A educação na Austrália é reconhecida mundialmente por seu sistema de altíssima qualidade. Suas escolas preparam muito bem os estudantes. Ao mesmo tempo, muitas das universidades do país estão entre as melhores do mundo.

educação na austrália aspectos gerais

Aspectos gerais da educação na Austrália

É fato que, para chegar ao alto nível de ensino atual, o Governo Federal da Austrália investiu muito. Foram anos de desenvolvimento de leis, políticas públicas e ferramentas que ajudaram a transformar ainda mais a educação australiana.

O grande diferencial é que as políticas públicas educacionais do país não são desenvolvidas e definidas somente pelo Ministério da Educação. Aqui, há a participação de diversos outros setores da sociedade por meio de processos integrados. Assim, ministérios de outras áreas (indústria, comércio, ciência e tecnologia, por exemplo) acabam participando dos processos de tomada de decisão na hora de implementar novas políticas educacionais.

Por lá, a educação é um dos principais motores da economia. Por isso, o governo australiano investiu em um planejamento que transforma a educação na Austrália em algo inovador, competitivo no que diz respeito à produção científica, com universidades respondem aos desafios da sociedade e que seja comprometido com a sociedade global.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Então, a verdade é que se você tem a intenção de se mudar para a Austrália e estudar por aqui, você vai ter a garantia de uma educação de qualidade. O mesmo vale para crianças em idade escolar. Os padrões de qualidade da educação na Austrália são ainda mais supervisionados nas idades de formação das crianças.

Níveis do sistema de educação na Austrália

O sistema de educação na Austrália é um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil. Por aqui, a educação é obrigatória dos 5 ou 6 anos até os 15 anos de idade. Há algumas variações entre a divisão da educação entre os estados e territórios australianos, mas, no geral, ele é dividido em três grandes blocos. Veja:

educação na australia níveis

Preschool

É uma etapa não obrigatória, já que abrange crianças de idade até os 5 ou 6 anos, dependendo da região.

School Education

É dividido em três partes e dura treze anos. A primeira parte é a Preparatory Year e consiste em um curso não obrigatório – mas é bem comum cursá-lo – para crianças a partir dos 5 anos. A segunda é o Primary School, equivalente ao nosso Ensino Fundamental. Por fim, há o Secondary School, que é o Ensino Médio.

Ao final do período de School Education, o jovem estudante deve fazer exames para qualificar-se ao Ensino Superior e conseguir o Certificado de Ensino Médio. Alguns desses exames ainda são reconhecidos por diversas instituições de ensino fora da Austrália.

Em alguns casos, o estudante pode escolher cursar um ano a mais nessa fase e obter um diploma de Associate Degree. Por meio dele o estudante vai adquirir uma ampla formação teórica e um aprofundamento em habilidades profissionais.


 

Tertiary Education:

São os cursos de Ensino Superior. Assim como no Brasil, ele é dividido entre os Cursos Técnicos-Profissionalizantes (Vocational Education – VET) e o Ensino Superior tradicional (Higher Education).

Os cursos VET oferecem oportunidades para o estudante desenvolver habilidades técnicas e práticas para o mercado de trabalho.

Já cursos de Higher Education resultam em diplomas universitários como o Bachelor Degree (bacharelado), Graduate Certificate, Graduate Diploma, Masters Degree (mestrado), Doctoral Degree (doutorado).

Educação na Austrália: escolas particulares x escolas públicas

O sistema de ensino australiano é um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil também no que diz respeito às escolas particulares e públicas.

As escolas públicas, apesar de mantidas pelo governo australiano, não são totalmente gratuitas. Espera-se que os pais dos alunos contribuam com uma quantia anual que podem variar entre AU$ 3 mil e AU$ 20 mil por criança. Além disso, também não é possível escolher em qual escola seus filhos podem estudar. Isso acontece, pois a escola é selecionada de acordo com a localização onde você mora – as áreas chamadas de “catchment area”. Por isso muitas famílias escolhem alugar ou comprar casas perto das melhores escolas públicas.

Veja também: Aluguel de apartamento na Austrália – como fazer

familia educação na australia

No caso das escolas particulares, os pais vão acabar investindo um valor bem mais alto, algo que pode chegar a até AU$ 50 mil por ano. Nesse caso não é necessário morar perto das escolas. Além disso, as escolas particulares têm mais liberdade para construir sua grade curricular, indo além do proposto pelo governo.

No geral, não há uma grande disparidade entre as escolas particulares e públicas da Austrália no que diz respeito à qualidade do ensino. Por seguirem os padrões rigorosos do Governo, ambos tipos têm índices educacionais muito bons.

O PISA, índice que mede a qualidade educacional dos países, teve bons resultados em todas as áreas avaliadas no país. Veja só uma comparação entre os gráficos da Austrália e do Brasil na prova de 2018:

dados pisa comparação educação na australia e brasil
FONTE: PISA 2018/CompareYourContry.org

Educação na Austrália: universidades

As universidades australianas são o resultado das boas políticas públicas na educação básica australiana. Assim, as 5 melhores universidades da Austrália figuram entre as 100 melhores do mundo.

Dessa forma, cada vez mais estudantes internacionais têm procurado a Austrália para fazer um intercâmbio e estudar em uma universidade renomada. Isso é ainda mais facilitado pela língua inglesa e pela possibilidade de trabalhar legalmente com um visto de estudante.

universidades na australia

Por aqui, todas as universidades são pagas. Até mesmo as universidades públicas. É claro que as públicas podem ter um valor inferior às particulares. Mas, mesmo assim, o governo oferece suporte financeiro para que os estudantes de baixa-renda possam estudar. Cada universidade tem seus critérios para selecionar esses estudantes.

Cursos de idiomas

Se você não ainda não sabe inglês, mas quer estudar a língua em uma escola de idioma da Austrália, saiba que há diversas escolas excelentes para fazer um intercâmbio. Há programas para todos os níveis de inglês e para as mais diversas necessidades.

cursos de idioma na australia

Assim como outras instituições de ensino, as escolas de idioma também são monitoradas pelo governo. Isso garante a qualidade da educação na Austrália até mesmo para quem é estrangeiro. Dessa maneira, as escolas de idiomas são classificadas em vários níveis de certificação. O ideal para quem quer fazer um intercâmbio na Austrália é escolher uma instituição de alto padrão.

Intercâmbio na Austrália

O sistema de educação na Austrália é realmente impressionante. Se você se interessou em fazer um intercâmbio na Austrália, peça um orçamento para a Optima Intercâmbio. Eles são nossos parceiros no Rota do Canguru!

A Optima Intercâmbio tem os melhores pacotes de intercâmbio para a Austrália. São escolas de idioma de alto padrão e você vai ter a garantia de uma educação na Austrália de qualidade. Além disso, o time de vendas é o melhor! Com consultores especializados e que vão garantir que seu intercâmbio seja incrível do começo ao fim! Clique aqui e solicite já seu orçamento com a Optima Intercâmbio!