Se você está pensando em fazer um intercâmbio na Austrália ou quer se mudar para o país, é importante saber um pouco sobre a cultura da Austrália. Nesse post nós vamos te contar um pouquinho sobre os principais aspectos da Austrália e sua cultura. 

Mas já vou adiantar uma informação: a Austrália é um país extremamente multicultural e com tradições que ultrapassam a história do país como a nação que conhecemos hoje em dia. Por isso, se você deseja viver em um lugar extremamente rico culturalmente, a Austrália é o lugar perfeito para você!

Estilo de vida praiano

As praias e o mar têm bastante influência na cultura australiana. Isso porque boa parte da população do país vive na região costeira: 85% dos habitantes do país moram a pelo menos 50 km de distância do mar. 

Com esse estilo mais praiano, o australiano acabam sendo bastante despojados em vários aspectos, principalmente no estilo de se vestir ou andar na rua. Essa, definitivamente, não é uma preocupação dos australianos! 

Veja mais: Costumes da Austrália que brasileiros acham estranhos

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Então, é bastante comum  que você encontre várias pessoas nas ruas andando descalço ou, até mesmo, usando roupas mais informais. Para nós, brasileiros, esse aspecto cultural pode parecer um pouco de descuido dos australianos, mas a verdade é que eles não ligam muito sobre a aparência ao fazer coisas cotidianas. 

Ou seja, não se espante se observar alguém usando calça de pijamas e descalça em uma farmácia ou supermercado. Muito menos se estiver usando biquíni…! Isso é considerado algo totalmente comum por lá!

Cultura aborígene

Um aspecto da cultura da Austrália muito forte é a identidade aborígene do país. A Austrália é um país que foi construído – como conhecemos hoje – por imigrantes europeus. Entretanto, muito antes da chegada dos europeus, o território australiano já era habitado há milênios pelos povos aborígenes, o povo que é considerado a origem pré-histórica da Austrália. 

Saiba mais: Aborígenes australianos: curiosidades sobre o povo nativo da Austrália.

E a cultura aborígene é muito forte e presente até hoje na identidade dos australianos, mesmo que isso seja pouco abordado quando falamos da Austrália. Mas ao fazer o seu intercâmbio ou se mudar de vez para a Austrália você irá perceber traços muito característicos no dia-a-dia australiano. 

Dos antigos povos, estima-se que existiam mais de 500 grupos e 300 dialetos diferentes. Cada um desses grupos tinha estilos de vida distintos e identidades culturais próprias. A chegada dos colonizadores a partir do século XVIII acabou fazendo com que essa população diminuísse. Além disso, boa parte dos aborígenes que sobreviveram, acabaram sofrendo discriminação. 

Atualmente

Atualmente, os povos aborígenes correspondem por apenas 1% da população australiana, vivendo em aldeias no deserto ou próximas às grandes cidades. Por causa desse passado triste dos povos aborígenes, o governo local desenvolve inúmeras políticas antidiscriminação e busca preservar as tribos que restaram. 

Por isso, a cultura aborígene é extremamente valorizada hoje na Austrália. Há museus dedicados a esse povo, com objetos, utensílios e peças de arte. Muitas vezes, os itens artísticos históricos dos aborígenes representavam animais. Geralmente, essas pinturas eram feitas com um caráter mítico, pois elas eram feitas com o intuito de espíritos os ajudarem a caçar esses animais pintados. 

Sealink, Tiwi by Design, Tiwi Islands, Northern Territory © Tourism Australia

Outra herança bastante importante deixada pelos povos aborígenes na cultura da Austrália são algumas palavras que foram incorporadas ao inglês, que é o idioma oficial do país. Portanto, palavras como canguru, bumerangue, coala, dingo ou quokka são derivadas das línguas originais dos povos aborígenes. 

O cinema também é um grande destaque da cultura da Austrália

A indústria cinematográfica também é bastante presente na cultura da Austrália. Muitos campeões de bilheteria foram gravados ou, pelo menos, produzidos em território australiano. Apesar de muitos não saberem disso, já que a maioria desses filmes são distribuídos pelos grandes estúdios de Hollywood, a indústria cinematográfica australiana é uma das mais importantes e desenvolvidas do mundo. 

Vários filmes produzidos ou totalmente gravados na Austrália chegaram a ganhar prêmios importantes da indústria cinematográfica do mundo, como “Priscilla, a Rainha do Deserto” ou “Lion – Uma Jornada para Casa”. E, claro, não podemos deixar de falar sobre a trilogia de Matrix, a qual foi uma produção da Austrália em parceria com os Estados Unidos. 

Vejam mais: Filmes australianos: conheça 9 filmes incríveis!

A indústria cinematográfica na Austrália é tão importante para a economia local que o governo do país oferece grandes incentivos para esse ramo, com reduções de impostos ou injeções de dinheiro nas produções. 

A indústria cinematográfica é um grande aspecto cultural da Austrália, uma vez que ela tem como missão servir como ferramenta de marketing internacional para levar a cultura australiana a diferentes partes do mundo. Tudo isso com o intuito de incentivar o turismo, que é um dos principais motores econômicos e gerador de empregos da Austrália. 

Por mais que nós não percebamos, a cultura da Austrália está mais presente no mundo do que nós pensamos! 

A música australiana também é cultura! 

A cultura musical da Austrália é bastante forte e influencia boa parte do mundo. A começar pela Opera House, que é uma das maiores e mais importantes casas de ópera e teatro do mundo. Ela foi construída ao longo dos anos 1960 e 1970 e se transformou em uma grande casa de espetáculos e, talvez, a mais importante e popular da Austrália, atraindo os olhos de visitantes do mundo todo para algo que vai muito além do simples turismo para conhecer seu magnífico exterior.

Veja também: Trilha sonora: os artistas e bandas australianas

Mas, para além das paredes da Opera House, a cultura da Austrália se destaca com grandes nomes da música e que ganharam conhecimento no mundo todo. Bandas como AC/DC, Sia, Kylie Minogue e Bee Gees são apenas alguns dos nomes que se destacam nesse assunto, mas há outros grandes artistas que levaram e, até hoje, ainda levam um pouco da cultura da Austrália para o resto do mundo. 

Você pode conhecer um pouquinho mais sobre a cultura musical da Austrália em um post especial sobre isso! Aproveite para criar sua playlist e curtir bastante! 

Arte e pintura também se destacam na cultura da Austrália! 

Além da arte histórica aborígene, a arte mais contemporânea na Austrália se destaca bastante. Há grandes movimentos artísticos que procuraram dar uma identidade na arte e pintura australiana, diferenciando-se um pouco da arte europeia, especialmente quando o país ainda era colonizado por britânicos. 

Do início da colonização até o fim do século XIX, a arte e a cultura procuravam retratar a vida rural e o interior da Austrália. A partir do século XX a arte australiana começa a se democratizar, a partir de movimentos como o dadaísmo, modernismo e a arte de rua.

A arte de rua, inclusive, destaca-se bastante na cidade de Melbourne, que abriga uma vasta coleção de obras feitas em grafite. Muito disso pode ser visto na famosa Hozier Lane, uma rua em que as paredes dos prédios são cobertas por grandes pinturas em grafite. 

Gostou de conhecer esses aspectos da cultura da Austrália? Tenho certeza que, com isso, sua experiência de intercâmbio na terra dos cangurus será ainda mais completa! E, claro, para que o seu intercâmbio seja, realmente, uma experiência incrível, você precisa contar com uma agência de intercâmbio capaz de oferecer tudo o que você precisa! 

Por isso, o Blog Rota do Canguru tem parceria com agências de intercâmbio experientes e credenciadas. Entre em contato e solicite um orçamento para tirar esse sonho do papel hoje mesmo!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália