Intercâmbio de 1 mês, intercâmbio de 3 meses, intercâmbio de seis meses… Vale a pena fazer um intercâmbio de curta duração na Austrália? Se você tem pouco tempo disponível para realizar o sonho de fazer um intercâmbio na Austrália, este post é para você! Nós vamos falar um pouquinho se um intercâmbio de 1 mês vale a pena ou se é melhor decidir por um intercâmbio de duração superior ou outro país. 

O intercâmbio de 1 mês vale a pena?

Muitos se perguntam se fazer um intercâmbio de um mês é tão proveitoso como fazer um intercâmbio de 3 meses ou mais. A verdade é que tudo depende um pouco de seus objetivos e qual é o seu nível de idioma. Isso porque um intercâmbio de um 1 mês na Austrália é uma excelente oportunidade para quem deseja ter uma experiência rápida, construtiva e multicultural no exterior.

Saiba mais: Quando custa um intercâmbio na Austrália em 2024

A Austrália é um país extremamente diverso, acolhedor e cosmopolita. Então, se o seu objetivo de intercâmbio é conhecer outras e novas culturas enquanto treina outra língua – no caso, o inglês – fazer um intercâmbio de 1 mês vale a pena sim! 

Os intercâmbios de curta duração, que são aqueles intercâmbios de até três meses, são ótimas oportunidades de aproveitar tudo o que a Austrália tem de melhor a oferecer, mesmo que em um curto espaço de tempo. Se organizar direitinho, você consegue conhecer muitos lugares incríveis e, ainda por cima, estudar inglês nas melhores escolas do país.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

O outro lado

Entretanto, se o seu objetivo é trabalhar enquanto estuda na Austrália, um intercâmbio de 1 mês não vale a pena. Isso porque a Austrália não permite que o intercambista trabalhe apenas com um visto de turista: apenas o visto de estudante oferece a possibilidade de estudantes internacionais trabalharem enquanto fazem um curso de inglês ou outro tipo de cursos. 

Além disso, um intercâmbio de um mês na Austrália não vale a pena se você tiver um nível de inglês muito básico. Isso porque o período de um mês costuma ser bastante curto para evoluir no nível de inglês.

Saiba mais: Quanto tempo leva para aprender inglês?

Considerando isso, o tempo recomendável para aprender inglês do zero e chegar até um nível em que você já consiga se comunicar com poucas dificuldades, serão necessárias pelo menos 25 semanas – seis meses – de aulas em uma escola de idiomas. É claro que esse tempo pode variar bastante de acordo com o estudante. 

Motivos para se fazer um intercâmbio de 1 mês na Austrália

Certo, então um intercâmbio de 1 mês está de acordo com seus objetivos e necessidades? Vou te contar alguns motivos que farão você  escolher a Austrália como o seu destino de estudos! E pode ter certeza: essa experiência de um mês de intercâmbio vai ser um dos períodos mais incríveis da sua vida! 

Conhecer uma nova cultura

Qualquer viagem – independente do período ou do motivo dela – é uma grande oportunidade para conhecer uma cultura diferente da sua, ter contato com novos costumes e diferentes pessoas. 

Fazer um intercâmbio de 1 mês na Austrália vale a pena porque é um momento em que você conhecerá não apenas moradores da Austrália como também estudantes de outros países que procuram a terra dos cangurus para aprender inglês, fazer uma graduação ou, até mesmo, uma pós graduação.

Em apenas um mês de intercâmbio você poderá conhecer pessoas de diferentes partes do mundo, uma vez que a Austrália é um dos principais mercados internacionais para estudantes, recebendo, principalmente, acadêmicos da Ásia e das Américas. 

Veja mais: Cultura da Austrália: conheça seus principais aspectos

Possibilidade de progredir no idioma

É inegável que fazer um intercâmbio de um mês fará com que você avance muito mais no idioma do que se estudar inglês em um curso de idiomas no Brasil. O intercâmbio é um momento em que o estudante ficará submerso em um novo idioma e será obrigado a falar essa outra língua 24 horas por dia com falantes nativos.

Com esse contato diário e ainda mais abrangente, o estudante acabará progredindo muito na língua e de uma maneira ainda mais natural, com o uso de expressões idiomáticas e de outras palavras que você poderá aprender apenas com um falante nativo.

Veja mais: Tipos de exames de proficiência para vistos da Austrália

Intercâmbio de 1 mês pode ser feito nas férias! 

A grande vantagem de se fazer um intercâmbio de um mês é que você pode aproveitar o período de férias para estudar no exterior. Ao mesmo tempo, você verá que não será uma troca de viagem por lazer. Isso porque você ainda terá todo esse lado de lazer e férias, já que você vai poder fazer uma viagem a turismo pela Austrália! 

O intercâmbio de um mês acaba saindo mais em conta! 

Se você sonha em fazer um intercâmbio, mas se preocupa com a parte financeira, um intercâmbio de 1 mês pode ser uma oportunidade para tirar esse sonho do papel! Não se preocupe com quanto custa um intercâmbio de um mês pode sair até R$ 10 mil mais barato do que um intercâmbio de 24 semanas (seis meses).

Um intercâmbio de 1 mês é uma chance de investir em um curso intensivo

Há inúmeras opções de cursos que você pode escolher fazer durante o seu intercâmbio. São cursos que variam não apenas na metodologia de ensino, mas também na quantidade de aulas. 

Um intercâmbio de um mês pode ser uma oportunidade para você investir em um curso de idiomas que seja intensivo ou semi-intensivo. Esses cursos além de ter uma carga horária maior, são cursos em que o estudante terá disciplinas mais aprofundadas. Assim, você poderá aprender muito mais em muito menos tempo. 

Pouca burocracia na hora de tirar visto

Ao fazer um intercâmbio de um mês ou um intercâmbio de três meses você enfrentará muito menos burocracia para tirar seu visto. E aqui não falo apenas do visto de estudante: fazer um intercâmbio de um mês a três meses na Austrália exige apenas o visto de turismo australiano, o qual ainda é mais fácil de se obter do que os vistos para os Estados Unidos, por exemplo.

Neste sentido, a Austrália se torna um excelente destino para quem deseja pouca burocracia para se aplicar ao visto e estudar por aqui. 

Veja mais sobre vistos na Austrália:
Visto de turismo da Austrália: como tirar?
Como é o sistema de pontuação para visto da Austrália
Carta de intenção para visto australiano: como fazer?
Renovação de visto da Austrália: como fazer

Afinal, então é melhor investir em um intercâmbio de um mês?

Como dissemos acima, a duração do seu intercâmbio depende de suas necessidades e objetivos. Um intercâmbio de um mês é voltado para quem já fala inglês ou tem um certo conhecimento prévio do idioma e deseja apenas lapidá-lo de maneira que adquira uma maior fluência. Ao mesmo tempo, o intercâmbio de um mês é voltado para quem deseja fazer um curso e aproveitar as inúmeras opções de lazer que a Austrália pode oferecer. 

Entretanto, se você não sabe absolutamente nada de um novo idioma e quer ganhar certa fluência, o intercâmbio de um mês pode não ser o suficiente para atingir seus objetivos. Na maior parte dos casos, leva tempo e dedicação para aprender uma nova língua e, para você aproveitar todas as experiências do seu intercâmbio, é recomendável fazer um intercâmbio de um período superior a um mês! 

Como fazer um intercâmbio de um mês?

A melhor e mais segura maneira de se fazer um intercâmbio – independente da sua duração – é contando com a ajuda de uma agência de intercâmbio de qualidade e já consolidada no mercado. 

Nós do Rota do Canguru mantemos parceria com agências seguras e experientes. Nossas parceiras possuem equipes especializadas para ajudá-lo em todas as etapas do intercâmbio, como a procura por acomodação, aplicação de visto, seguro saúde e passagens aéreas.

Solicite um orçamento gratuito conosco e iremos te colocar em contato com as melhores agências do país! Realize esse sonho com segurança e tranquilidade!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália