Muitos Brasileiros interessados em vir para a Austrália ficam com dúvidas se suas áreas de atuações profissionais são requisitadas no país. Este post mostra quais são as profissões em demanda na Austrália.

profissões em demanda da australia

Primeiramente é importante salientar que apartir do dia 19 de Abril de 2017, o Governo Australiano anunciou a mudança das listas de trabalhos em demanda na Austrália. Agora temos a Medium and Long-term Strategic Skills List – MLTSSL, Lista de Profissões Estratégicas Para Médio e Longo Prazo, que substitui a lista SOL e a Short-term Skilled Occupation List – STSOL, Lista de Ocupações Profissionais Para Curto Período, que substitui a lista CSOl.

A lista Short-term Skilled Occupation List – STSOL é a relação das atividades profissionais mais famosa para os Brasileiros, pois é esta lista que mostra as profissões passíveis do Visto de Trabalho Temporário, que substitui o antigo visto de sponsor 457, que muitos procuram na Austrália.

Para acessar a lista do STSOL, basta acessar este link do site da imigração Australiana. Nesta página existe uma tabela com o nome da profissão, o código da atividade profissional e o nome da autoridade responsável pela profissão (Assessing Authority).

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Exemplos de profissão da lista STSOL são Gerente de Projetos da Construção Civil, Arquiteto(a), Veterinário(a), Metalúrgico(a), Dentista, Cardiologista, Analista de Sistema de TI, Eletricista Automotivo, Gerente de Marketing, Cantor(a), Economista, Nutricionista e entre outros. A lista era bem grande com mais de 650 profissões, mas será reduzida para aproximadamente 200.

A outra lista de profissões em demanda na Austrália é a Medium and Long-term Strategic Skills List – MLTSSL, que é a relação de trabalhos que podem oferecer o visto de permanência na Austrália, por exemplo pelo Visto Skilled Independent 189.

Para acessar essa lista do MLTSSL, basta acessar este outro link do site da imigração Australiana. Nesta página também existe o mesmo tipo de tabela com o nome da profissão, o código da atividade profissional e o nome da autoridade responsável pela profissão na Austrália.

São as mais diversas profissões da lista MLTSSL nas áreas de construção civíl, agricultura, saúde, educação, T.I, hopitalidade, entre muitos outros.

Observação: Para quem tem dificuldades com inglês, vale a pena usar o Google Translator para traduzir as duas listas de profissões em demanda. Outra coisa é que as duas listas MlTSSL e STSOL estão na mesma lista da página do governo, porem identificadas pela coluna List Type.

O Assessing Authority ou a Autoridade Responsável, é o órgão vinculado ao governo que analisa, avalia e certifica os currículos profissionais de cada setor do mercado. Por exemplo, a Australian Computer Society – ACS é o órgão responsável pelas ocupações da área de Tecnologia da Informação – TI. Portanto, profissões como Analista de Sistema, Desenvolvedor Web, Programadores e etc, são analisados pelo ACS.

lista de trabalho australia

Outra coisa importante à ser mencionada é que ambas as listas MLTSSL e STSOL passam por revisões anuais pelo Governo Australiano. Isso porque algumas ocupações acabam tendo um excesso de ofertas no mercado de trabalho Australiano e por isso são excluídas das listas.

Para finalizar o post, deixo as referências dos artigos Qual é o Salário Médio Praticado na Austrália e o Entrevista de Emprego na Austrália que complementam este artigo, já que neles é possível verificar os salários médios de uma determinada área de atuação, dicas de como conseguir um emprego, sites de emprego da Austrália e entre outros.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguruAUS

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post, deixe seu comentário que responderemos com muito prazer.