Você está em dúvida se viaja para a Austrália ou Nova Zelândia? Calma, nas próximas linhas esclareceremos todas as suas dúvidas, a fim de que você tome a melhor decisão de acordo com seu perfil e expectativas.

Austrália x Nova Zelândia: o clima

O clima é um fator que influencia bastante na hora de viajar, seja a turismo, estudos ou trabalho. O clima da Austrália é bem agradável na maior parte do país e do ano. Na Austrália é mais quente e é comum que no verão as temperaturas fiquem muito altas, mas em algumas regiões, como em Melbourne e Sydney, durante o inverno e outono, o clima é bastante úmido e frio.

 

 

Já na Nova Zelândia, o clima é sempre úmido e frio, principalmente no inverno e outono, que chove bastante e as temperaturas ficam sempre abaixo de 15°C, podendo chegar a 2°C. No verão as temperaturas são mais agradáveis e pode acontecer de ter alguns dias com temperaturas acima da média.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Custo de vida

Se por um lado o dólar Australiano é melhor cotado do que o dólar neozelandês, por outro o custo de vida mais alto na Austrália se justifica pelo país ter o maior salário mínimo do mundo. As hospedagens na Austrália tendem a ser bem mais caras que na Nova Zelândia, inclusive as mais populares. Os valores estão de acordo com o padrão de vida e moeda local, logo, ao viajar para o país é preciso estar ciente que haverá um custo mais alto. No caso de decidir passar uma temporada no país, o ideal é fazer uma boa pesquisa para encontrar um apartamento ou casa com um aluguel mais acessível. Já na Nova Zelândia você encontrará preços mais acessíveis, o que inclui, inclusive, as hospedagens diárias ou para temporada.

Cultura

A Austrália é uma boa opção para quem deseja curtir a vida, sobretudo as baladas e bares noturnos. Por ter cidades maiores que a Nova Zelândia, o país acaba tendo mais opções de entretenimento. Os australianos também são apaixonados por esportes, sobretudo o surfe e o futebol americano. De forma que é comum presenciar algum campeonato acontecendo ou encontrar um instrutor de surfe com bastante facilidade. Lá também tem muitas opções de museus, galerias e parques.

 

surf em bondi beach austrália
Surfista em Bondi Beach, Austrália

 

Já na Nova Zelândia não tem tantas opções de pubs, bares e baladas como seu vizinho, mas dispõe de um número incrível de festivais que ocorrem o ano todo. Além disso, A Nova Zelândia possui belezas naturais de encher os olhos por quase toda a parte, sendo uma ótima opção para quem curte um turismo mais tranquilo ou opções mais selvagens, como escalar montanhas, visitar cavernas, fazer trilhas, observar um lago ou cachoeira, entre muitos outros. Já quando o assunto é esporte, o rugby é a grande paixão nacional. No no dia de partidas, é comum que as pessoas parem em bares, lanchonetes ou nos poucos pubs de grandes centros para assistir ao jogo.

Austrália x Nova Zelândia: Língua

O idioma é um quesito imprescindível para quem deseja viajar para treinar o seu inglês. Eles são bem parecidos nos dois países, mas o sotaque é bem diferente entre eles. Por exemplo: na Nova Zelândia a pronuncia das vogais é bem distinta, fazendo com a palavra “bad” se soe como “bid”. Já na Austrália a pronuncia é mais nasalada. Ambos os países usam gírias, com destaque para a Austrália, que além das expressões idiomáticas, adora abreviar as palavras durante uma conversa falada ou escrita. Na Nova Zelândia há algumas expressões próprias que mesclam inglês com o maori.

Encontrei este vídeo da Wired, com um especialista em sotaques ensinando como diferenciar os dialetos do povo australiano (conhecidos como Aussies) e neozelandêses (conhecidos como Kiwis). É importante saber que o vídeo está em inglês, então aproveite pra treinar o idioma 😀

 

 

Mercado de trabalho

O país é muito procurado por estudantes de intercâmbio e se você cogita a possibilidade de trabalhar no exterior, a Austrália é a melhor opção por vários motivos. Além de oferecer salários mais interessantes, também contam com mais facilidade para a contratação de estrangeiros, sobretudo na área de serviços, que vai de hotelaria e restaurantes a tecnologia da informação.

Na Nova Zelândia há menos ofertas de emprego, mas nos últimos anos o governo tem trabalhado para facilitar a entrada de estrangeiros no mercado de trabalho local. Os dois países possuem requisitos burocráticos para este feito, inclusive de tempo mínimo no país para conseguir uma autorização de trabalho. Na Nova Zelândia é de seis meses.

Qualidade de vida

Ambos os países possuem excelentes colocações de índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que avalia infraestrutura, saúde, educação e bem-estar da população. Como o foco do nosso blog é falar sobre a Austrália, temos mais propriedade para falar mais sobre os fatos libertadores de morar na Austrália.

Austrália x Nova Zelândia: Pontos turísticos

Os dois destinos oferecem boas opções de turismo pago e gratuito. Na Nova Zelândia é possível se aventurar por parques como Tongariro, Egmont, Nelson Lakes e Whanganui, que ocupam cerca de 30% da extensão territorial. Praias lindíssimas como a Bay of Slands são opções que não podem faltar no seu roteiro. O Hobbiton também merece ser visitado. Se trata da fazenda em que foi montado o cenário da gravação das trilogias Senhor dos Anéis e O Hobbit e que hoje está intacto e disponível para visitação.

 

 

Já na Austrália você encontrara lugares como o Parque Nacional Kakadu (patrimônio da humanidade pela UNESCO), a Fraser Island, uma ilha com mais de 1.800 km², Hunter Valley e suas mais de 150 vinícolas, o Snowy Mountains, a famosa barreira de corais em Queensland e muito mais.

Como você pode ver, Austrália e nova Zelândia possuem sutis diferenças, mas são igualmente incríveis, seja para uma viagem rápida, temporada, estudos ou trabalho. Austrália e nova Zelândia são dois dos principais destinos turísticos do mundo e como você viu, motivos não faltam para isso.

Agora é com você: escolha um roteiro, faça as malas e tenha uma boa viagem! Você merece essa aventura incrível!