Todos os países do mundo têm suas peculiaridades e pequenas coisinhas do dia-a-dia que só quem vive naquele lugar pode entender. E aqui na Austrália isso não é diferente, pelo contrário: há algumas coisas que tornam a Austrália um destino ainda mais singular! 

Neste post nós separamos algumas curiosidades sobre a Austrália que mostram um pouco dessas características mais do que originais da Austrália! 

Um país cheio de comidas estranhas!

Só quem vive na Austrália vai entender quão diferente é se deparar com a famosa pasta de levedura Vegemite. Para muitas pessoas, o Vegemite tem um sabor BEM estranho, afinal, ele leva bastante condimentos e até um pouco salgadinho. Apesar de ser motivo de orgulho dos australianos e neozelandeses, o Vegemite não faz muito sucesso com os estrangeiros não.

Saiba mais: Comidas Típicas da Austrália Não Vistas no Brasil

Outra comida que os australianos adoram, mas para os estrangeiros pode parecer um pouco estranha são as fatias de beterraba em um hambúrguer. Na verdade, hoje em dia é bem menos comum encontrar este tipo de lanche do que antigamente, mas você ainda pode encontrar algumas versões, em especial em hamburguerias mais tradicionais ou gourmets. 

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Os australianos adoram café

Só quem vive na Austrália entende por que sempre existe uma cafeteria perto de você! Na verdade, o café é um costume relativamente recente na vida australiana: até a década de 1950, o que predominava mesmo eram os chás, uma herança muito inglesa.

Mas foi a partir daquela época que os australianos se apaixonaram pela bebida escura. E por aqui você pode encontrá-la de qualquer maneira. Quente, gelado, instantâneo, expresso, coado, “flat white” (espresso com leite vaporizado e espuma), “long black” (uma ou duas doses de café expresso em água quente)… são muitos as maneiras de consumir o café por aqui!

Se você é apaixonado por café, a Austrália é o lugar certo!

Veja também: Curiosidades Sobre as Cafeterias da Austrália

Churrasco na praia, pode?

Aqui na Austrália, churrasco na praia não só pode, como deve! Os barbies, como os australianos chamam carinhosamente o churrasco, sempre acontecem nas praias. 

Por aqui você vai até encontrar churrasqueiras públicas nas praias. Você não paga nada para utilizá-las e só precisa levar seu carvão, sua carne (e espetinhos de vegetais, pois isso é bem comum) e deixar tudo bem limpinho depois para o próximo usar! Simples assim! 

Aliás, os barbies são tão comuns por aqui que é quase um programa tradicional de domingo! As famílias e amigos se reúnem nas praias para curtir o sol, a areia e, claro, comer um bom churrasco! 

Só quem vive na Austrália sabe a diferença entre o sotaque australiano e neozelandês!

Austrália x Nova Zelândia

A Austrália e Nova Zelândia são países muito próximos, tanto geograficamente como culturalmente. Quem não é daqui, até acha que os dois povos têm o mesmo sotaque.

Mas a verdade é que há uma diferença muito grande entre os dois sotaques. Depois de alguns meses de imersão cultural no seu intercâmbio na Austrália, você conseguirá identificar facilmente os sotaques neozelandeses e australianos num piscar de olhos, com todas as suas gírias e entonações! 

Veja mais: Austrália x Nova Zelândia: Qual é o melhor país?

Só quem vive na Austrália sabe todas as abreviações do inglês australiano

Não posso dizer que os australianos são preguiçosos, mas eles têm um jeitinho muito peculiar de falar. Talvez até mais eficiente! Aqui no Rota do Canguru nós já até fizemos uma lista das gírias australianas.

Elas são características muito próprias da cultura aussie e para quem não está acostumado com o inglês australiano, as gírias podem até parecer um dialeto totalmente diferente! Mas nada com o que você precise se assustar, porque logo você pega o jeito e entende tudo o que os australianos estão falando! 

Veja também: Gírias australianas que você precisa conhecer

Sol forte e o buraco na camada de ozônio fazem parte da vida dos australianos

Por causa dos grandes desertos australianos e do calor irradiado por ele, a camada de ozônio é um pouco mais fina na Austrália. O ozônio é um dos gases que compõem a atmosfera terrestre e é o único que filtra a radiação ultravioleta do tipo UV-B, que é nociva aos seres vivos. 

Então, na Austrália, os raios ultravioletas brilham o ano todo. Isso pode causar sérios problemas de saúde, principalmente aqueles que têm a pele bem clara. Só para você ter ideia de como isso afeta a vida dos australianos, a terra dos cangurus tem a maior incidência de melanomas no mundo!

Por isso, só quem vive na Austrália aprende desde criancinha que, se for para o sol, precisa passar bastante protetor solar, usar uma camisa e colocar chapéu! 

Saiba mais: Quais Medicamentos Levar Para a Austrália

Uma cidade subterrânea para fugir do calor e sol forte

Se em Toronto existe uma cidade subterrânea para fugir do inverno rigoroso, na Austrália existe uma cidade subterrânea para fugir do calor do deserto e do sol forte!

Coober Pedy, em South Australia, é um lugar conhecido por suas minas de opala e, claro, pela sua paisagem tão desértica que você parece estar em outro planeta! Por lá, as temperaturas no verão podem chegar a facilmente 42ºC e quase nunca chove! 

Os pouco mais de 3 mil habitantes precisaram se adaptar para fugir do calor. Chegando na cidade, você pode observar algumas chaminés que brotam da terra. Isso são os poços de ventilação das casas que ficam abaixo da terra. 

Tudo por lá é subterrâneo: casas, lojas, hotéis, bares, igrejas e galerias de arte! Se proteger embaixo da terra ajuda a amenizar um pouco as temperaturas. 

Apesar do clima árido, a paisagem é deslumbrante!

Veja também: O que é o Outback Australiano?

Férias anuais em lugares paradisíacos! 

Você acha que os australianos passam suas férias anuais nas praias incríveis do país, não é mesmo? A verdade é que eles estão tão acostumados com a paisagem da Austrália, que eles decidem viajar para a Ásia todos os anos! 

Para nós, brasileiros, parece bem caro e demorado viajar para países como Tailândia, Indonésia, Vietnã e Ilhas Fiji. Mas como esses lugares são muito próximos da Austrália, esses são destinos muito populares para os aussies passarem as férias! 

Em algumas épocas do ano, a presença australiana é tão forte no sudeste da Ásia, que fica até difícil encontrar um morador local nos pontos turísticos!

Conheça mais destinos incríveis: Austrália e suas praias mais bonitas!

Entenda de pertinho os costumes australianos! 

A Austrália é um país peculiar em vários aspectos. Em cada cantinho do país você pode descobrir novos costumes, novas culturas e até novas maneiras de viver a vida! Para entender melhor toda a cultura australiana, é necessário imergir verdadeiramente na vida dos moradores locais.

E claro que a melhor maneira de ter essa experiência inesquecível é por meio de um intercâmbio na Austrália!

Para conseguir fazer um intercâmbio de sucesso, com uma agência confiável, transparente e que presta um serviço completo aos estudantes, você pode contatar uma de nossas agências parceiras. 

Solicite um orçamento gratuito conosco e iremos te colocar em contato com as melhores agências do país! Realize esse sonho com segurança e tranquilidade!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália