Assim como no Brasil, o Natal também é celebrado no dia 25 de Dezembro na Austrália, porém com algumas diferenças em relação ao Brasil. Neste post vamos compartilhar algumas curiosidades sobre como é o Natal na Austrália.

Depois de estar um tempo na Austrália, acabamos percebemos que o Natal Brasileiro é bastante similar ao dos Australianos. Algumas culturas e tradições permanecem nos dois países já outras, acabam sendo algo novo para nós Brasileiros.

No Brasil é comum de se ver decorações Natalinas espalhadas pelas casas, estabelecimentos comerciais e centros comerciais algumas semanas antes do Natal. A árvore de Natal é uma das mais populares tradições associadas com a celebração do Natal.

A maioria de nós Brasileiros comemoramos o Natal com uma Ceia que acontece no dia 24 à noite, em família. Assim, é preparado muita comida com diferentes pratos e sobremesas para todos gostos.

Dia 25 é o dia oficial da celebração do Natal. Nesse dia temos também o almoço em família onde novamente a comilança predomina. Muitas pessoas preferem comemorar só no dia 25 com o almoço, já outras preferem fazer somente a ceia. Tudo vai depender do gosto e muitas vezes até das crenças religiosas.

Obviamente não podemos esquecer Bom Velhinho. O Papai Noel é também uma figura muito importante do Natal, pois as crianças esperam receber presentes na Noite de Natal. Tradicionalmente as crianças fazem seus pedidos e esperam seus presentes serem entregues na noite de Natal. Eles acreditam que o bom velhinho distribui os presentes levado por um trenó conduzido por renas.

Natal na Austrália

Apesar de haver muitas similaridades entre o Natal no Brasil e na Austrália, algumas coisinhas acabam sendo novidades para nós Brasileiros que estamos no país, afinal as culturas em geral são bastante diferentes.

Primeiramente, os Australianos não celebram a Ceia do dia 24, eles somente celebram o dia 25 com um almoço em família. Normalmente eles se reúnem em família e amigos em parques, praias ou até mesmo na casa de algum dos familiares.

Os pratos são diversos mas os que mais predominam são Peru, Frios, Frutos do mar e Salada. Isso tudo vai depender do lugar pois como muitos comemoram em parques. É comum de se ver também os Australianos fazendo um barbecue. A pavlova e Pudim com são as sobremesas mais tradicionais do Natal na Austrália.

Natal na Austrália

Decorações Natalinas

Algumas semanas antes do Natal, as famílias em geral também decoram suas casas com Árvores de Natal, Pisca pisca (Christmas Lights), Bonecos de neve e outras decorações. Inclusive, há bairros muito famosos em Gold Coast por haver casas com decorações Natalinas surpreendentes, vale a pena dar uma passadinha para conhecer!

O Papai Noel

Também têm Papai Noel na Austrália, conhecido com Santa Claus. No dia do Natal, as crianças esperam receber presentes do bom velhinho que normalmente estão embaixo da árvore de Natal. Um curiosidade também é que normalmente os pais das crianças produzem todo um cenário atrás disso.

Muitas famílias simulam as pegadas da bota do Papai Noel no chão ou até mesmo deixam um copo de Leite com Cookies para alimentar o bom velhinho que provavelmente está cansado e com frio, depois da longa viagem de trenó vindo do Polo Norte até suas casas. (Tradição Americana que acontece aqui)

Natal na Austrália

Além disso, as crianças tem costume de receber Stocking, ou seja, é uma meia vazia ou uma bolsa em forma de meia pendurada na árvore na véspera de Natal para que o Papai Noel possa preenchê-la com brinquedos pequenos, doces, frutas, moedas ou outros pequenos presentes. As crianças simplesmente adoram isso.

Musicas Natalinas – Christmas Carols

As músicas Natalinas ou também conhecida como Christmas Carols são muito tradicionais no Natal na Austrália. Em Gold Coast por exemplo os Christmas Carols acontecem no parques espalhados pela cidade.

No ano de 2017, o site Gold Coast Boletim disponibilizou no próprio site, todas os locais e horários que aconteceriam os Corais Natalinos, ficando mais mais fácil para os residentes e turistas poderem se organizar para assistir este evento.

Como os Brasileiros Celebram o Natal na Austrália

Nós Brasileiros temos o customer de celebrar o Natal com nossos pais e familiares. O famoso ditado “Natal é Família” é colocado bastante em prática no Brasil.

Quando estamos do outro lado do mundo, a melhor maneira de sentimos confortáveis e mais próximos da nossa cultura, é reunirmos com outros Brasileiros, cozinhar comidas Brasileiras, fazer a nossa ceia do dia 24 e fazer com que esta noite de Natal seja tão especial quanto se estivéssemos no Brasil, em casa ao lado da nossa família.

Para concluir, acredito que cada país tem sua individualidade que também são trazidas muitas vezes de outros países ou culturas. O objetivo deste Post foi mostrar algumas curiosidades do Natal por aqui onde podemos que concluir que a maioria delas, são muito similares ao do Brasil.

Para quem tiver curiosidade sobre como foi o nossa ceia no dia 24 de Dezembro, dêem uma conferida neste vídeo.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguru

Contate-nos se precisar de maiores detalhes, sugestões ou até mesmo outras dicas sobre este post ou sobre a Austrália. Deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.