A Austrália é um dos países mais procurados quando o assunto é trabalhar no exterior. E não é sem motivos! A Terra dos Cangurus é um dos melhores países do mundo para se viver, já que seu índice de qualidade de vida é altíssimo. 

Além disso, o país tem o maior salário mínimo do mundo e uma alta demanda por trabalhadores qualificados, já que sua população é baixa e o governo tem planos de receber milhões de imigrantes nos próximos anos.

Por isso, nós trouxemos nesse artigo as vantagens de se começar a trabalhar na Austrália do melhor jeito, com um intercâmbio de estudo e trabalho. Continue lendo e descubra!

Como começar a estudar e trabalhar na Austrália

lupa apontada para o mapa da Austrália

Iniciar uma jornada de estudo e trabalho na Austrália requer alguns passos e o primeiro deles é selecionar a escola em que se vai estudar, pois só assim será possível obter o visto de estudante com permissão de trabalho. Esse programa geralmente é chamado de intercâmbio de estudo e trabalho.

Ao se matricular em uma escola de idiomas na Austrália, será possível aplicar para o visto de estudante. Com ele será possível obter a permissão de trabalho, caso o curso em que se está matriculado tenha uma duração de ao menos 14 semanas.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Assim, você pode trabalhar enquanto faz um curso de inglês. Os trabalhos na Austrália para brasileiros mais comuns são nas áreas de limpeza, construção civil, restaurantes e bares.

Durante o período de estudos, não é permitido trabalhar mais do que 25 horas semanais. No entanto, é permitido trabalhar sem restrições de horas nas férias escolares.

Vale notar que a Austrália é referência em educação, com instituições reconhecidas mundialmente e alta qualidade de ensino.

A melhor maneira de realizar um intercâmbio, sem dúvidas, é por meio de uma agência confiável. Uma boa agência vai te ajudar a selecionar a escola certa e lhe dar suporte em qualquer tipo de emergência. Por isso, nós temos parceria com as melhores agências do mercado.

homem estudando em cima de sua cama

Vantagens de um intercâmbio de estudo e trabalho na Austrália: aprender inglês na prática

Ao estudar inglês em uma nação onde o idioma é nativo, o aprendizado já é muito acelerado. Mas quando se vive situações cotidianas e rotineiras trabalhando no exterior, essa imersão na língua é muito superior.

Esse período não servirá apenas para aperfeiçoar seu inglês, mas também será uma experiência de trabalho internacional única, que valorizará ainda mais suas habilidades com o inglês. Sem contar que é um ótimo registro para o seu currículo!

Alta variedade de programas educacionais

Na Austrália não são comuns apenas cursos de idiomas, mas também profissionalizantes. Eles oferecem um aprendizado semelhante a um curso técnico no Brasil, são chamados de VET.

homem cozinhando em um cozinha industrial com outros cozinheiros ao fundo

Os VET’s são bem comuns na Austrália, pois são cursos que focam em formar profissionais capacitados para exercerem suas funções. Diferentemente de uma graduação, que é bem mais teórico, os cursos profissionalizantes focam na prática das tarefas específicas de cada emprego. 

Por isso, o VET é uma ótima opção para quem deseja continuar trabalhando no país depois do intercâmbio de estudo e trabalho ou para quem deseja um certificado internacional para dar aquele UP na carreira.

Cultura cosmopolita com diversas oportunidades de networking

Na Austrália, cerca de 26% da população não nasceu em território australiano. O que faz do país um grande centro multicultural! Todo esse combo de culturas e estilos de vida contribui muito na experiência pessoal de um intercambista, além de também proporcionar um grande crescimento profissional!

foto em frente à Flinders Station, em Melbourne

Ao trabalhar e estudar na Austrália, o intercambista não vai apenas estar em contato com australianos, mas vai conhecer também pessoas de outros povos e culturas. O networking é simplesmente incrível! 

A Austrália tem um dos melhores sistemas de saúde do mundo!

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a Austrália tem um dos melhores sistemas de saúde do mundo. Com profissionais qualificados e infraestrutura de ponta em seus hospitais e clínicas.

A Terra dos Cangurus também é um dos países mais longevos do mundo, com uma média de expectativa de vida de 83 anos. 

Globo terrestre em miniatura envolto por um estetoscópio.

Vale lembrar que para poder estudar na Austrália é necessário contratar um seguro de saúde, chamado de OSHC (Overseas Student Health Cover), esse seguro cobre parte das despesas com emergências e possíveis tratamentos médicos feitos no país. Caso ele não esteja sendo pago em dia, pode ocasionar até na perda do visto.

Vantagens de estudar e trabalhar na Austrália: um dos países mais felizes do mundo

No ranking feito pela World Happiness Report, a Austrália é um dos países mais felizes do mundo. Isso se dá principalmente pelo seu alto desenvolvimento urbano, tecnológico e social.

três homens com bicicletas indo à praia e conversando.

A revista classifica os países de acordo com alguns critérios para decidir qual deles é mais feliz. Os critérios são: apoio social, renda dos cidadãos, saúde pública, liberdade individual, generosidade da população e ausência de corrupção.

Prática de esportes ao ar livre

O Brasil é conhecido como o país do futebol, até por que brasileiros amam praticar esportes. Ao fazer um intercâmbio na Austrália, você viverá em uma atmosfera esportiva bem parecida com a do Brasil!

A Austrália é um país adepto aos esportes. Na verdade, eles são grandes apreciadores de atividades físicas. Por isso, não é estranho andar pelas ruas do país e ver cidadãos fazendo caminhadas, passeando com o cachorro, andando de bicicleta ou, até mesmo, praticando esportes, como o surf, que é bem famoso no país.

Esse gosto, inclusive, se reflete na participação australiana nos Jogos Olímpicos, Os quais o país tem conquistado bons resultados desde os Jogos de Sydney, em 2000.

homem praticando esporte aquático com uma prancha

Um intercâmbio é a porta de entrada para uma residência permanente

Você sabia que é possível se tornar um morador permanente na Austrália e, até mesmo, um cidadão australiano?

O visto de residência permanente permite ao seu portador morar indefinidamente no país, além de diversos outros benefícios, como direito à saúde pública e ao financiamento estudantil.

Para conquistar o visto de residência permanente é necessário um plano a longo prazo bem organizado. Pois, para ser aprovado, será necessário cumprir uma série de requisitos estabelecidos pelo governo.

Um ótimo primeiro passo nessa jornada é um intercâmbio. Pois, assim é possível obter o visto de estudante e a permissão para trabalho, que serão essenciais para começar a acumular pontos no processo de imigração australiano.

foto de um parque em Melbourne, com pessoas calmas e tranquilas.

Se você deseja fazer um intercâmbio de estudo e trabalho na Terra dos Cangurus, nós podemos te ajudar.

Nossas agências parceiras te trazem para a Austrália com segurança e tranquilidade! Faça seu intercâmbio na Austrália com a ajuda de especialistas! Entre em contato e ganhe um orçamento gratuito personalizado!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália