Não existe inverno na Australia? Muito pelo contrário! Apesar de ser um país muito conhecido por suas praias, regiões desérticas e florestas tropicais, a Austrália é um destino tão variado e completo que você pode aproveitar a temporada mais fria para fazer programas incríveis! Você pode até esquiar na neve na Austrália durante o inverno! 

Ficou curioso para descobrir o que fazer durante o inverno na Austrália? Então nós selecionamos dez programas imperdíveis para aproveitar a estação mais fria do ano!

O que fazer durante o inverno na Austrália?

O inverno na Austrália tem características que variam muito conforme a região do país. Nas localidades mais ao sul do país, o clima costuma ficar mais ameno e, em alguns lugares, é possível até mesmo ver neve na Australia. Já nas regiões mais ao norte e no centro da Austrália, o clima costuma ter temperaturas médias mais altas.

A imensidão do território australiano reserva, então, uma grande variedade de programas durante o inverno, tanto para quem deseja aproveitar as temperaturas mais baixas da temporada, como também para quem prefere outras atividades que não deixem o clima esfriar! 

Vale lembrar que as estações do ano na Austrália são as mesmas do Brasil. O verão acontece de dezembro a março e o inverno de junho a setembro. Mas, afinal, o que fazer na Austrália durante o inverno?

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

1. Visitando os alpes australianos

Se você quer mesmo é aproveitar todas as delícias de um inverno na Austrália, nada melhor do que conhecer a região dos alpes australianos! As montanhas mais altas do continente australiano ficam situadas ao longo dos estados de New South Wales e Victoria. 

É nesta região, inclusive, que ficam as únicas montanhas do território continental que ultrapassam os 2 mil metros acima do nível do mar! 

Por meio de uma viagem de apenas cinco horas de carro a partir de Sydney você pode chegar a um dos melhores resorts de ski da Austrália, na pequena vila de Thredbo.

A partir de Canberra, você pode conhecer as Snowy Mountains e toda a grandiosidade do Monte Kosciuszko, o ponto mais alto da Austrália. O seu cume fica todo coberto de neve durante os meses do inverno! 

Do lado Victoriano dos Alpes Australianos, você pode ver as belas formações de granito do Mount Buffalo National Park, esquiar no resort de Falls Creek ou, então, fazer uma trilha desafiadora entre o Monte Hotham e o Monte Selwyn. Mas já deixamos claro: essa trilha não é uma aventura para iniciantes! 

2. Acampando pelas montanhas australianas

Aproveite a visita aos Alpes Australianos e acampe com uma vista incrível no meio da riquíssima natureza da Austrália! 

A terra dos cangurus é conhecida por ser um destino muito famoso por quem gosta de acampar. E é bastante comum você encontrar pessoas com suas barracas quando faz trilhas ou caminhadas no meio da floresta. 

No inverno você pode decidir não se hospedar apenas com uma barraca, afinal, dependendo da região, pode fazer bastante frio à noite. Por isso, você pode escolher ficar em alguma cabana ou, quem sabe, alugar um motorhome e fazer uma roadtrip por vários lugares incríveis do país! 

Nós já falamos um pouquinho sobre acampar na Austrália. Se você quer saber mais sobre as opções, os melhores lugares e tudo o que você precisa para passar alguns momentos em contato com a natureza, leia este post

3. Um tour pelas vinícolas australianas

Riversdale Estate Vineyard. Foto via Flickr @ riversdale_estate

A Austrália é um país com uma grande produção de vinhos! Se você ainda não conhece sobre os vinhos australianos, nós recomendamos que você leia este post aqui!

Mas a verdade é que o inverno é, sem dúvidas, a melhor época do ano para visitar uma vinícola na Austrália. Você pode aproveitar o clima aconchegante das grandes regiões produtoras de vinho em South Austrália, na região de Adelaide! 

Na época do inverno também é bem comum grandes festivais nos arredores de Adelaide que contam um pouco da história da viticultura local, além de apresentar a culinária australiano acompanhada de outro de seus melhores produtos: um delicioso vinho Shiraz! 

Outras regiões viníferas da Austrália ficam nos arredores de Sydney, Melbourne, Perth e Hobart. Ou seja: você sempre encontrará um excelente vinho durante o inverno na Austrália!

4. Inverno na Austrália é a temporada das trufas em Perth!

O inverno na Austrália também reserva algumas experiências culinárias únicas! Durante os dias frios, mas ensolarados, a região de Margaret River, próxima à Perth, se enchem de turistas em busca das reverenciadas trufas pretas! 

De junho a agosto você pode participar da caça ao fungo que é uma das iguarias mais incríveis da Austrália Ocidental! Além disso, você pode participar de aulas de culinária, criar pratos exuberantes com as trufas pretas da Austrália Ocidental, degustar os melhores vinhos da região e conhecer tudo o que a região ocidental da Austrália tem a oferecer!

5. Festivais de inverno em Sydney

O inverno na Austrália é uma temporada incrível e tão encantadora quanto os meses mais quentes! Em muitas cidades espalhadas pelo país há programações especiais para esta época. 

A capital de New South Wales, Sydney, também é uma escolha perfeita para curtir a temporada de inverno. O clima tropical dá lugar às temperaturas mais amenas do inverno australiano, o que se torna o momento ideal para atividades culturais, como festivais culinários, musicais e mostras nos incríveis museus e galerias de arte da cidade.

Um dos maiores festivais de inverno na Austrália acontece na cidade. Ele é o Vivid Sydney! A capital de Nova Gales do Sul se transforma em uma galeria a céu aberto nos meses de maio-junho, quando recebe instalações incríveis de luzes, arte 3D e projeções em prédios e edifícios icônicos. Além disso, o Vivid Sydney promove shows musicais com artistas renomados e mesas de discussões de temáticas variadas em diversos lugares.

6. Inverno na Austrália: Southern Lights na Tasmânia

Provavelmente você já deve ter ouvido falar da famosa Aurora Boreal, um fenômeno óptico que produz um show de luzes nos céus dos países ao norte do globo. Mas o que muitos não sabem é que a Austrália também é privilegiada com esse espetáculo da natureza! 

A Tasmânia é o estado australiano que fica mais ao sul do mundo e, por isso, é a partir de lá que você pode observar a irmã meridional da Aurora Boreal: a Aurora Austral. Durante o inverno na Tasmânia, a noite cai mais cedo e as Southern Lights podem ser vistas com mais facilidade. Mas é comum que você observe este show de luzes durante o ano todo. 

Na Tasmânia você não precisa escolher um lugar específico para observar o fenômeno, desde que você esteja em uma localização com visão desobstruída para o sul. Subir em altas colinas, como o Monte Nelson ou o Monte Wellington, são excelentes escolhas! Mas prepare-se: os ventos que sopram nas altitudes mais elevadas da Tasmânia são congelantes nesta época! 

Outros lugares incríveis para observar as Southern Lights na Tasmânia são Cockle Creek, no extremo sul do estado, a Península de South Arm e Rosny Hill. Há até um mapa com alguns locais de observação da Aurora Austral pelo mundo! 

7. Trilhas pelas florestas da Tasmânia

trilha pela cradle mountain, tasmânia, durante o inverno na austrália

A Tasmânia é um destino incrível e repleto de aventuras para fazer em qualquer parte do ano. Mas é durante o inverno na Austrália que as gélidas paisagens do estado sulista se revelam ainda mais exuberantes! Um cenário perfeito para fazer trilhas e caminhadas na natureza. 

Aqui neste outro post nós já falamos um pouco sobre a capital da Tasmânia, Hobart. Lá você encontra algumas dicas de trilhas de fácil acesso há poucos minutos do centro da cidade.

Mas se você quer se aventurar pela natureza selvagem da Tasmânia durante o inverno na Austrália, saiba que o estado tem mais de 1,5 milhão de hectares de áreas preservadas para você explorar. Então, não importa muito onde você esteja, pois você sempre encontrará uma trilha incrível para conhecer! 

Mesmo assim, deixo aqui duas recomendações. A primeira é a imperdível caminhada pela trilha mais famosa do estado, a Cradle Mountain Hut Walks. Ao longo da trilha você encontra vários pontos para acampar ou cabanas para você se hospedar e fazer da sua caminhada pela floresta um programa para todo o final de semana! Isso sem falar da vista sensacional que você terá da Cradle Mountain, uma verdadeira joia da natureza australiana! 

Outra trilha imperdível é a Freycinet Walking, pela qual você caminhará por praias e outros lugares famosos da Wineglass Bay, o topo do Monte Graham e uma vista incrível da região há 579 metros de altitude! 

8. Temporada de observação de baleias em NSW e Queensland

O inverno na Austrália é a melhor época para observar as baleias que passam pela sua costa durante a sua migração anual. Como elas saem da Antártica e buscam águas mais quentes, o clima na Austrália é perfeito para que elas encontrem águas acolhedoras durante o inverno.

Há diversos spots de observação de baleia por toda a Austrália, mas os mais famosos ficam em New South Wales e Queensland. Em NSW, destaca-se a Baía de Jervis, há poucas horas de Sydney, e a famosa trilha Bondi to Coogee Coastal Track. A cidade de Byron Bay, na costa norte do estado, também é um lugar excelente para observar as majestosas criaturas! 

De maio a novembro, o melhor lugar para se observar as baleias em Queensland durante sua migração anual é em Hervey Bay. É por ali que as baleias encontram um porto-seguro, já que as águas são protegidas pela Fraser Island e o início da Grande Barreira de Corais. Se continuar viajando para o norte de Queensland, chegará a regiões paradisíacas como as ilhas Whitsunday, outro lugar espetacular para observar os grandes mamíferos marinhos.

9. Fugindo do inverno na Austrália em Queensland

Como já dissemos acima, a Austrália é um país que tem um clima bastante diversificado ao longo do seu território. E mesmo na época do inverno, quando as temperaturas costumam cair, você sempre vai encontrar um lugarzinho onde o sol brilha intensamente e as praias continuam com altas temperaturas. 

No norte de Queensland, em regiões do roteiro da Grande Barreira de Corais, você pode pegar uma praia e se divertir à vontade nas praias e ilhas da região. Vale a pena conhecer a região de Port Douglas, próximo à Cairns, que oferece praias quase vazias ou, então, as praias maravilhosas de Cape Tribulation!

10. Fugindo do inverno no Outback!

uluru símbolo do outback australiano

Quer uma aventura diferente enquanto foge do inverno na Austrália? Faça um passeio pelo interior em busca das paisagens áridas do deserto australiano! Com os dias dias mais frescos que o normal e noites fascinantes, o “Red Centre” é um lugar incrível para se passar alguns dias durante o inverno na Austrália.

Conheça toda a magia por trás do Monte Uluru, o símbolo do Outback Australiano, faça passeios de camelo, observe o belíssimo céu estrelado do deserto e descubra um pouco da cultura dos povos aborígenes que viveram e vivem até os dias de hoje nessa região singular.

Viaje para a Austrália com quem entende do assunto! 

A melhor maneira de viver as diferentes estações do ano na Austrália é vivendo por lá. Nesse caso, a nossa recomendação é que você faça um intercâmbio para a Austrália.

Nossas agências parceiras te trazem para a Austrália com segurança e tranquilidade! Faça seu intercâmbio na Austrália com a ajuda de especialistas! Entre em contato e ganhe um orçamento gratuito personalizado!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália