Sydney é uma cidade que vai muito além da Opera House, da Harbour Bridge ou de Bondi Beach. Nós sempre falamos que a cidade é um local extremamente cosmopolita e cheio de riquezas culturais. Mas sempre tem aquelas características e peculiaridades que nem sempre estão à mostra para todos. Por isso, hoje nós vamos te contar aqueles segredinhos e curiosidades sobre Sydney! Tá preparado?

1. Boa parte da população da cidade não nasceu lá

Isso mesmo. Boa parte dos moradores de Sydney não nasceram na cidade ou na Austrália. Assim, cerca de um terço dos moradores da cidade são migrantes que procuraram a cidade em busca de melhor qualidade de vida, melhores empregos e melhor educação.

Ao fazer seu intercâmbio em Sydney você perceberá que há uma grande quantidade de orientais por lá. A proximidade da Austrália com os países asiáticos (em especial aqueles países mais pobres) faz com que inúmeras pessoas busquem novas oportunidades na terra dos cangurus. Nesse sentido, podemos fazer um paralelo com pessoas que vivem na América Latina e que buscam os Estados Unidos para construir uma nova vida.

Mas é nessa grande grande variedade de culturas que a cidade se transforma em um lugar incrível. A miscigenação de costumes transforma Sydney em um dos lugares mais multiculturais e cosmopolitas do mundo!

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

2. Não se fala só inglês nas ruas de Sydney

Como dissemos anteriormente, há uma grande quantidade de imigrantes na cidade. E isso vai ficar ainda mais claro para você enquanto fizer um passeio pelas ruas da cidade. Preste atenção nos sotaques e nos idiomas… Você perceberá que não só o inglês é falado pelos habitantes da cidade.

O árabe, o cantonês, o mandarim e o vietnamita são algumas das línguas mais faladas por Sydney. E, claro, também não será nada difícil ouvir uma conversa em português: cerca de 48 mil brasileiros moram na cidade! Então, você vai se sentir em casa!

3. Curiosidades sobre Sydney: tem churrasco na praia

Quando falamos de curiosidades da Austrália, não podemos deixar de falar dos tradicionais churrascos locais. E em Sydney não é diferente: os barbies são extremamente comuns e todo mundo adora passar um tempo com família e amigos dessa forma.

Então, seja no quintal ou na praia, os habitantes de Sydney provavelmente estarão curtindo o fim de semana com um barbie. Mas… Espera um pouco! Na praia?

Isso mesmo, uma das curiosidades sobre Sydney – e de várias outras cidades australianas – é que os moradores costumam fazer churrascos em lugares públicos. Nas praias mais movimentadas existem até algumas churrasqueiras em que todos podem utilizar. Essas churrasqueiras são públicas e todos cuidam muito bem delas: usou, lavou!

4. A construção mais alta de Sydney

A Sydney Tower é a construção mais alta da cidade de Sydney e por 24 anos foi a mais alta da Austrália. Com 309 metros de altura acima do Sydney CBD, essa torre ainda mantém o título de segunda maior torre de observação do Hemisfério Sul. Haja títulos para ostentar, hein?

A Sydney Tower foi inaugurada em 1981 a um custo de AUD $36 milhões. Uma verdadeira obra de engenharia! Lá de cima você pode ver toda a cidade em qualquer dia do ano: ela fica aberta todos os dias. Sua estrutura robusta é capaz de suportar terremotos fortíssimos, assim, ela é considerada um dos edifícios mais seguros do mundo.

Essa torre também tem a grande quantidade de 420 janelas de vidro. E como elas são limpas? Com ajuda da “Charlie”, claro! Ela é uma máquina semiautomática que filtra e reutiliza a água. São necessários dois dias para que todas as janelas fiquem brilhando!

E sabe aqueles cabos de aço que estruturam a torre? São 56 no total. Se pudéssemos enfileirá-los, eles conseguiriam chegar até a Nova Zelândia!

5. Curiosidades sobre Sydney: a rua mais antiga da Austrália

Sydney é a cidade mais antiga da Austrália. Foi ali que os primeiros europeus desembarcaram para construir uma colônia prisional no território australiano. Pensando assim, faz sentido que a rua mais antiga do país esteja em Sydney, não é mesmo?

E ela é a George Street. Ela servia para chegar até os acampamentos dos condenados na região de The Rocks até 1810. Naquele ano a rua foi oficialmente formalizada e ganhou esse nome em homenagem ao Rei George III do Reino Unido.

Hoje em dia, apesar de não ser a rua principal da cidade, é uma das mais movimentadas do Central Business District (CBD) de Sydney. Há mais arranha-céus por lá do que em qualquer outra rua da Austrália. E entre as 100 maiores empresas da Austrália, há mais na George Street do que em qualquer outra rua do país.

6. Patinação no gelo em plena praia? Em Sydney tem!

Sim, é isso mesmo! Durante o inverno a praia mais famosa de Sydney – Bondi Beach – ostenta uma pista de patinação no gelo! Durante o Sydney Winter Festival, no inverno, essa praia recebe uma pista de patinação no gelo ao ar livre bem à beira-mar.

Essa pista é uma das atrações mais populares em na cidade durante o inverno. Então, já sabe: no próximo inverno, se estiver pela cidade, já coloque seu casaco, seus patins e vá ter a experiência incrível de patinar em frente ao mar!

7. Curiosidades sobre Sydney: natureza exuberante

Um dos grandes pontos turísticos da cidade é a região das Blue Mountains. E, de fato, é um lugar incrível! Se você quiser fugir um pouco do agito da cidade de Sydney, escolha passar um tempo pelas Blue Mountains, a apenas duas horas do CBD. É um pedaço da natureza quase intocado muito próximo à cidade.

E você sabia que 13% de todas as espécies conhecidas de eucaliptos do mundo podem ser encontradas na região de Blue Mountains? Inclusive, são esses eucaliptos que dão a coloração – e o nome – azul à região. Seus óleos essenciais preenchem a atmosfera em gotículas microscópicas e que se dispersam. Quando as partículas de poeira e vapor d’água se encontram com os óleos essenciais, acabam espalhando os raios de luz, deixando predominante os raios de cor azul.

Além disso, outra das curiosidades sobre Sydney e as Blue Mountains, é que até 1813, elas eram vistas como uma barreira para a exploração à oeste da cidade. Seu relevo acidentado e a falta de recursos na época impediam que essas viagens fossem feitas. Em 11 de maio de 1813 uma expedição partiu com o intuito de cruzar as montanhas e foi bem sucedida. Apenas 18 dias depois as Montanhas Azuis já não eram mais uma barreira impossível!

8. Alugar um apartamento ou casa na cidade pode ser burocrático

Sim, você não vai conseguir fugir da burocracia em nenhum lugar do mundo! Tanto em Sydney como em inúmeras outras cidades da Austrália, é bem comum que os locatários paguem um bond, que é uma espécie de cheque caução.

Ele é uma garantia de que o apartamento estará em bom estado e que, se você atrasar o pagamento do aluguel, o proprietário não ficará sem o dinheiro. Assim, caso algo aconteça com o imóvel, o proprietário descontará o valor do cheque caução. Normalmente, isso corresponde o equivalente a 2 ou 4 semanas do aluguel. Para estrangeiros esse valor pode aumentar um pouco, sendo correspondente a até seis meses de aluguel antecipado.

Agora uma curiosidade sobre Sydney que não é tão boa: a cidade tem a média de aluguéis mais alta do da Austrália. Em média, o valor semanal de um apartamento médio na cidade fica em torno de AUD $ 525. Alto, né? Em contrapartida, a média de salários pagos na cidade é bom: eles ficam em torno de AUD $ 2.250 por semana. Agora sim ficou bom, né?

9. Curiosidades sobre Sydney: a preferência é do carro

Antes de tudo, uma dica de ouro em Sydney: NUNCA atravesse a rua fora das faixas de pedestres! Você pode ser multado por isso. Isso demonstra como o trânsito da cidade se comporta.

Apesar de muito bem organizado, o trânsito em Sydney é um dos mais congestionados da Austrália (mas muito longe do que os brasileiros vivem em São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo). Por isso, muitas vezes o pedestre não é a preferência nas leis de trânsito locais.

Os pedestres só têm preferência em locais indicados, como faixas de pedestres, calçadas e faixas de segurança. Se o semáforo estiver aberto e mesmo assim você atravessar na faixa, a preferência será do carro, por exemplo. Então, preste bastante atenção aos sinais de trânsito e siga-os corretamente!

10. Curiosidades de Sydney: bebidas alcoólicas

A Austrália como um todo têm leis bastantes rígidas quando o assunto é bebida alcoólica. Uma dessas regras bastante diferentes do que brasileiros estão acostumados é sobre beber na rua ou em lugares públicos. Em Sydney é bastante comum ver placas escrito “Alcohol Free Zone”. Isso não quer dizer que você pode beber por ali, mas sim que a bebida é proibida – “zona livre de álcool”.

Além disso, se você vai trabalhar em lugares que servem bebidas alcoólicas de qualquer tipo, como restaurantes, mercados e eventos, é necessário ter uma autorização para isso. Ela é chamada de Responsible Service of Alcohol (RSA). Isso é uma medida para garantir a venda responsável de bebidas alcoólicas.

Gostou dessas curiosidades sobre Sydney? A cidade é incrível, não é mesmo? E se você quer conhecê-la de pertinho, por que não fazer um intercâmbio por lá? Para esse objetivo, nós podemos te ajudar!

O Rota do Canguru tem parceria com as melhores agências de intercâmbio do Brasil! Entre em contato e comece a planejar seu intercâmbio hoje mesmo!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália