OSHC). 

Mais uma vez, o tempo de análise do visto pode variar de algumas semanas a alguns meses, dependendo da avaliação e da demanda do departamento de imigração. Por isso, é recomendável que você solicite o visto com antecedência e não compre passagens aéreas antes de ter a aprovação.

Visto de residência permanente

O visto de residência permanente é o mais desejado por quem quer morar na Austrália definitivamente. Ele permite que você viva, trabalhe e estude na Austrália sem restrições, além de ter acesso aos benefícios sociais, como saúde, educação e previdência. 

Você também pode incluir familiares como dependentes no seu visto, como cônjuge ou filhos, e pode solicitar a cidadania australiana após cumprir alguns requisitos.

criança de costas na praia segurando a bandeira da austrália

Para solicitar o visto de residência permanente, você precisa se enquadrar em uma das categorias disponíveis, que são:

  • Skilled Migration: para profissionais qualificados em áreas de demanda na Austrália, que são avaliados por um sistema de pontos baseado em critérios como idade, formação, experiência, idioma e ocupação.
  • Business Migration: para empresários, investidores ou pessoas com habilidades especiais que queiram contribuir para o desenvolvimento econômico da Austrália.
  • Family Migration: para parentes próximos de cidadãos australianos ou residentes permanentes, como cônjuge, filho, pai ou irmão, que sejam patrocinados por eles.
  • Humanitarian Migration: para refugiados ou pessoas que precisem de proteção humanitária, que sejam reconhecidos pelo governo australiano ou pela ONU.

Cada categoria tem seus próprios requisitos e características, que podem ser consultados no site do Departamento de Assuntos Internos da Austrália

Em geral, o processo de solicitação do visto de residência permanente pode ser demorado e complexo. Por isso, é recomendável que você busque um agente de imigração com antecedência para aumentar suas chances de sucesso.

Intercâmbio para a Austrália

Se você ficou interessado em conhecer a Austrália, mas não sabe por onde começar, uma ótima opção é fazer um intercâmbio pelo país. 

Essa é uma experiência única de aprendizado, imersão cultural e diversão, que pode transformar a sua vida de forma surpreendente.

Nós podemos te ajudar com esse objetivo! O Rota do Canguru tem parceria com as melhores agências de intercâmbio do Brasil! Entre em contato e comece a planejar seu intercâmbio hoje mesmo!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália