Trabalhar na Austrália é muitas vezes o desejo de muitos Brasileiros que querem fazer intercâmbio no país. Neste post damos dicas e informações importantes sobre como trabalhar na Austrália com aplicativos de entrega de comida como Ubereats e Deliveroo.

Para iniciarmos este post, é importante dizer que para trabalhar na Austrália seja em qualquer lugar, incluindo Uber, Ubereats, Deliveroo, Airtasker, a pessoa interessada deve ter direitos de trabalhar na Austrália.

Estudantes que estão vindo ao país para um intercâmbio cultural deve ter um visto de estudante. Este visto lhe dá o direito de trabalhar na Austrália por até 40 horas quinzenais, como explicado no post condições do visto de estudante na Austrália. A falta de comprimento desta regra pode causar até a deportação do estudante.

Outro ponto importante a se destacar é que o trabalho com empresas de aplicativos é bastante controverso. O principal motivo é porque elas não têm vínculo empregatício com o trabalhador, o que impacta em sua remuneração, muitas vezes abaixo do próprio salário mínimo da Austrália, e aos direito ao trabalhador, que não tem férias, contribuição no superannuation, falta por doença ou qualquer tipo de benefício trabalhista.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Por outro lado, o Uber, Ubereats, Deliveroo, Airtasker e outros aplicativos vem ajudando bastante os estudantes na Austrália. Isso porque muitos deles chegam sem experiência e inglês e mesmo assim podem trabalhar na Austrália de forma fácil, rápida e descomplicada.

Primeiros Passos Para Trabalhar na Austrália Com Aplicativos

É importante lembrar que arrumar um trabalho na Austrália pode ser uma tarefa de muitos obstáculos. Existem muitos desafios que os Brasileiros precisam vencer para conseguir um emprego no país. Entretanto, trabalhar na Austrália com entregas de comidas pelos aplicativos Ubereats e Deliveroo, passou a ser uma forma mais fácil para conseguir um dinheirinho no país.

Basicamente o interessado precisa se cadastrar nesses aplicativos, se enquadrar em algumas condições de trabalho e assim já está apto a iniciar suas atividades, sem supervisão de chefes ou horários fixos de trabalho.

Outra coisa interessante é que geralmente as empresas de aplicativos pagam os seus parceiros de forma muito rápida. Dependendo da empresa, o trabalho é pago no mesmo dia em que ele é feito, o que é sempre muito bom.

Requisitos para Trabalhar na Austrália com Ubereats

Obviamente o primeiro requisito para trabalhar na Austrália com Ubereats ou Deliveroo é ter 18 anos de idade e ter um smartphone com a última versão do aplicativo instalada no aparelho.

Outra coisa é que existem 3 tipos de formas de trabalhar na Austrália com os aplicativos Ubereats ou Deliveroo. Elas são de carro, moto/scooter ou de bicicleta.

Para entregas através de carros ou moto/scooter, é necessário que a pessoa tenha uma carta de motorista da Austrália válida. Já para entregas usando bicicletas isso não é necessário. Basta apenas que a pessoa tenha uma boa bicicleta para iniciar os trabalhos.

Além da carta de motorista da Austrália, será necessário que o carro ou moto/scooter tenha no mínimo 10 anos de fabricação, esteja em boas condições, que passe por uma inspeção de histórico de antecedentes e que tenha seguro do veículo.

Outro requisito é que a pessoa tenha um registro de empresa aberta na Austrália, o chamado ABN. Para registrar um ABN é muito simples, mas para mantê-lo é necessário muita organização e até apoio de um contador (accountant), pois todos custos, gastos e receitas relacionados pelo Ubereats ou Deliveroo deverão ser declarados anualmente no tax return (imposto de renda), que acontece a partir de 1 de Julho.

Será necessário também que a pessoa se cadastre no site da Ubereats ou Deliveroo e envie fotos de seu passaporte Brasileiro e um documento de identificação, que pode ser a carteira de motorista do Brasil, RG ou a carteirinha de identificação da Escola na Austrália.

Após o registro ser enviado, a Ubereats / Deliveroo aprovará o cadastro em até 24h. Aprovado, a pessoa precisará de uma bolsa térmica para fazer suas entregas. No caso da Ubereats, é possível ir até a unidade da Uber Greenlight Hub da sua cidade na Austrália e retirar uma bolsa térmica à uma pequena taxa, aproximadamente AU$30.

Como Trabalhar na Austrália pelo Aplicativo do Ubereats

Assim que o cadastro for realizado e a bolsa térmica esteja em mãos, é hora de começar a trabalhar. No próprio site do Ubereats é possível fazer uma simulação de como o aplicativo funciona (que é bem parecida com o Deliveroo), mas de forma geral, após um pedido ser efetuado e pago pelo cliente, o trabalhador precisa:

  1. Aceitar a ordem de serviço
  2. Retirar do pedido no estabelecimento
  3. Entregar o pedido no endereço do cliente

Quanto Ganha Trabalhar na Austrália com Ubereats e Deliveroo

O pagamento realizado pelo Ubereats e Deliveroo pode ser um pouco diferente. Entretanto, a diferença não é grande. Outra coisa é que ambas empresas pagam em 3 situações e estes valores podem variar dependendo da região em que estiver:

  1. Quando um pedido é retirado – AU$ 6 aproximadamente
  2. Quando um pedido é entregue – AU$ 3 aproximadamente
  3. Pela quantidade de KM percorrido – AU$ 1 por km aproximadamente

Tanto o Ubereats quanto o Deliveroo cobram um percentual do valor total das entregas realizadas pelo trabalhador, conforme abaixo:

  • Bicicleta: 35%
  • Moto / Scooter: 30%
  • Carro: 30%

Portanto, em linhas gerais, é possível fazer entre AU$ 8 a AU$ 11 por entrega (após a taxa ser aplicada). Além disso, cada entrega leva em torno de 30 minutos. Ou seja, é possível fazer por volta de AU$ 16 a AU$ 22 por hora trabalhando com Ubereats ou Deliveroo na Austrália. Lembrando que neste valor deve-se considerar o imposto de renda que terá que pagar no processo de tax return.

Existem também os incentivos que as empresas de aplicativos dão aos seus parceiros. Então, os trabalhadores podem receber em promoções ou ganhar mais dinheiro em determinadas situações como:

  • Trabalhando em horários de pico
  • Trabalhando em datas especiais ou feriados
  • Ganhando bônus por quantidade de entregas feitas em um período
  • Quando é feita uma indicação e a outra pessoa aceita
  • Recebendo gorjetas, pois o trabalhador pode ficar 100% delas
  • Recebendo promoções para ser usadas em outras empresas

Dicas Importantes Sobre o Ubereats e Deliveroo

Embora o processo de trabalhar na Austrália com Ubereats seja relativamente fácil, há sempre algumas dicas importantes a seguir. Veja abaixo algumas delas:

  • Esteja perto das regiões centrais das cidades, pois são de maior volume de entregas
  • Escolha horários de trabalho entre 11h-15h ou 17h-21h que são os mais movimentados
  • Saiba que o Ubereats e Deliveroo fazem inspeções rotineiras para avaliar seu trabalho
  • Leia sempre as instruções do estabelecimento para retirada de um pedido
  • Ao retirar o pedido confira o número da ordem
  • Avise sempre alguém do estabelecimento quando retirar um pedido para entrega
  • Verifique rapidamente o local de entrega antes da partida
  • Ligue para o cliente caso tenha dificuldades em localizá-lo na entrega
  • Finais de semana são os dias mais movimentados

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguruAUS

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post, deixe seu comentário que responderemos com muito prazer.