A bandeira da Austrália é um caso curioso onde suas cores não refletem a paleta escolhida para representar a imagem do país. É comum associar a nação à suas características de ter um clima ensolarado, construções modernas, um excelente churrasco e belas paisagens naturais. Contudo, você já parou para refletir sobre a bandeira australiana? Caso a resposta seja negativa, confira a seguir toda a história e a simbologia por trás de uma das bandeiras mais emblemáticas do mundo.

Desenho da bandeira da Austrália
Bandeira da Austrália

Significado das cores da bandeira da Austrália

As cores da bandeira da Austrália são branco, azul e vermelho, exatamente as mesmas cores da bandeira do Reino Unido, país responsável pela colonização da Austrália.

Entretanto, entre os australianos, essas três cores não são consideradas as que melhor representam o país, e sim o verde e o amarelo, como no Brasil. O verde e o amarelo representam os povos aborígenes que viveram por séculos nas terras australianas antes da chegada dos colonizadores europeus. Além disso, essas duas cores também simbolizam a planta Wattle (acácia), que existe em grande abundância na Austrália apesar de ser considerada rara no restante do mundo.

Flor de acácia ou wattle
Acácia. Planta muito comum na Austrália

Contextualizando, no ano de 1778, uma expedição inglesa desembarcou em Botany Bay, no atual estado de Nova Gales do Sul. O país, na posse do governo britânico, foi escolhido como presídio para os prisioneiros da coroa, já que, à época, os Estados Unidos, que eram o destino dos presos, havia acabado de declarar independência. A colonização se estendeu até o ano de 1901. Por este motivo, as cores vermelha, azul e branca da bandeira da Austrália foram escolhidos em referência à colonização britânica no país.

Significado dos símbolos da bandeira da Austrália

O principal símbolo da bandeira da Austrália é a Union Jack, expressão pela qual é chamada a bandeira do Reino Unido, que se encontra no canto superior esquerdo. Esse símbolo, assim como as cores, foi escolhido em homenagem ao povo britânico, por terem realizado a colonização do país.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

O fundo azul é uma alusão ao mar que contorna toda a ilha. Já a grande estrela de sete pontas da bandeira, também conhecida como “Estrela da Federação”, simboliza os seis estados do país e os territórios australianos. As outras cinco estrelas, quatro de sete pontas e uma de cinco pontas, representam a constelação do Cruzeiro do Sul, a qual pode ser vista da Austrália todas as noites, e de alguns lugares do país até mesmo durante o dia.

História da bandeira australiana

O ano de 1901 foi muito importante para os australianos, pois esse é o momento histórico em que surgiu oficialmente a Comunidade da Austrália (do inglês, “Commonwealth of Australia”). Como até então o país utilizava a bandeira do Reino Unido, foi feito um concurso com o objetivo de escolher qual seria o design da nova bandeira da Austrália.

Dia da Bandeira na Austrália
03 de Setembro é celebrado o Dia da Bandeira na Austrália

Com cerca de 30 mil desenhos submetidos no concurso, esse desenho foi o grande escolhido, e em setembro de 1901 a atual bandeira da Austrália pôde ser adotada oficialmente. Desde então, o desenho chegou a sofrer alguns ajustes, de acordo com a vontade do rei Edward VII, da Inglaterra, e também teve as suas dimensões corrigidas durante a década de 30. Desde 1996, o país definiu que o dia 3 de setembro seria considerado a partir de então como “o dia da bandeira”.

Controversias

De forma geral, a bandeira da Austrália é bem aceita pelos cidadãos australianos, que a consideram uma representação ideal da história moderna do país. Entretanto, também existem grupos que criticam o conceito da bandeira por ressaltar somente as origens britânicas, deixando de lado os povos aborígenes e outros ancestrais que habitaram esse território por milhares de anos.

Por essa razão, já existem nos dias atuais algumas propostas para a alteração da bandeira da Austrália, muitas das quais defendem o uso das cores verde e amarelo, que representam o meio ambiente e o passado aborígene. Há inclusive uma reivindicação que propõe o uso da imagem de um canguru na bandeira, tendo em vista que a Austrália é conhecida internacionalmente por ter o animal como um dos símbolos mais representativos do país.

Fique por dentro de nossas atualizações no Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

E também no Instagram:
https://instagram.com/rotadocanguru

Tem algo sobre a Austrália que você tem curiosidade de saber? Deixe aqui nos comentários que terei o prazer de responder!