Falar das características da Austrália é falar de sua cultura e natureza. Neste post contaremos as principais características da Austrália e como o país vem a cada dia mais atraindo a atenção do mundo inteiro pelo seu ótimo nível de bem-estar da população.

Existem diversas características da Austrália que fazem dela um país único no mundo. Não apenas pela localização, praticamente um continente isolado, mas também pela natureza, clima, cultura e costumes de sua população.

Tudo começa a 60.000 anos atrás quando a Austrália era habitada pelos aborígenes, conhecidos como o povo mais antigo da história do mundo. Entretanto, foi em 1770, quando o Inglês James Cook atracou sua embarcação na costa leste da Austrália, que o país passou por sua transformação que ficou marcada para sempre na história.

Hoje em dia as características da Austrália são, em muitos casos, exemplos para o mundo. Não apenas porque o país está a muitos anos entre os melhores países para se viver, como diz o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU, mas sim pela cultura, natureza e estilo de vida da população. Veja as principais características da Austrália abaixo:

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Características da Austrália

Informações Gerais da Austrália

ItemDetalhe
CapitalCamberra
População+25 milhões de habitantes
MoedaDólar Australiano
Área7.6 milhões de km2 - 6º Maior
LínguaInglês
PolíticaParlamentarismo
Estados6 estados e 2 territórios
Economia13th maior do mundo
Alfabetização99% da população
Horário13 horas a mais que Brasília
CimaTropical, árido e mediterrâneo
Expectativa de Vida82.5 anos
Dia da Austrália26 de Janeiro

As principais cidades da Austrália em aspectos de crescimento econômico e turismo são Adelaide, Brisbane, Byron Bay, Cairns, Canberra, Darwin, Gold Coast, Hobart, Melbourne, Noosa, Perth, Sunshine Coast, Sydney e Whitsundays. De modo geral, elas são limpas, seguras, modernas, organizadas e com uma excelente infra-estrutura.

Uma curiosidade interessante das notas de dinheiro da Austrália é que elas são de plástico hiper resistente, já que mais de 80% da população vive na região costeira do país, ao máximo 50 km de distância da praia. Por isso, as notas não estragando ao entrar no mar. Abaixo estão as imagens das moedas e notas de dinheiro da Austrália.

Clima e Natureza da Austrália

As características da Austrália em relação a sua natureza é bastante extensa, como uma grande variedade de climas, relevos, vegetações, praias e montanhas. A maioria das cidades do país são litorâneas, sendo que no lado leste do país está o Oceano Pacífico (Sydney, Brisbane, Gold Coast e Melbourne) e o lado Oeste o Oceano Índico (Perth e Adelaide).

A maior parte da Austrália é localizada na zona intertropical do planeta o que dá ao país um clima bastante tropical nas cidades que estão na região costeira. Entretanto, a maior parte da Austrália, cerca de 70% – região central, é bem seca e com característica de clima árido – desértico.

Quanto ao relevo, o país tem uma gama grande de montanhas e elas são localizadas na perto das costas litorâneas. Portanto, algumas cidades como Brisbane, Gold Coast e Sydney são rodeadas por belíssimas montanhas que dão ainda mais beleza para essas regiões.

Em relação a vegetação, existem dois tipos de classificação bem distintos. Para as regiões áridas / desérticas temos as Estepes e Arbustos Xerófilos. Já na região tropical / litorânea encontramos Florestas Tropicais e Subtropicais.

Por conta da característica da Austrália ter este mix de climas, desértico e tropical, o país é muito famoso pelo seus dias super ensolarados. Em média são 200 dias por ano ano, sem ao menos uma nuvem no céu, algo realmente fantástico. O que faz das praias do país ainda algo mais especial. Aliás, são praias lindas, limpas e organizadas que rodeiam toda a Austrália.

Sobre as características da Austrália no mundo animal, também temos que descartar a sua singularidade. Muitos animais são apenas encontrados na Austrália, como o Canguru, Coala, Wombat, Demônio da Tasmânia, Aves e muito outros.

Outro aspecto do mundo animal é que a Austrália tem diversos animais perigosos como cobras, aranhas, insetos e tubarões. Entretanto, existe um certo exagero sobre o temor à estes animais, pois muitos acreditam que eles estejam em todos os cantos. Porém, isso não é verdade. A maioria deles são encontrados em regiões afastadas das grandes cidades e o índice de fatalidade por conta deste bixos é bem baixo.

Esporte, Artes e Costumes da Austrália

No aspecto do esporte a Austrália tem uma característica bem diferente a do Brasil. Por exemplo, os esportes mais praticados no país são o AFL (uma mistura de Futebol Americano com Rugby), Rugby, Cricket, Surfe, Futebol, Natação, Netball, (uma espécie de basketball mas sem a tabela da cesta de arremesso), Lawn Bowling, Golf e Basketball.

Desde muito cedo os Aussies (apelido dado aos Australianos) são incentivado à prática do esporte e muitos deles acabam seguindo até a carreira esportiva. Por isso que na Austrália revela anualmente bons atletas para o mundo do esporte de competição.

Embora a característica da Austrália não seja de criar “mitos” no esporte, um dos atletas mais famosos neste aspecto é o Ian Thorpe, nadador que ganhou 5 medalhas de ouro em olimpíadas sendo 3 delas nas Olimpíadas de 2000 em Sydney, Austrália.

Os Australianos de modo geral respeitam e incentivam muito a questão da arte e cultura no país. Por isso eles são grandes frequentadores de cinemas, bibliotecas, teatros, museus, concertos de músicas, shows e exposição de artes. Além, é claro, de incentivar a arte vinda dos aborígenes contemporâneos que representam os ancestrais da Austrália.

Parques, museus e espaços para esporte, artes e shows são espalhados pelo país inteiro. Geralmente são locais muito frequentados durante os finais de semanas, não apenas para os contemplar, mas muitas vezes para reunir amigos e familiares. Eles realmente gostam desses tipos de espaços.

Outro aspecto da cultura da Austrália é a sua grande miscigenação. Quase 50% dos Australianos têm pais ou mães que são nascidos em outros países e muitos vivem na Austrália. Este fato, sem dúvidas, impacta positivamente os costumes do povo Australiano, com um mix rico em relação a comida, vestuário, arte, dança e etc.

Por fim, é importante mencionar que a Austrália respeita muito as diferenças religiosas de sua população. Embora cerca de 30% dos Australianos não tenham religião, a maior população sem religião do mundo, existem muitos católicos, cristãos, budistas, muçulmanos e até mesmo espíritas no país, o que mostra o respeito que os Australianos tem a diversidade e as pessoas que pensam diferente.

Veja também este artigo “Por que fazer Intercâmbio na Austrália“. Aqui você terá mais informações sobre vários aspectos do país.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguruAUS

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post, deixe seu comentário que responderemos com muito prazer.