O transporte público da Austrália é realmente famoso por ser moderno, confortável, confiável e pontual em todo o país. Este post falará sobre o transporte público de Gold Coast e o sistema Go Card.

Transporte Público e o Sistema Go Card de Gold Coast

No estado de Queensland e consequentemente na cidade de Gold Coast o departamento do governo australiano que controla todo o sistema de transporte público de Gold Coast é o Translink. Nessa região o transporte público é excelente tendo tudo que os moradores precisam, ou seja, ônibus, monotrilhos, trens, transporte à barco e aeroporto.

Cada tipo de transporte público de Gold Coast é operado por empresas separadas. Surfside opera os ônibus. G:link opera os monotrilhos ou trams. QueenslandRail opera as linhas de trem. Gold Coast Ferries opera os ferry boats ou balças e por fim a Queensland Airport Limited opera o aeroporto internacional de Gold Coast.

Todo o sistema de transporte público de Gold Coast é conectado entre si e toda essa conexão é gerenciada pela Translink que oferece o sistema de pagamento eletrônico chamado Go Card, algo parecido com o bilhete único de São Paulo. O usuário pode comprar passagens individuais para a viagem, ou há a opção de adquirir o cartão Go Card.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Existem 4 tipos de cartão Go Card:

  • Azul para adultos
  • Verde para estudantes
  • Laranja para crianças
  • Vermelho para terceira idade

O cartão azul é o que a maioria usa e qualquer um pode comprá-lo e abastece-lo com créditos em mais de 700 lojas de conveniência ou em qualquer estação de trem ou tram espalhados pela cidade.

Já os cartões para estudantes, crianças e terceira idade oferecem descontos de 50% para seus usuários, mas para adquiri-los é necessário fazer o registro no site do translink e comprovar que o solicitante pertence a um desses grupos.

É justamente aí que muitos estudantes se confundem. O cartão verde (green card) oferece desconto e é destinado para estudantes, porém não inclui estudantes de Inglês. Inclui outros tipos de cursos como: Vocacionais, Universidade, entre outros cursos superiores.

Quando você vai na conveniência comprar o cartão, se você pedir pelo verde, eles vão pedir o concession card, e os estudantes de Inglês simplesmente não tem. Veja tudo sobre como tirar o seu consession card no post Como Tirar o Consession Card Para Transporte Mais Barato na Austrália.

go card queensland australia

Para quem não tiver o go card é possível também usar o sistema público de transporte pagando pelo ticket individual em cada viagem que for fazer. Para o tram, a compra do ticket é feita na própria estação, já no ônibus por exemplo se paga ao motorista. Outro detalhe é que o valor da condução com o ticket individual é 20% mais caro que com o cartão go card.

O valor da condução no transporte público de Gold Coast é um pouco diferente em relação ao Brasil. No Brasil você paga um valor único para usar o ônibus por exemplo, independente de onde você esteja indo. Já em Gold Coast você paga por trecho percorrido.

Portanto, a cidade é dividida por regiões ou zonas e o preço da passagem dependerá de quantas regiões você terá que percorrer e também do horário. Alias você poderá economizar até 20% se usar o transporte público de Gold Coast fora do horário de pico que é durante a semana das 8h30 as 15h30h e 19h00 as 06h00 do próximo dia, e qualquer horário nos finais de semana e feriados. Vale lembrar que os trams ficam disponíveis 24h nos finais de semana.

No início de 2017 o governo Australiano reduziu de 23 para 8 regiões para a definição do preço das passagens do transporte público de Gold Coast. Isso está sendo muito bom, pois no geral as pessoas estão pagando menos para o uso dos trams e ônibus da cidade.

Para quem gosta de se planejar antes de sair de casa, ver os horários de partida e chegada, custo de cada condução, nome das linhas e etc, a Translink oferece também um sistema muito legal e completo nesse sentido, chama-se planejador de viagem de Gold Coast

Preços do Transporte Público de Gold Coast

Veja abaixo os preços por regiões viajadas para adultos:

RegiãoPreço NormalFora do PicoSem GoCard
1$3.25$2.60$4.70
2$3.96$3.17$5.70
3$6.05$4.84$8.80
4$7.97$6.38$15.20
5$10.47$8.38$15.20
6$13.29$10.63$19.30
7$16.52$13.22$24.00
9$19.61$15.69$28.40

Abaixo os preços por regiões viajadas para estudantes / concession card:

RegiãoPreço NormalFora do PicoSem GoCard
1$1.63$1.30$2.40
2$1.98$1.58$2.90
3$3.03$2.42$4.40
4$3.99$3.19$5.80
5$5.24$4.19$7.60
6$6.65$5.32$9.60
7$8.26$6.61$12.00
8$9.81$7.84$14.20

Você também pode acessar o mapa de todas as regiões de Gold Coast, linhas de ônibus, trams (monotrilhos) e trens da cidade.

Nos Trams e Trens de Gold Coast não existem catracas, cobradores ou motoristas que cobram sua passagem. Em cada estação há um dispositivo com tela digital que faz a leitura do cartão go card. Você deve encostar o seu cartão na entrada do transporte e na saída. Ao passar na saída do transporte ele mostrará o exato preço do trecho percorrido e debitará o valor automaticamente do seu cartão.

Outra coisa importante a dizer é que existem inspetores das empresas mantenedoras do sistema de transporte que entram nos vagões dos trams e trens com uma certa frequência para verificar a segurança dos transporte de modo geral e verificar se os passageiros pagaram suas passagens naquele momento.

Como de comum, algumas vezes é possível ver pessoas burlando o sistema deixando de pagar suas passagens. Geralmente são estrangeiros, latinos e brasileiros que fazem isso. Vale lembrar que quem tentar burlar o pagamento da condução e for pego, pode receber multa de AU$ 243.

Para quem é turista e deseja passear muito pela cidade de Gold Coast, existe o cartão Go Explore, que oferece a opção de pagar AU$10 para o uso ilimitado de ônibus e trams por toda a cidade para um dia todo. Para crianças entre 5 a 14 anos de idade, o preço é ainda melhor, AU$ 5.

Veja abaixo um vídeo sobre os Trams de Gold Coast:

Para finalizar o post, uma das alternativas interessantes de transporte na Austrália é o Uber, que é um serviço regulamentado no país, barato, rápido e as pessoas aqui usam tranquilamente. Além dessa alternativa, existe também o serviço de aluguel de carro da empresa Hertz que disponibiliza seus veículos 24h por dia estacionados pelas ruas da cidade. Não é necessário nenhuma interação com atendente. É só chegar no carro, passar o cartão, usá-lo e retorná-lo no mesmo lugar. Realmente é incrível.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCmYsDyYbmVI-_ODvxkDhjow

Precisando de maiores detalhes, sugestões ou até mesmo outras dicas sobre este post ou sobre a Austrália, deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.