O diabo da tasmânia (Sarcophilus harrisii), que também é chamado de demônio da tasmânia, é o animal símbolo do estado australiano da Tasmânia.
Ele ficou bastante famoso pelo personagem Taz, do desenho animado Looney Tunes. Apesar de bem exagerado, o personagem foi fortemente inspirado nessa espécie.
Nesse artigo, vamos te explicar tudo sobre o demônio da Tasmânia e trazer algumas curiosidades sobre o animal, leia e descubra.
Características do diabo da tasmânia
O demônio da tasmânia é o maior marsupial carnívoro do mundo. Assim como nos cangurus, as mães carregam seus filhotes em uma bolsa presa ao abdômen, chamada marsúpio. Desse modo, o diabinho da tasmânia termina seu desenvolvimento na bolsa da mãe, por um período de até quatro meses.
Suas orelhas arredondadas e sua pelagem escura faz com que eles se assemelham a um urso, porém, não são muito maiores do que um cachorro comum. Eles podem pesar até 12 kg, medir até 80 cm e possuem manchas brancas pelo corpo.
Eles são carnívoros e sua alimentação se baseia em animais mortos e bichos de pequeno porte, como galinhas, filhotes, ovos de pássaros e até larvas de insetos. Como o diabo da tasmânia é um mamífero, seus filhotes se alimentam do leite materno até os oito meses de idade.
O animal não tem habitat fixo, mas gosta de ficar em florestas secas, procurando abrigo em tocas, buracos em árvores, cavernas e até áreas urbanas.
Espécie ameaçada de extinção
Atualmente, a espécie corre risco de extinção e já é preservada pelo governo da Tasmânia, desde que seu parente, tigre-da-tasmânia, foi extinto. Os riscos de extinção do animal aumentaram após uma doença cancerígena se espalhar pela espécie e diminuir drasticamente a população de diabos.
Doença tumoral facial do diabo-da-tasmânia é um tipo de câncer altamente contagioso que se propaga através da mordida. Essa doença causa feridas profundas na boca e na face dos animais, o que impossibilita a alimentação dos animais.
Curiosidades sobre o demônio da tasmânia
Por que o chamam de diabo?
Conta-se que esse nome foi dado pelos colonizadores quando chegaram à ilha da Tasmânia. Eles perceberam que o animal tinha um comportamento nervoso e mal-humorado, rosnando, mostrando os dentes e, até mesmo, atacando pessoas.
Também conta-se que o nome é dado por associarem os gritos e barulhos feitos pelo animal a algo sobrenatural.
Necrófagos por necessidade
Os diabos da tasmânia não são muito rápidos, na verdade são considerados animais lerdos e têm dificuldades em caçar presas maiores e mais rápidas. Por isso, eles se alimentam de carne de animais mortos e presas vulneráveis, como ovos e larvas.
Amigo dos agricultores
Muitos agricultores australianos gostam da presença dos diabos da tasmânia, pois eles limpam as carcaças no campo, o que ajuda a prevenir possíveis doenças e insetos indesejados.
Ele não é tão agressivo quanto pensam
Apesar do nome “diabo” assustar, o animal não é tão terrível assim. Ele fica nervoso quando está disputando comida com seus iguais ou quando se sente ameaçado de alguma forma.
Sendo assim, eles não costumam ser um perigo para os humanos, brigando mais entre si do que com outras espécies.
Animal noturno
O diabo da tasmânia não costuma agir muito durante o dia. Nesse período, ele geralmente está escondido fica em sua toca. Durante a noite é que ele usa seus sentidos aguçados em busca de alimento, podendo percorrer grandes distâncias para se alimentar.
Vivem apenas na Tasmânia
Apesar de, atualmente, esses animais só viverem na Tasmânia, foram encontrados fósseis do animal espalhados pelo território australiano. Acredita-se que eles foram presas naturais dos dingos – espécie de lobo da Austrália – e foram extintos do resto do continente. E como não há dingos na Tasmânia, os diabos puderam sobreviver na ilha.
Já pensou em conhecer essa e outras espécies incríveis da Austrália bem de pertinho? Isso é possível ao fazer um intercâmbio na Austrália!
É durante o seu intercâmbio que você poderá conhecer as belezas e aventuras que a Austrália tem para oferecer. Além disso, um intercâmbio é perfeito para dominar uma nova língua e ter novas experiências profissionais.
Aqui no Rota do Canguru nós sempre recomendamos a Optima Intercâmbio. Eles são especialistas na Austrália e vão te ajudar em todo o processo do seu intercâmbio. Entre em contato com eles e faça uma cotação gratuita!