Trabalho pós-estudo na Austrália? Muitos brasileiros que desejam imigrar encontram em um intercâmbio de estudos para a Austrália a chave para essa mudança de vida. Nós sempre falamos aqui no Rota do Canguru que a Austrália é, realmente, um grande lugar para imigrantes. E, de fato, estudar e trabalhar na Austrália é uma grande chance para quem deseja investir em uma nova etapa acadêmica de sua vida, seja para estudar idiomas ou para fazer uma graduação.
Por isso, se você planeja buscar trabalho pós-estudos na Austrália, existe uma maneira bastante prática de permanecer na terra dos cangurus após o fim do seu intercâmbio de estudos. Existe um visto específico para essa finalidade e que dá a permissão de trabalho legalmente na Austrália após o fim de seu visto de estudante.
No post de hoje você vai saber um pouco mais sobre o que é preciso fazer para se conseguir continuar na Austrália após o fim de seu visto no país por um período posterior aos seus estudos.
O que é o visto subclasse 485 – Temporary Graduate
Esse tipo de visto australiano é dividido em duas categorias voltada para estudantes: a categoria “Graduate Work Stream” e a “Post-Study Work Stream”. Ambas categorias são voltadas para estudantes internacionais que desejam trabalhar, de alguma forma, na Austrália. Entretanto, a primeira categoria é específica para aqueles recém-formados e que tem qualificações e habilidades que se encaixam nas profissões em demanda pela Austrália.
Já a segunda categoria é voltada àqueles estudantes internacionais que concluíram um período de estudos em uma instituição australiana. Nesse caso, o “post-study work stream” não exige nenhum tipo de habilidade específica nem que a sua profissão esteja em demanda pela a Austrália. A única exigência acadêmica é que você tenha cursado pelo menos dois anos em um curso registrado no CRICOS. Ou seja, a sua área de atuação não é relevante para essa categoria, desde que o seus estudos estejam no nível adequado.
O post de hoje será focado nessa segunda categoria do visto, a Post-Study Work Stream.
Quem pode ter um visto subclasse 485 – Post-Study Work Stream na Austrália?
O Governo Australiano aponta algumas exigências para que imigrantes se candidatem a esse tipo de visto. É válido lembrar que ele está disponível para quem teve seu primeiro visto de estudante solicitado e obtido a partir de 5 de novembro de 2011. Além disso, será necessário que você se encaixe nos seguintes requisitos:
- Você é o principal titular de um visto de estudante atual;
- Teve um visto de estudante nos últimos 6 meses antes de sua aplicação e agora está em um Bridging Visa (A ou B) ou em um visto substantivo.
Além disso será necessário cumprir os requisitos de estudo na Austrália, como ter estudado em um curso registrado no CRICOS e ter completado todos os créditos e requisitos. Além disso, será necessário que você tenha completado pelo menos dois anos acadêmicos de estudo e que você tenha estudado pelo menos 16 meses na Austrália – fisicamente.
Para completar os dois anos acadêmicos não é necessário ter feito apenas um curso. Você pode combinar diferentes cursos acadêmicos desde que eles se encaixem nos requisitos de estudo australiano.
Apesar disso, é necessário que o seu curso tenha qualificações compatíveis aos requisitos do visto, ou seja, o seu diploma deve ser elegível: bacharelado, mestrado profissional, mestrado acadêmico, mestrado estendido ou doutorado. Independente do seu diploma, é necessário ter feito o curso em uma instituição australiana.
Além disso, você precisa saber que é necessário um nível de inglês compatível. Apenas um curso de inglês pode não ser suficiente, pois você deve comprovar seu nível do idioma por meio de um teste de proficiência em inglês. O nível de inglês deverá estar classificado entre “competent” ou “proficient”, de acordo com o teste escolhido.
O que esse visto dá direito?
O visto de trabalho pós-estudo na Austrália dá direito ao portador de permanecer na Austrália por um período de 2 a 4 anos após terminar seu período de estudos, além de poder viajar, trabalhar ou estudar na Austrália durante essa estadia. É, ainda, permitido, que o portador do visto saia e entre na Austrália quantas vezes quiser, desde que o visto já esteja aprovado e registrado.
O tempo de permanência na Austrália depende de seu nível de qualificação na Austrália, ou seja, qual é o diploma que você conseguiu completar na terra dos cangurus. Assim, cada diploma tem um período diferente de permanência. Para os brasileiros que estudaram na Austrália, os tempos de permanência são os seguintes:
- Bacharelado: até 2 anos
- Mestrado profissional: até 2 anos
- Mestrado acadêmico: até 3 anos
- Doutorado: até 4 anos.
Não será possível renovar esse tipo de visto, entretanto, é possível se candidatar a outros vistos australianos, como um visto de residência permanente.
O visto subclasse 485 – Post-Study Work Stream dá direito de trabalhar em full-time (40 horas por semana) no mercado de trabalho Australiano. Além disso, o portador do visto também poderá estudar e isso não interferirá no número de horas trabalhadas. Assim, ele pode trabalhar durante seus estudos em full-time.
É de responsabilidade do portador do visto procurar por empregos na Austrália e também estará sujeito à legislação trabalhista australiana, com todos os direitos e obrigações que um australiano nato também está sujeito. Assim, você terá plenos direitos trabalhistas na Austrália, como receber o salário mínimo, por exemplo.
Além disso, o visto de pós-estudo oferece a oportunidade de incluir membros da família em sua inscrição, oferecendo um visto temporário para os seus familiares diretos (esposo/esposa e filhos).
Diferente de alguns vistos Australianos, como o visto 491 ou o visto 494, não será necessário residir em uma área designada pelo governo, bem como será possível viajar por toda a Austrália sem restrições.
Qual é o custo desse visto de trabalho pós-estudo na Austrália?
O visto de trabalho pós-estudos na Austrália exige que o requerente ao visto pague a quantia de AUD $1.650,00. Os familiares que solicitarem o visto também deverão pagar uma quantia específica, que pode ser calculada de acordo com o Estimador de Preços do próprio governo Australiano.
Como se aplicar para o visto de trabalho pós-estudo na Austrália?
O visto de subclasse 485 exige que o estudante comece a se preparar para solicitá-lo dentro dos seis meses subsequentes após a data oficial de conclusão do seu curso. Nesse período você deve organizar sua documentação e seus exames de saúde, além de verificar se realmente é elegível.
Após reunir todas as documentações e fornecer o máximo de informações possíveis, você poderá se candidatar ao visto online ou via formulário de papel, fisicamente.
O resultado do visto será enviado por email. Se aprovado, vai constar o número do visto, a data de concessão e as condições do documento. Caso seu visto seja recusado, o governo australiano enviará o porquê de seu visto ter sido negado e, se houver direito à revisão, também constará no email.
Estude na Austrália com a ajuda da Optima Intercâmbio
A melhor maneira de você conseguir chegar ao visto subclasse 485 da Austrália é por meio de um intercâmbio. A Optima Intercâmbio, que é parceira do Rota do Canguru, oferece os melhores pacotes de intercâmbio para Austrália, com cursos de idiomas e cursos higher education.
Com a ajuda da Optima você pode estudar e trabalhar na Austrália, e isso é uma experiência extremamente enriquecedora para o seu intercâmbio!
A Optima conta com uma equipe especializada e que vai cuidar do seu intercâmbio como se fosse um sonho deles! Sério! Eles vão te oferecer um suporte do começo ao fim e isso fará com que sua experiência na Austrália seja ainda mais especial! Clique aqui e peça para um especialista entrar em contato com você!