O que você conhece dos costumes australianos? Além do idioma nativo ser o inglês com um sotaque diferente e complicado de entender, pelo menos inicialmente. De ser considerada a terra dos cangurus, apesar de incomum encontra-los andando livremente pelas ruas do país, ao contrário do que alguns pensam. Do apreço por churrasco (que é bem diferente do nosso, diga-se de passagem) e da famosa receptividade e cordialidade dos australianos. 

Que tal embarcar em uma leitura um tanto curiosa e conhecer alguns costumes australianos? Com certeza, você vai se surpreender com muitos deles.

Costume australiano de sacar dinheiro enquanto paga pelas compras

cashback australiano

Um dos costumes mais comuns no país é o de fazer saques durante a realização de pagamentos em supermercados e algumas lojas. A pessoa compra $20 em produtos, depois disso pede para passar $50 no cartão de débito ou crédito e recebe $30 de “cashback”, por exemplo. Que prático, né?!

Todo dia é dia de happy hour

Independente do dia da semana, na Austrália é bem comum socializar depois do trabalho. Ficar em um pub por uma ou duas horas é totalmente aceitável. Inclusive, encontrei um aplicativo bem interessante chamado The Happiest Hour, para procurar os melhores bares para fazer aquele Happy Hour após o trabalho.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

happy hour é um dos costumes australianos

Entretanto, a política de vendas e consumo de bebida alcoólica é bastante restritiva. As bebidas são vendidas somente em locais próprios chamados Bottle Shops. Com exceção de alguns lugares específicos, o consumo em locais públicos é proibido e a infração dessa regra pode gerar multa.

Como as louças são lavadas na Austrália

Esse hábito é bem diferente do nosso. Para lavar a louça, os australianos enchem a pia com água, mergulham a louça suja, passam sabão e enxaguam na mesma água. Diante desse hábito de difícil adaptação, muitos acabam adquirindo uma máquina de lavar louças.

Ah… Já que estamos falando de limpeza, a contratação de faxineira, além de ser cara, não é comum entre os habitantes do país. Além disso, a limpeza superficial é bem diferente da limpeza pesada que estamos acostumados no Brasil.

Frequência que escovam os dentes e duração do banho

Na Austrália, a prática da escovação é realizada duas vezes ao dia. Uma de manhã e a outra antes de dormir. No próprio creme dental é encontrada a recomendação de duas escovações por dia. Isso faz parte da cultura local.

Por ser um recurso escasso, os australianos costumam não desperdiçar água. No geral, os banhos duram não muito mais do que 5 minutos.

Para evitar o desperdício, muitos setores adotam o sistema de reutilização de água em seus serviços, como em lava-rápidos.

Costume australiano de não matar insetos

insetos australianos

Não é novidade a tamanha diversidade de fauna da ilha-continente. Alias, é um senso comum entre estrangeiros que a Austrália possui os animais mais perigosos do mundo (o que não é totalmente inverídico). Graças ao código ambiental do país, se tornou cultural a preservação dos insetos, sejam eles inofensivos ou não. Portanto, nada de matar insetos! O máximo que pode fazer é coloca-los para fora de casa. É possível, inclusive, encontrar nativos que têm “insetos de estimação” em casa. Estranho, porém real.

Bring your own bottle e água grátis em restaurantes

Um dos costumes da Austrália que pode ser bastante vantajoso financeiramente é o bring your own bottle. A prática do “BYOB” consiste em permitir que os clientes levem suas próprias bebidas para o estabelecimento. Alguns locais cobram apenas um valor, chamado taxa de rolha, que dificilmente passará de $5. Quase todos os restaurantes adotam essa política, mas ainda assim, é bom confirmar antes de chegar com suas garrafas.

byob australianos

De acordo com a lei do país, todos os restaurantes disponibilizam água gratuita para seus clientes. Ela acompanha as refeições e é servida em jarra. Apesar de ser da torneira, a água é tratada e segura para consumo.

Pedestres também são multados

Os australianos costumam fiscalizar o cumprimento das leis de trânsito. Atravessar fora da faixa ou durante o sinal vermelho pode resultar em multa para pedestres que desrespeitam as leis. Ah… Jogar lixo no chão também gera multa para quem for pego fazendo isso.

Costume australiano de tirar um ano sabático

Mais um costume comum em todos os lugares do país é o período sabático. Antes de iniciar a faculdade ou mesmo após um longo período de trabalho, os australianos tiram um tempo para dedicar a seus diferentes projetos pessoais.

Veja mais alguns costumes australianos

  • Na Austrália é comum ver pessoas descalças em ruas, mercados, shoppings ou crianças voltando da escola com meias nos pés.
  • O horário de fechamento de boa parte dos estabelecimentos australianos é às 17h, com exceção de quinta-feira, quando as portas ficam abertas até às 20h.
  • As mulheres nas ruas australianas podem andar tranquilamente com qualquer traje que não sofrerão assédios. O respeito excessivo torna praticamente proibido mexer com uma mulher na rua.
  • Diferente do Brasil, o tráfego australiano é no sentido inglês.
  • A pontualidade é um traço bem típico. Os horários, geralmente, são bem definidos.
  • Ao contrário de muitos outros países, o modo australiano de cumprimentar e dar boas vindas é com aperto de mãos. Portanto, nada de beijos.
  • É possível encontrar shoppings que ofereçam estacionamento grátis pelas primeiras 3 horas.
  • Alguns restaurantes cobram cerca de 10% a mais nos finais de semana.
  • A maioria das casas australianas é trancada por uma alavanca pela parte de dentro. A chave só serve para abrir aporta pelo lado de fora.

Apesar das diferenças culturais, a Austrália é um excelente país para fazer um intercâmbio. Em um primeiro momento, alguns hábitos podem parecer difíceis de encarar, mas as oportunidades encontradas no país superam qualquer tipo de barreira. Após aprender um pouco mais sobre os costumes australianos, continue por aqui para saber mais sobre esse país maravilhoso.