Se você deseja morar na Austrália permanentemente, buscar a cidadania australiana vai trazer a você inúmeros benefícios. Nesse post, a gente te conta um pouquinho mais sobre quais são esses benefícios e como você pode consegui-los ao fazer um intercâmbio na terra dos cangurus! Continue lendo e descubra.

Quais são os benefícios de ter a cidadania australiana?

A cidadania australiana se difere bastante de um visto de residência temporária ou permanente da terra dos cangurus. Quem tem um documento de cidadão australiano obtém todos os benefícios de quem nasceu, de fato, na Austrália, como por exemplo:

  • Ter um passaporte australiano, que lhe concede o direito de entrar e sair do país quando quiser. Além de poder entrar em mais de 100 países sem a necessidade de possuir um visto prévio, como: Irlanda, Itália, Alemanha, Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos (para entrar nos EUA e no Canadá é necessário uma Autorização de Entrada)
  • Aplicar à cidadania por descendência para um filho nascido fora do país.
  • Poder trabalhar no Serviço Público Australiano e na Força de Defesa Australiana.
  • Votar nas eleições federais, estaduais e territoriais.
  • Pedir ajuda ao Consulado Australiano enquanto está em outro país.
  • Morar indefinidamente na Austrália.
  • Buscar um cargo no parlamento.

Quem pode se tornar um cidadão oficial da Austrália?

A Austrália não é um dos países mais fáceis de se obter a cidadania, porém, o país é bem aberto a imigrantes. Só no ano passado, a Austrália concedeu cidadania a 167 mil pessoas de mais de 200 nacionalidades diferentes.

Para ser um cidadão australiano existem alguns caminhos. O mais comum é quando se tem um visto de residente permanente da Austrália, mas também é possível obter a cidadania se um de seus pais foi um cidadão australiano ou se você já é um cidadão da Nova Zelândia. Vamos explicar essas possibilidades do programa de cidadania abaixo:

Ser filho de um cidadão australiano ou de um residente permanente

Se um de seus pais forem cidadãos australianos, é possível aplicar para a cidadania, mesmo que você tenha nascido fora do país.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Para isso, é necessário que um de seus pais tenha sido cidadão da Austrália durante seu nascimento e que, caso tenha mais de 18 anos, seja considerado como uma pessoa de bom caráter pelo governo australiano.

Nesse caso, o pedido de cidadania custa AU$310,00. Para cada irmão que estiver fazendo o pedido ao mesmo tempo, o preço é de AU$130,00. Vale também ressaltar que se o indivíduo tiver 15 anos de idade ou menos, é necessário que o pedido seja feito por um responsável.

Ser um residente permanente na Austrália

A maneira mais comum de pedir uma cidadania australiana é quando já se reside no país com um visto de residência permanente no momento do pedido. Para isso, é necessário que o solicitante da cidadania cumpra alguns critérios de avaliação, além de já possuir o visto de residência. 

Um dos critérios mais importantes é o tempo de moradia no país. Para cumpri-lo é preciso que o solicitante atenda aos requisitos abaixo:

  • Ter vivido na Austrália com um visto válido nos últimos 4 anos.
  • Ser um residente permanente nos últimos 12 meses.
  • Não ter ficado fora da Austrália por mais de 12 meses nos últimos 4 anos e nem por 90 dias no último ano.

Os critérios de tempo de moradia são referentes ao dia do pedido. Também vale notar que crianças menores de 16 anos não precisam cumprir os critérios acima, apenas precisam ter a residência permanente.

Além disso, outro requisito é ser considerado uma pessoa de “bom-caráter” pelos critérios do governo, caso tenha mais de 18 anos. Para isso, será preciso passar pelo Nationally Coordinated Criminal History Check, que é uma avaliação realizada pelo National Police Checking Service (NPCS). 

Nesse teste, o NPCS vai avaliar seu histórico criminal e passagens pela polícia de acordo com as leis do país para decidir se você se encaixa na classificação de pessoa de “bom-caráter”.

Outra parte importante no processo para se tornar um cidadão australiano é o teste de cidadania. Ele nada mais é do que uma prova e uma entrevista que o candidato à cidadania deve realizar.

A prova avalia seus conhecimentos em inglês, que é a língua oficial do país, e no que significa ser um cidadão australiano. Além disso, a prova também avalia os conhecimentos sobre o país, como a cultura, a história e os direitos e deveres dos cidadãos. Se o candidato tiver 60 anos ou mais, não será necessário que ele faça a prova, apenas a entrevista.

Caso o candidato pontue 75% ou mais na prova e responda 5 perguntas sobre os valores australianos, ele atenderá os requisitos de conhecimento para a aplicação da cidadania.

O governo australiano disponibiliza material de estudo para quem deseja realizar o teste de cidadania. Basta clicar aqui para acessá-lo!

Por último, o governo australiano também avalia a sua conexão com o país, que indica a sua intenção em permanecer na Austrália. Sendo assim, algumas coisas farão com que seu pedido de cidadania tenha maior chance de ser aprovado. Dentre elas estão:

  • Ter uma propriedade no país
  • Ter um filho cidadão da Austrália
  • Ter um parceiro que é um/uma cidadã/o australiano
  • Ter uma família na Austrália
  • Ter uma conta de banco na Austrália
  • Ter um emprego na Austrália
  • Pagar imposto de renda no país

Cumprir esses requisitos mostrará ao governo australiano que você pretende permanecer no país por um longo período.

O custo do pedido nesse caso é de AU$490,00. Caso o candidato tenha 16 ou 17 anos custará AU$300,00. E caso uma criança de 15 anos de idade ou menos aplique junto com seus pais, não haverá custo para sua aplicação.

O intercâmbio é uma das melhores maneiras de conseguir uma cidadania australiana!

Agora que você sabe como imigrar para a Austrália e se tornar um cidadão do país, fazer um intercâmbio com certeza vai te ajudar a cumprir os critérios de avaliação da imigração australiana. 

Um intercâmbio na Austrália fará com que você conheça a língua e a cultura do local, além de ser uma maneira facilitada de conseguir um visto de estudante, que, no futuro, pode se tornar uma residência permanente. 

No seu intercâmbio também será possível obter experiência profissional ao trabalhar na Austrália, podendo construir seu patrimônio no país, o que lhe ajudará no pedido de cidadania futuramente.

E você sabia que a Optima Intercâmbio pode ajudar você nesse processo de estudos no exterior?

A Optima é a agência mais preparada para ajudar você a planejar bem o seu tempo de intercâmbio na Austrália. Ela conta com profissionais qualificados e longa experiência no ramo. Sem dúvida, eles são a opção perfeita para lhe ajudar. Não perca tempo e faça um orçamento agora mesmo!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália