Comumente chamado de intercâmbio, o ato de passar um período estudando em um país estrangeiro é uma experiência que nos transforma, tanto pessoal, quanto profissionalmente.

Contudo, é necessário fazer um bom planejamento em todos os processos da viagem, para que tudo ocorra bem e seu objetivo principal seja alcançado. Por isso, conhecer as variáveis de um intercâmbio, como curso, destino, acomodação e duração, são essenciais para analisar e definir qual será o tipo ideal de intercâmbio para você.

Mulher escrevendo no caderno em uma mesa com um computador em um copo de café

Isso nos leva ao tema do nosso texto, como saber qual o tempo ideal para a sua estadia na Austrália? Neste artigo, vamos tratar das possibilidades e dos benefícios de cada duração de intercâmbio, vamos lá?

Qual deve ser a duração do meu intercâmbio?

Primeiramente, precisamos ter em mente qual é o objetivo que te motiva a viajar, pois existem diversos tipos de intercâmbio, e decidir entre eles fará uma grande diferença no tempo de permanência na Austrália.

Na Austrália, existem diversos programas de intercâmbio disponíveis, aqueles em que se é cursado um curso de idiomas e aqueles nos quais são cursados cursos profissionalizantes, os chamados VETs, são os principais.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

A duração desses programas pode variar de 2 semanas a mais de 2 anos. Os cursos profissionalizantes costumam ser mais longos, já que há uma grade curricular maior a ser cumprida, já os cursos de idiomas têm uma maior flexibilidade, podendo se adequar às necessidades do viajante.

Então vamos conhecer cada tipo de intercâmbio e suas respectivas durações.

Curso de idiomas

Os cursos de inglês na Austrália duram, no mínimo, 2 semanas e costumam ter duração máxima de até 1 ano. 

Se seu objetivo é ter uma experiência de imersão na língua para evoluir o seu inglês e obter uma certificação internacional para dar um up no seu currículo, a melhor opção é um intercâmbio de curta duração. Podendo variar de 2 semanas a 3 meses. Uma das vantagens desse tipo de programa é que ele pode ser feito durante as férias, por exemplo.

Outra vantagem do intercâmbio de curta duração é que não é necessário um visto de estudante. Você pode emitir um visto de turista, que é bem mais simples de obter e  te dá permissão de estadia de até 3 meses no país.

Grupo de estudantes conversando ao redor de uma mesa

Agora se você busca aprender inglês do básico e sair da Austrália fluente na língua, ou quem sabe ingressar em uma universidade internacional, você precisará de um intercâmbio de longa duração.

Esse tipo de programa pode durar de 4 meses a 1 ano. O tempo para se atingir a fluência na língua varia a cada pessoa, porém o comum é que se atinja o domínio da língua em 7 ou 8 meses.

Para um intercâmbio de longa duração será necessário um visto de estudante, que traz consigo uma vantagem muito atraente, a possibilidade de trabalho enquanto estuda.

Leia também: Precisa de visto para viajar para a Austrália?

Estudo e trabalho

Uma das modalidades de intercâmbio mais populares na Austrália é o estudo e trabalho. Nela, os estudantes têm a permissão de trabalhar em meio período durante a temporada de estudos e trabalhar em tempo integral durante as férias.

Para que você receba a permissão para trabalho, é necessário que seu curso tenha, no mínimo, 14 semanas (3 meses e meio)  de duração. Nesse caso, você também recebe o direito a 1 mês de férias, podendo trabalhar em tempo integral.

Trabalhador preparando um café com leite em uma cafeteria

Caso seu curso tenha duração maior do que 41 semanas (10 meses), você receberá o direito a 2 meses de férias no país.

Esse tipo de programa é perfeito para quem deseja obter uma experiência profissional durante seu aprendizado, e recuperar parte do seu dinheiro investido no intercâmbio.

Cursos profissionalizantes (VET)

Se seu objetivo é fazer carreira na Austrália trabalhando em um emprego qualificado ou obter uma certificação internacional para seu crescimento profissional, os VETs da Austrália são ideais para você!

Leia também: Melhores cursos para trabalhar em um emprego qualificado na Austrália

Construtores civis trabalhando

Os cursos VET da Austrália podem ter uma duração de 6 meses a 2 anos. Nesse tipo de curso, as durações são fixas, variando de acordo com a grade curricular e a necessidade de cada disciplina.

Por isso, a duração do seu intercâmbio vai depender do tipo de curso que você escolher. Alguns tipos de certificações, como diploma ou diploma avançado podem ter durações maiores, mas também têm maior grau de validação.

Outros tipos de curso

Como dissemos acima, existem outros tipos de programas na Austrália, como cursos preparatórios para exames e proficiência, cursos para adolescentes, preparatórios para high school, dentre outros.

Nesses casos mais específicos, o ideal é procurar a ajuda de uma consultoria especializada em intercâmbio. Eles poderão lhe orientar quanto à duração do programa, destinos, acomodações e outras dúvidas que você possa ter.

Por isso, nós do Rota do Canguru mantemos parceria com agências seguras e experientes. Nossas parceiras possuem equipes especializadas para ajudá-lo em todas as etapas do intercâmbio, como a procura por acomodação, aplicação de visto, seguro saúde e passagens aéreas.

Solicite um orçamento gratuito conosco e iremos te colocar em contato com as melhores agências do país! Realize esse sonho com segurança e tranquilidade!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália