Está planejando turistar na Terra dos Cangurus? Ou, quem sabe, aperfeiçoar seu inglês com um intercâmbio? Pois então, saiba que uma das coisas mais importantes quando se vai viajar para outro país é conhecer o seu clima! 

Assim, é bem mais fácil escolher as datas, o local onde vai residir e, até mesmo, o roteiro de passeios! Leia nosso artigo até o fim para entender melhor o clima da Austrália!

Como é o clima da Austrália?

O clima na Austrália é bem semelhante ao do Brasil, já que também é um país do Hemisfério Sul, pois está localizado abaixo da linha do equador. Portanto, aqui as estações do ano ocorrem nas mesmas datas do Brasil. 

Pessoas ao redor do Sydney Opera House

A região norte da Terra dos Cangurus tem o clima tropical, sendo assim, é mais quente e úmido. A região sul tem clima temperado, então, é mais fria do que as outras regiões. Por isso, a temperatura da Austrália varia bastante de acordo com a região.

Nas regiões onde o clima é temperado, as estações do ano costumam ser bem definidas, com a  Primavera, Verão, Outono e Inverno muito bem divididos. Já nas regiões tropicais, as quatro estações se resumem em um verão úmido e um inverno seco.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Também vale mencionar a região central da Austrália, que, apesar de ser pouco habitada, ocupa a maior parte do país. O Outback Australiano, nome dado à região, tem um clima desértico e árido, o que faz com que temperaturas sejam extremas nessa área. 

Confira abaixo como são as estações do ano na Austrália: 

Primavera

A estação das flores ocorre de setembro a novembro. Nesse período, as temperaturas ficam bem amenas, com dias quentes e noites mais frescas. Sem dúvidas, é uma época linda, com flores por toda a parte e paisagens deslumbrantes.

Pessoas em um barco em Melbourne

A temperatura máxima dessa estação fica por volta dos 22ºC, enquanto a mínima costuma ficar por volta dos 10ºC. Vale lembrar que esses números variam dependendo da região do país.

Esse período é feito para viagens, já que faz parte da baixa temporada, portanto os preços são mais baratos e os locais costumam estar menos lotados. É uma ótima estação para se fazer um intercâmbio.

Verão

O verão acontece entre os meses de dezembro e fevereiro. Também é a estação chuvosa na área norte do país, que vai de novembro a abril. Essa época é famosa pelo seu céu azul, pelos dias quentes de praia e pelas chuvas tropicais. Só não vai se esquecer o protetor solar, porque o sol costuma ser forte.

Para quem gosta de calor, o verão na Austrália não decepciona. A temperatura média fica em torno de 30ºC. Ainda bem que não faltam praias incríveis para aproveitar todo esse calor! É nesse período que ocorrem grandes festivais e vale ficar de olho para não perder os melhores!

Praia em sydney

Essa também é uma época perfeita para praticar esportes, principalmente os que envolvem água, como o surf. O país é referência nessa atividade e conta com diversos clubes tradicionais. Outra programação incrível é visitar os parques nacionais do país, que são lugares extremamente preservados e com trilhas emocionantes.

Outono

De março a maio acontece o outono australiano. Essa época do ano também é considerada baixa temporada, portanto, é um ótimo período para se viajar até o país. Porém, vale ficar de olho no calendário de férias escolares, pois as famílias aproveitam esse momento para saírem de férias. 

Uma moça feliz em meio às folhas douradas de outono.

As temperaturas ficam entre 16ºC e 27ºC, o que torna o tempo bem agradável. Geralmente, o começo do outono ainda é bem quente, mas as temperaturas vão baixando conforme a estação avança.

Inverno

O inverno na Austrália começa em junho e termina em agosto. Nessa época, os dias costumam ser frescos e as noites bem frias. Em alguns lugares do país pode até nevar! As temperaturas variam entre 3ºC e 19ºC de acordo com a região do país.

Essa estação do ano é o período seco na parte norte do país, o que torna a época ideal para visitar alguns locais, como Darwin, Top End e Kimberley. Se você estiver procurando um inverno nevado, você deve ir até o sul do país. Mas lembre-se de se agasalhar, pois as temperaturas podem chegar a graus negativos.

Imagem um pôr do sol em um monte na Austrália

Estados como Nova Gales do Sul, Victoria e Tasmânia apresentam temperaturas bem baixas nessa época. Nesses locais você poderá encontrar diversas atrações de inverno, como estações de esqui nos Alpes australianos e festivais de inverno em Sydney.

Melhor época para viajar até a Austrália.

A melhor época para visitar o país vai depender da sua preferência climática e dos seus planos para a viagem. A primavera e o outono geralmente são épocas de baixa temporada, o que pode favorecer o seu bolso na compra de passagens aéreas e visitas a pontos turísticos. 

Se você gosta de um friozinho, a melhor opção é viajar no inverno. Assim, você pode aproveitar as pistas de esqui ao redor de Melbourne, as trilhas nevadas da Tasmânia, a temporada de trufas em Margaret River e uma ótima época para mergulhar na Grande Barreira de Corais. Já que é possível mergulhar com baleias nessa estação do ano.

Se você curte o calor e quer aproveitar os dias quentes, o verão é a época certa. A estação é perfeita para visitar as praias de Gold Coast, Byron Bay, Sydney e outras milhares ao redor do país.

criança de costas na praia segurando a bandeira da austrália

Por isso, é sempre bom se planejar antes de viajar. Criar um roteiro de visitas para seu intercâmbio ou viagem de férias é essencial para aproveitar ao máximo sua estadia na Terra dos Cangurus.

Aproveite a melhor época do ano para você e faça um intercâmbio!

Já pensou em estudar enquanto desfruta as maravilhas desse país encantador? Um intercâmbio com certeza vai te proporcionar o melhor que a Austrália tem a oferecer!

Para conseguir fazer um intercâmbio de sucesso, com uma agência confiável, transparente e que presta um serviço completo aos estudantes, você pode contatar uma de nossas agências parceiras. 

Solicite um orçamento gratuito conosco e iremos te colocar em contato com as melhores agências do país! Realize esse sonho com segurança e tranquilidade!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália