A Austrália é um dos destinos mais procurados por brasileiros que querem viver uma experiência internacional, seja para estudar, trabalhar ou visitar. O país oferece uma qualidade de vida invejável, uma cultura diversificada, uma natureza exuberante e um mercado de trabalho dinâmico e competitivo.

Mas como estão as vagas de emprego na Austrália em 2024? Quais são as profissões em alta para trabalhar no país? Quais são os requisitos e os vistos necessários? Neste artigo, vamos responder essas e outras perguntas para você se preparar para essa experiência única!

Como trabalhar na Austrália?

Reunião de trabalho ao redor de uma mesa.

Para trabalhar legalmente na Austrália, você precisa ter um visto válido que permita essa atividade. Existem diferentes tipos de vistos que podem ser solicitados de acordo com o seu perfil e objetivo.

O mais comum é o visto de estudante. Ele permite que o estudante permaneça na Austrália durante todo período do seu curso, mais um período de férias. Com ele, é possível trabalhar por até 48 horas quinzenais durante o período letivo.

O aluno também tem o direito de trabalhar sem limite de horas durante as férias do curso. 

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Para que a permissão de trabalho seja concedida, é necessário que o curso tenha uma duração mínima de 14 semanas. O visto de estudante é uma ótima forma para conseguir seu primeiro emprego no país, já que é possível conciliar os estudos com uma experiência profissional internacional.

Leia também: Intercâmbio na Austrália vale a pena? Veja 10 motivos

Para solicitar esse visto, você precisa se matricular em um curso, ter uma carta de oferta (COE) da instituição de ensino, comprovar renda suficiente para se manter no país, ter um seguro saúde obrigatório (OSHC) e atender aos requisitos de nível de inglês e saúde.

Outra opção é o visto de trabalho, que pode ser temporário ou permanente, dependendo da sua qualificação, da sua experiência e da demanda do mercado. Esse tipo de visto geralmente requer uma oferta de emprego ou um patrocínio de um empregador australiano.

Há também o visto de residência permanente. Esse visto permite que você more e trabalhe no país indefinidamente, com direito a benefícios sociais e acesso à cidadania australiana após um período. 

Você pode obter esse visto de diferentes maneiras, as mais comuns são para familiares de cidadãos ou residentes permanentes da Austrália, para trabalhadores com habilidades valiosas para o país ou que estão sendo patrocinados por uma empresa australiana e para empresários ou investidores. Em todos os casos é necessário cumprir uma série de requisitos para cada caso e submeter documentos e certificados em um formulário online. Você pode ver mais detalhes sobre cada opção de visto e fazer a aplicação pelo site da Imigração Australiana.

Quais são os salários na Austrália?

A Austrália é um país que oferece salários competitivos e atrativos para os seus trabalhadores. A partir de Julho de 2023, o salário mínimo na Austrália é de AUD$ 23,23 por hora ou AUD$ 882,80 por semana para um trabalhador em tempo integral.

No entanto, os salários podem variar muito de acordo com a sua qualificação, a sua experiência, a sua área de atuação e a sua localização. Além disso, os salários podem ser negociados entre o empregado e o empregador, desde que não sejam inferiores ao mínimo estabelecido.

Qual o principal trabalho na Austrália para brasileiros?

Pedreiro construindo uma casa

De forma geral, os empregos mais comuns para brasileiros na Austrália são aqueles que não exigem um alto grau de especialização ou formação acadêmica, mas que demandam habilidades práticas, flexibilidade e disposição para trabalhar. 

Esses empregos nem sempre requerem um alto nível de inglês, sendo ideais para aqueles que estão no país há pouco tempo, mas ainda estão se acostumando com a língua. Geralmente, os brasileiros trabalham como:

  • Garçom ou atendente: trabalha em restaurantes, cafés, bares ou hotéis servindo clientes, limpando mesas, recebendo pagamentos e dando suporte à equipe. O salário médio é de AU$ 27 por hora.
  • Cleaner ou faxineiro: trabalha em casas, escritórios, hotéis ou escolas fazendo a limpeza e a higienização dos ambientes. O salário médio é de AU$ 25 por hora.
  • Motorista ou entregador: trabalha dirigindo carros, motos ou bicicletas para transportar pessoas ou produtos por meio de aplicativos. O salário médio é de AU$ 25 por hora.
  • Construtor: trabalha em obras de construção civil, fazendo serviços como carpintaria, alvenaria, elétrica, hidráulica ou pintura. O salário médio é de AU$ 35 por hora.

Profissões em alta na Austrália em 2024

A Austrália é um país que valoriza muito a qualificação e a experiência profissional dos seus trabalhadores. Por isso, as profissões em alta para trabalhar no país são aquelas que exigem um alto nível de habilidade, conhecimento e especialização.

De acordo com a Lista de Ocupações Qualificadas (SOL), as profissões que têm mais demanda e oportunidades na Austrália em 2024 são:

Tecnologia da informação

A tecnologia da informação é uma das áreas que mais cresce e se desenvolve na Austrália, com uma demanda constante por profissionais capacitados e inovadores.

Saúde

Enfermeira fazendo anotações em um papel

A saúde é outra área que tem uma grande demanda por profissionais na Austrália. Há uma escassez muito grande de profissionais, principalmente em cidades pequenas e afastadas dos grandes centros. Os setores que mais contratam nessa área são os de cuidados primários, hospitalares, comunitários e domiciliares.

Educação

O setor educacional é mais uma área que tem uma alta demanda por profissionais na Austrália, principalmente por causa do crescimento da população estudantil, da diversidade cultural e da necessidade de qualificação profissional. Os setores que mais contratam nessa área são os de educação infantil, primária, secundária e superior.

Construção civil

A construção civil tem uma alta demanda por profissionais na Austrália especialmente por conta do aumento dos projetos de infraestrutura, habitação e energia no país. Os setores que mais contratam nessa área são os de construção residencial, comercial e industrial.

A Austrália tem uma alta demanda por trabalhadores qualificados, por isso recomendamos um curso de especialização para quem busca uma carreira duradoura na Terra dos Cangurus. Nossas agências parceiras oferecem diversas opções desse tipo de curso na Austrália, entre em contato com eles e faça uma cotação gratuita.

Dicas para encontrar trabalho na Austrália

Encontrar um emprego na Austrália requer paciência e força de vontade. Existem algumas dicas e estratégias que podem aumentar as suas chances de conseguir uma oportunidade no país. Veja algumas delas:

Adquira as qualificações e licenças necessárias: 

Dependendo da área que você deseja atuar, você pode precisar de qualificações ou licenças específicas para trabalhar na Austrália. Por exemplo, se você for trabalhar como enfermeiro, médico ou dentista, você precisa ter o seu diploma reconhecido pelo órgão regulador da sua profissão no país e obter um registro profissional. 

Os cursos profissionalizantes da Austrália, chamados de VET, são ótimas opções para quem busca um emprego qualificado no país, pois eles focam especialmente para o mercado de trabalho australiano. 

Você pode encontrar o VET que mais se adequa aos seus planos ao entrar em contato com a nossa agência parceira, a Optima Intercâmbio! Eles oferecem cursos profissionalizantes em diversas áreas de atuação. Clique aqui e solicite uma cotação gratuita.

Faça um bom currículo:

O seu currículo é o seu cartão de visitas e deve destacar as suas qualificações, experiências e habilidades relevantes para a vaga desejada. Ele deve ser feito em inglês, no formato australiano, que é diferente do brasileiro. Clique aqui e confira nossos exemplos baixáveis de currículo australiano.

Melhore o seu inglês: 

O inglês é fundamental para trabalhar na Austrália, tanto para se comunicar com os colegas, clientes e chefes, quanto para demonstrar profissionalismo e competência. Por isso, investir em um curso de inglês na Austrália é essencial para quem busca se qualificar para trabalhar no país.

Pesquise as vagas disponíveis: 

Há duas maneiras de você procurar emprego na Austrália. A primeira delas é acessar sites como o Career One, Seek ou Gumtree e pesquisar quais são as vagas disponíveis na cidade onde você irá residir. 

A segunda maneira é buscar as vagas pessoalmente, visitando os estabelecimentos comerciais e entregando o seu currículo impresso ou solicitando uma entrevista. Essa forma é mais indicada para vagas informais ou temporárias, como garçom, atendente, babá ou faxineiro.

Amplie a sua rede de contatos: 

Ter uma boa rede de contatos pode ser muito útil na hora de encontrar um emprego na Austrália, pois muitas vagas são preenchidas por indicações ou recomendações. 

Por isso, procure conhecer pessoas que trabalham na sua área de interesse ou que possam te ajudar de alguma forma. Você pode participar de eventos, workshops, palestras, feiras ou grupos nas redes sociais relacionados ao seu campo profissional. 

Você também pode se conectar com ex-colegas, professores, amigos ou familiares que já moram ou trabalham na Austrália e pedir dicas ou referências.

Um intercâmbio é uma ótima forma de conseguir um emprego na Austrália

Uma das formas mais eficazes de conseguir um emprego na Austrália é através de um intercâmbio. O intercâmbio é uma oportunidade de estudar em uma instituição de ensino australiana, aprimorar o seu inglês, conhecer a cultura e o estilo de vida local e trabalhar legalmente no país.

Para fazer um intercâmbio na Austrália, você precisa escolher um curso que atenda aos seus objetivos e ao seu orçamento, solicitar um visto que permita estudar e trabalhar, reunir a documentação necessária e planejar os seus gastos com passagem, acomodação, alimentação, transporte e lazer.

Saiba mais em: O que é intercâmbio? Como fazer intercâmbio? Saiba tudo sobre o assunto

É para isso que as agências de intercâmbio existem: para facilitar a vida dos intercambistas e levá-los até seus sonhos. Nós, do Rota do Canguru, sempre recomendamos agências certificadas e de qualidade. Elas são especializadas em intercâmbios para a Austrália e podem te auxiliar em todas as etapas do processo, desde a escolha do curso e da a compra da passagem até a chegada no destino.

Entre em contato com as melhores agências do mercado e garanta um intercâmbio com segurança e tranquilidade.

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália