O dólar australiano é uma das moedas mais fortes e estáveis do mundo. Além de ter uma história bem interessante.

Neste artigo, vamos falar sobre a moeda da Austrália, sua cotação, sua origem e de bônus algumas curiosidades. Afinal, é sempre bom conhecer sobre a moeda do país que pretendemos visitar.

Qual é a moeda da Austrália?

A moeda oficial da Austrália é o dólar australiano, em vigor no país desde 1966. Localmente, a moeda é representada pelo símbolo $A, enquanto para transações internacionais a sigla utilizada é AUD. 

Cada dólar equivale a 100 c (cents), que é o equivalente aos centavos que utilizamos no Brasil.

São emitidas pelo governo notas de 5, 10, 20, 50 e 100 dólares. Assim como moedas de 5, 10, 20 e 50 centavos e moedas de 1 e 2 dólares.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

O dólar australiano é a sexta moeda mais negociada no mercado de câmbio global e é amplamente utilizado em transações comerciais entre os países da Oceania. 

Além disso, o dólar australiano também é usado em alguns territórios australianos, como a Ilha Christmas, as Ilhas Cocos e a Ilha Norfolk.

Quanto vale a moeda da Austrália?

A cotação do dólar australiano varia de acordo com a oferta e demanda da moeda no mercado internacional, assim como outros fatores econômicos e políticos. 

Fizemos uma tabela comparativa com o dólar australiano, o real, o dólar americano, o euro e a libra esterlina. Confira abaixo.

Dólar Australiano (AUD)Real (BRL)Dólar americano (USD)Euro (EUR)Libra Esterlina (GBP)
1,003,150,640,600,52
5,0015,773,183,012,62
10,0031,556,356,025,24
50,00157,7431,7530,1026,18
100,00315,4863,5160,2052,36
1.000,003.154,83634,85602,13523,63
Cotação feita no dia 27/10/2023.

Você pode conferir a cotação atual do dólar australiano olhando na barra à direita do nosso site 👉. 

A Austrália tem um dos maiores salários mínimos do mundo, que fornece para os moradores do país um poder de compra invejável.

Também é importante dizer que a Austrália permite que estudantes trabalhem durante o seu período de estudos, atraindo diversos intercambistas para o país.

História do dólar australiano

A história da moeda australiana começa em 1788, quando os primeiros colonos britânicos chegaram ao continente. Na época, eles usavam a moeda oficial do Reino Unido, a libra esterlina.

No ano de  1813, o governo colonial autorizou a emissão de notas bancárias na Austrália, mas elas não eram aceitas universalmente. 

Em 1825, foi estabelecido que a libra esterlina seria a única moeda usada legalmente no país, mas ainda havia uma falta de moedas metálicas. Por isso, foram introduzidas as cunhas de cobre, conhecidas como “holey dollars” e “dumps”, que eram feitas a partir de moedas espanholas cortadas ao meio.

Com a descoberta de ouro na Austrália, em 1852,  houve um aumento da riqueza e da demanda por moedas. Em 1910, foi criada a libra australiana, equivalente à libra esterlina, mas com cunhagem própria. 

A libra australiana deixou de ser atrelada à libra esterlina e passou a ter uma taxa de câmbio flutuante em 1931.

No ano de 1966, ocorreu uma grande mudança na moeda da Austrália: a adoção do sistema decimal e a substituição da libra pelo dólar. O dólar australiano foi lançado com o valor de dois dólares por libra esterlina. As novas notas e moedas tinham imagens de animais típicos da fauna australiana, como o canguru e o ornitorrinco.

Notas de dólar australiano

Em 1988, foram introduzidas as notas de polímero na Austrália, as quais são mais duráveis e seguras do que as notas de papel. Em 2016, foi lançada uma nova série de notas de polímero com recursos de segurança avançados e elementos táteis para auxiliar as pessoas com deficiência visual.

Curiosidades sobre a moeda da Austrália:

O dólar australiano tem algumas características e fatos curiosos que valem a pena conhecer. Veja alguns abaixo:

  • O dólar australiano é chamado carinhosamente pelos locais de “Aussie” ou “buck”.
  • As notas de polímero do dólar australiano são consideradas as mais seguras do mundo, pois possuem vários dispositivos anti-falsificação, como marcas d’água, hologramas e números que mudam de cor.
  • As notas de dólar australiano também são recicláveis e biodegradáveis.
  • Elas também são resistentes à água, ao fogo e até mesmo à lavagem na máquina.
  • As moedas de um e dois dólares australianos são feitas de uma liga de alumínio e bronze, chamada de “alumínio bronze”.
  • A moeda de cinquenta cents australiana tem doze lados, sendo a única moeda dodecagonal em circulação no mundo.
  • A moeda de cinco cents australiana é a única moeda em circulação na Austrália que não tem o retrato da rainha Elizabeth II no anverso.

Conheça a Austrália

Aproveite que você já sabe tudo sobre o dólar australiano e embarque em uma jornada de intercâmbio na Terra dos Cangurus.

O blog Rota do Canguru tem parceria com as melhores agências de intercâmbio do Brasil. Nossas parceiras têm equipes especializadas que são craques quando o assunto é a Austrália! Solicite um orçamento gratuito conosco e iremos te colocar em contato com a agência perfeita para você!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália