Quer viajar para a Austrália para estudar? então esse artigo é para você! O país é um dos principais destinos de intercâmbio do mundo devido às diversas vantagens que o governo garante aos estudantes.

Essas vantagens são concedidas quando se adquire um visto para Austrália válido, como o visto de estudante. Neste artigo vamos te explicar tudo sobre o visto de estudante (Subclass 500), desde os documentos necessários até as vantagens que ele garante. Continue lendo e confira! 

Visto de estudante para Austrália

O visto de estudante para a Austrália consiste em uma permissão do Departamento de Imigração para que um indivíduo entre no país. A vigência do visto depende da duração do curso contratado. 

Também é comum que o governo conceda um período de férias aos viajantes. Caso seu curso tenha até dez meses de duração, você pode receber um mês de férias. Se tiver mais de dez meses pode receber oito semanas de férias.

Durante o período de vigência do visto de estudante, é garantido ao estrangeiros os seguintes direitos:

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
  • Participar de um curso de estudos elegível na Austrália – a escola que ministra o curso deve ser certificada pelo CRICOS, órgão que regulamenta a educação no país.
  • Viajar dentro e fora da Austrália
  • Trabalhar até 48 horas quinzenais durante o período de estudos
  • Trabalhar sem limite de tempo durante as férias

Vale lembrar que, para conseguir a permissão de trabalho, o estudante deve estar matriculado em um curso de 14 semanas ou mais.

Dentre as opções de cursos, o estudante pode optar por um curso de idiomas, vocacional técnico, graduação, preparatório para exames ou mesmo uma pós graduação.

Você também poderá solicitar a renovação do seu visto de estudante mediante a contratação de mais um período do seu curso atual ou um curso de outra categoria.

Vista noturna de Melbourne com arranha-céus coloridos refletindo na água.
Melbourne, Austrália

Atenção: Contratar um curso de inglês de longa duração e solicitar a renovação do visto para o mesmo curso pode levar à negação do seu pedido pelo governo.

Motivo: O governo pode presumir que você já atingiu um nível de inglês satisfatório e que a renovação do visto pretende apenas permanecer no país.

Para evitar essa situação, escolha um curso de inglês de nível mais avançado ou com foco em áreas específicas, como um curso de inglês para negócios ou preparação para exames como IELTS ou Cambridge.

Outra solução, caso você queira permanecer no país, é optar por um curso vocacional técnico, de graduação ou até mesmo mestrado. 

Requisitos para solicitar o visto estudante

A aplicação do visto de estudante é feita online, no site do Departamento de Assuntos Internos. Lá você deverá preencher um formulário, anexar seus documentos e pagar a taxa de aplicação de AUD $710.

Para solicitar o visto de estudante é necessário que o estrangeiro cumpra alguns requisitos e apresente certos documentos que provem a sua elegibilidade. Abaixo segue uma lista de documentos necessários para a aplicação do visto de estudante na Austrália.

  • Documentos de identificação nacional (RG) e seu passaporte
  • Escrever uma carta de intenção de visto
    Saiba mais em: Carta de intenção visto australiano, como fazer? 
  • Comprovante de Matrícula enviado pela escola (COE)
  • Comprovantes de fundos necessários para a estadia.
    Você encontra detalhes sobre como comprovar seus fundos no site da imigração.
  • Comprovante de seguro saúde de mesma duração do seu visto
  • Após a aplicação do visto, a imigação irá solicitar uma série de exames médicos, que você pode realizar antes mesmo da aplicação. Link com mais detalhes.
  • Caso você leve dependentes com você, deve comprovar fundos para mantê-los no país.
  • Se seus dependentes tiverem entre 5 e 18 anos, você deve matriculá-los em uma escola australiana

Para mais detalhes sobre as condições do visto de estudante, acesse nosso artigo: Condições do Visto de Estudante da Austrália.

Quanto tempo demora para tirar o visto australiano de estudante?

Vista diurna da praia em Gold Coast com horizonte da cidade ao fundo
Gold Coast, Australia

O tempo para o processamento de um visto da Austrália depende da demanda de aplicações do departamento de imigração do governo australiano.

Portanto, o tempo para o seu visto ser emitido pode variar em diferentes épocas do ano. O visto de estudante costuma demorar até dois meses para ser emitido. Porém em períodos de alta temporada a solicitação pode demorar até cinco meses para ser processada.

Você pode consultar a estimativa de tempo de processamento atual acessando o site da imigração australiana

Como trabalhar com o visto de estudante

Para que você tenha a permissão para trabalhar em meio período durante seus estudos na Austrália é necessário que seu curso tenha uma duração de, ao menos, 14 semanas. Além disso, ele deve ter uma carga horária mínima de 20 horas semanais.

Após chegar ao país, será necessário emitir um documento chamado TFN. Ele é obrigatório para quem deseja trabalhar legalmente no país. Se trata de um registro para que você possa pagar os devidos impostos.

Você também pode se deparar com a necessidade de registrar um Australian Business Number, semelhante a um CNPJ brasileiro, caso queira trabalhar de maneira autônoma ou abrir um negócio.

Leia também: Empregos para brasileiros na Austrália.

Aviso: Como seu visto é de estudante, você não deve deixar de ir às aulas para trabalhar, pois isso pode resultar no cancelamento do seu visto de estudante e na sua deportação para o Brasil. Na Austrália é requerida uma frequência de 80% nas aulas.

Outros requisitos para entrar no país 

Comprovante de vacinação

A vacinação contra a febre amarela não é obrigatória para a obtenção de visto para a Austrália. No entanto, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que inclui o comprovante de vacinação contra a doença, pode ser solicitado pelos Oficiais de Imigração.

Desse modo, é importante que você tenha o documento atualizado em mãos quando for entrar no país.

Comprovação de fundo

A comprovação de renda não é oficialmente um requisito para entrar na Austrália, mas pode ser solicitada pelos oficiais de imigração. Eles podem pedir para verificar seu saldo ou extratos bancários, assim como limite no cartão de crédito e afins.

É altamente recomendado que você tenha fundos disponíveis de acordo com a recomendação do governo do país. Atualmente a recomendação é de AUD $1708 para cada mês de estadia no país.

Passaporte

As recomendações de passaporte são simples. Seu documento deve ter uma validade mínima de 6 meses a partir da data de retorno ao Brasil.

Estude na Austrália com segurança e tranquilidade

Nada melhor do que realizar seu intercâmbio na Austrália com o respaldo de uma agência competente e confiável. Por isso que sempre recomendamos a consultoria de uma agência especializada para nossos leitores que desejam vir para a Austrália.

Nossas agências de intercâmbio parceiras te trazem para a Austrália com segurança e tranquilidade! Faça seu intercâmbio na Austrália com a ajuda de especialistas! Entre em contato e ganhe um orçamento gratuito personalizado!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália