Infelizmente, lidar com a saudade de casa não é algo tão fácil quanto gostaríamos. Se imagine, como brasileiro(a), indo passar um tempo na Austrália, praticamente do outro lado do mundo. Retornar ao seu país de origem não seria das tarefas mais simples, não é mesmo?

Todos os viajantes, sejam eles estudantes, profissionais ou mesmo mochileiros, já passaram pela angústia de sentir falta de seu lugar de origem. Não é por menos que esta é um das maiores dificuldades de viver na Austrália. Por isso é importante aprender a remediar os eventuais momentos nostálgicos causados pelo distanciamento. Conheça 10 dicas que te ajudarão a lidar com a saudade de casa para aproveitar melhor seu novo momento.

1. Nova casa, velha rotina – controlando a saudade de casa

fotos para lidar com a saudade de casa

Nem todos se sentem a vontade com mudanças bruscas. Esta primeira dica vai, em especial, para aqueles que têm dificuldade em se adaptar ao novo.

Procure levar para a nova casa a sua antiga rotina, pelo menos temporariamente, até você conseguir integrar novos hábitos ao seu dia a dia. Isso lhe trará lembranças agradáveis dos tempos anteriores e o(a) fará se sentir “abraçado”, mesmo em um país tão distante quanto a Austrália.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

2. “Casa nova, vida nova” – saindo da zona de conforto

Para algumas pessoas, “se é para mudar, que seja por completo”. Alguns lidam melhor com uma mudança plena, justamente para não serem atingidos pela melancolia causada por antigas recordações.

Então para não se afundar em momentos nostálgicos, crie hábitos que traga à sua vida circunstâncias novas e bastante atraentes. Aproveite a chance para experimentar comidas típicas da Austrália não vistas no Brasil. Isso ajudará a lidar com a saudade de casa de modo mais animador. Esta é uma ótima chance de se aproximar mais deste novo mundo.

3. Faça aquilo que te satisfaz

Um bom meio para lidar com a saudade todos os dias é priorizar seus antigos hábitos, mas sempre se mantendo aberto a novas experiências e dando valor as novas conquistas. Esta dica vale para quem gosta de relembrar os bons tempos e não quer “perder contato” com a antiga vida.

ouvindo música para lidar com a saudade de casa

Comer algo que traga antigas lembranças ou ouvir algumas músicas preferidas, por exemplo, é o suficiente para promover a sensação de proximidade, mesmo estando longe. Manter contato com amigos e familiares também é essencial para suportar a saudade de casa. Afinal, todos querem ter consigo um pouco do que tinham na antiga casa, até porque ninguém é de ferro, certo?

4. É bom conhecer outras pessoas

Se manter enclausurado(a) faz com que a saudade se torne ainda mais intensa e sufocante. Com o tempo, este sentimento pode tomar proporções que venham a afetar a sua saúde, comprometendo sua visão quanto às novas possibilidades.

Os australianos, por exemplo, são conhecidos por acolher muito bem os estrangeiros, independentemente da nacionalidade.  Há muitas pessoas que partilham dos mesmos gostos e costumes que você. E de forma geral, eles tem uma visão muito positiva de brasileiros. Portanto, invista em novas amizades, isso irá fazê-lo(a) se sentir mais vivo e livre de qualquer estagnação que o impede de viver sua vida.

5. Visitar os principais pontos turísticos pode ajudar

Uma das coisas mais prazerosas para um turista poder fazer o máximo de paradas em pontos turísticos durante seus dias de estadia. E olha que na Austrália não faltam atrações interessantes para visitar!

Passeio de balsa na Baia de Sydney

Por isso, quando sentir saudade de casa, busque visitar lugares que favoreçam o contato com o novo ambiente de modo que sua motivação seja despertada. Logo, a saudade de casa já não surtirá tanto efeito quanto se você estivesse fechado em um quarto, não acha?

6. Qualquer coisa, menos o ócio

Nada pior para o ser humano que se afundar no ócio. Além de não se tratar de um hábito fisicamente saudável, o ócio também impede que a mente se desligue de pensamentos negativos. Sentir saudades é normal. O importante ficar atento para que o sentimento não se transforme em algo mais profundo que afete a saúde mental.

Uma boa maneira de se ocupar é encontrar um trabalho ou aproveitar o tempo no país para estudar e aprimorar seu inglês. Portanto, o melhor modo de combater o ócio é buscar se aventurar em atividades de interesse que o(a) desprenda de pensamento pouco produtivos.

7. Vida real x vida virtual

As redes sociais são ferramentas muito úteis para facilitar ajudar a amenizar a saudade de casa. Porém, acessa-las com muita frequência, em alguns casos, pode mais atrapalhar do que ajudar, principalmente, no período inicial de adaptação. O ideal é não se manter tão conectado(a) ao mundo virtual. Aproveite as oportunidades reais que surgem diante de você para conhecer as características do país e absorva o máximo que puder.

8. Tirar fotos na casa nova para se sentir em casa

Talvez pareça algo sem importância, mas essa dica pode fazer com que o ambiente comece a ser visto de modo mais acolhedor.

Ter fotos suas na nova casa, na nova cidade/país e com novos amigos é uma boa maneira para promover a sua familiaridade com o novo lar. Adotando esse hábito, com o passar do tempo, é possível que seu cérebro passe a associar o aconchego da antiga casa ao visualizar essas novas fotos.

9. Escreva para amenizar a saudade de casa

Um modo interessante de remediar essa nostalgia é escrever sobre suas novas vivências. Essa atitude permitirá um momento de reflexão sobre os novos aprendizados e experiências, além de desconectar sua mente do passado por algum tempo. Os registros diários são ótimos para ajudar a processar essa nova fase da vida.

Esta dica é válida tanto para quem está estudando, trabalhando ou mesmo morando fora por tempo indeterminado. Ah… Se você está na Austrália, procure escrever no idioma nativo, isso irá contribuir para o seu aprimoramento do idioma local.

10. Conversar ajuda a amenizar a saudade de casa

Compartilhar os sentimentos pode ser algo bastante libertador. Todo mundo sabe que isso talvez seja mais fácil para uns do que para outros devido aos diferentes perfis das pessoas. Mas, ainda assim, externar os sentimentos conflitantes pode ser um grande passo para conseguir controlar a saudade de casa. Expor seus sentimentos e pensamentos te dará a sensação de leveza e tranquilidade.

Portanto, encontre alguém de confiança, sendo amigo ou um profissional da saúde mental, para te ajudar a lidar com esse desafio emocional.

Bom… Esperamos que estas 10 dicas de como lidar com a saudade de casa tenham iluminado a sua mente e contribuído para facilitar a sua estadia. Eventualmente, a maioria das pessoas irão sentir falta de estar em casa, porém morar na Austrália pode ser libertador e trazer uma nova perspectiva de vida. Estes tópicos são facilmente aplicáveis em qualquer lugar do mundo. Navegue pela nossa página e aprenda mais sobre esse país cheio de encantos e maravilhas que é a Austrália.