Darwin, Austrália, é uma cidade pouco conhecida e procurada por brasileiros quando o assunto é turismo ou morar na Austrália. Mesmo assim, a cidade é um importante destino para os australianos não apenas pelas suas grandes belezas naturais, mas também pela sua localização estratégica. 

Neste post, nós vamos te apresentar a incrível cidade de Darwin e, claro, alguns dos lugares que você pode conhecer estando na cidade! Pronto para embarcar nessa aventura com o Rota do Canguru?!

Um pouco sobre Darwin, Austrália

A cidade de Darwin é a capital do Território do Norte e fica localizada bem no Mar de Timor. Com pouco mais de 150 mil habitantes, a cidade de Darwin sempre foi um ponto estratégico para a Austrália devido à sua proximidade com países da Ásia, como Indonésia e Timor-Leste. 

Ao estabelecer uma cidade povoada nesta região ainda no século XIX, a Austrália conseguiu manter seu território unido e livre de invasões de outros povos buscando colonização. A capital de Northern Territory foi, por muito tempo, um lugar povoado exclusivamente pelos povos aborígenes, mas, com a chegada dos europeus, a cidade se desenvolveu rapidamente.

A cidade de Darwin foi marcada pela corrida do ouro logo no seu início. A descoberta de minas de pedras preciosas na região de Darwin auxiliou muito no crescimento e desenvolvimento da cidade, além de ter atraído um grande número de imigrantes asiáticos, especialmente chineses.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Hoje em dia, a cidade de Darwin é a maior cidade do Território do Norte, além de ser a “capital city” deste estado australiano. Muito da cultura da cidade de Darwin é influenciada pela histórica imigração local. A culinária local, por exemplo, tem elos muito grandes com as cozinhas tailandesa, indonésia e malaias. 

Outra curiosidade bem interessante sobre Darwin, Austrália, é a respeito da origem de seu nome. Ele é uma homenagem ao naturalista Charles Darwin, que navegou com o navio HMS Beagle pela costa australiana. 

Ao visitar Darwin ou escolher passar um tempo morando pela cidade você poderá conhecer inúmeros lugares interessantes. Darwin é a porta de entrada para florestas tropicais, para o outback – o famoso deserto australiano – e, claro, possui belíssimas praias! 

O que visitar em Darwin, Austrália?

Como já dissemos, Darwin fica em uma região bastante rica em belezas naturais. Então, durante sua estadia na cidade você poderá conhecer inúmeros lugares verdadeiramente privilegiados pela vida selvagem. Além disso, você poderá conhecer espaços dedicados à preservação da cultura local, especialmente a cultura aborígene. Conheça alguns dos pontos mais interessantes de Darwin, Austrália.

De frente com o perigo

Que tal observar de pertinho alguns dos maiores crocodilos de água salgada do mundo? Se você gosta de programas mais exóticos, vale a pena visitar a Crocosaurus Cove. Ela fica bem no centro da cidade e é um grande viveiro de répteis tipicamente australianos. Lá, você não apenas poderá ficar cara a cara com um grande e belo crocodilo, como também poderá ter contato com vários outros animais marinhos. 

Essa é uma das maiores exibições de répteis da Austrália e um destino imperdível! Há experiências interativas em que você pode alimentar alguns desses animais, segurar um bebê crocodilo e, ainda, observar a indescritível e variada fauna da região. 

Curtindo o calor de Darwin

Sim, Darwin é uma cidade com um clima bastante quente ao longo de todo o ano. As temperaturas raramente caem abaixo de 17°C, mesmo no inverno. Durante o verão, os dias ensolarados e de céu limpo elevam a temperatura até seus 37°C. Parece quente, não é mesmo? Mas para nós brasileiros não é algo que fique muito longe da nossa realidade.

O alívio desse clima quente – porém acolhedor – está em pensar que a cidade fica no litoral e que há praias e parques à beira-mar que são incríveis! Nós não recomendamos que você nade nas praias da cidade, pois existe um grande número de águas-vivas e crocodilos que vivem naquelas águas.

Mesmo assim, vale a pena curtir as praias para tomar um sol – longe do mar – ou, então, sentir a brisa leve e fresca que sopra por ali! A região litorânea de Darwin é, também, um ótimo local para fazer atividades como caminhadas, um passeio de bike ou, simplesmente, relaxar na areia!

Refrescando-se nas águas de Darwin

Não é porque Darwin tem suas praias perigosas que você não pode entrar na água em outros lugares. Em Darwin Waterfront você encontrará a Wave Lagoon, uma lagoa de água salgada com ondas e livre de águas-vivas e crocodilos.

Cobrindo uma área de 4 mil metros quadrados, ela é perfeita para quem quer aliviar o calor da cidade e nadar um pouco. Há partes mais rasas e as mais profundas chegam a dois metros de profundidade. Suas ondas chegam a quase 1,2 metros de altura e são perfeitas para bodyboarders! 

Se você quiser praia de verdade, vale a pena fazer alguns passeios mais afastados do centro da cidade. A Wagait Beach é uma praia isolada, tranquila e bastante procurada pelos moradores de Darwin. Ela fica a poucos minutos de Darwin CBD e vale a visita! 

Outro lugar incrível e muito próximo de Darwin são as Ilhas Tiwi. A partir de uma excursão que leva pouco mais de 2h30 para chegar nestas ilhas, você poderá desembarcar em uma comunidade indígena, conhecerá suas tradições e costumes, além de mergulhar em praias espetaculares! 

Conhecendo as florestas tropicais

É certo que, se você quer conhecer florestas tropicais, não precisa sair do Brasil. Mesmo assim, é importante lembrar que cada lugar do mundo tem suas peculiaridades.

As florestas tropicais da Austrália são bastante interessantes não apenas pela sua fauna e flora riquíssimas, mas também como uma incrível experiência para conhecer a história aborígene australiana. 

A cidade de Darwin é o ponto de entrada para os principais parques naturais da Austrália. O Parque Nacional de Kakadu é listado como Patrimônio Mundial e conhecê-lo é um programa mais do que especial. 

Você pode mergulhar em cachoeiras cristalinas, caminhar por florestas quase intocadas e ter contato com espécies animais únicas! Além disso, você poderá conhecer alguns dos mais de 5 mil locais de arte rupestre do parque, que foi o lar do povo aborígene há cerca de 65 mil anos. Vale destacar aqui a Gunlom Pluge Pool, em Waterfall Creek, que oferece uma vista belíssima das colinas e cordilheiras ao sul do parque. 

O Parque Territory Wildlife fica a cerca de 45 minutos de carro a partir de Darwin e é ideal para quem gosta de observar aves. O Parque Nacional de Litchfield é repleto de aventura e descobertas: você pode escolher entre nadar em cachoeiras ou fazer um passeio de barco para observar crocodilos selvagens. No final do dia, você pode relaxar e assistir ao pôr do sol em um dos belíssimos pontos de observação do parque!

Uma viagem pelo outback australiano

A partir de Darwin é possível chegar a Alice Springs, a principal cidade do interior do Território do Norte. Alice Springs é uma cidade conhecida por ser a porta de entrada do deserto australiano e vale a pena ser visitada. Chegar em Alice Springs é possível a partir de voos diários a partir de Darwin e que levam pouco menos de duas horas. 

Saiba mais: O que é o Outback Australiano?

uluru símbolo do outback australiano

Em Darwin você pode chegar a lugares incríveis como o Kings Canyon ou, então, ao Monte Uluru, que é um dos lugares mais icônicos da paisagem desértica do Território do Norte! 

Muita cultura e história na cidade de Darwin, Austrália

Para conhecer melhor a identidade de um povo e um pouco de sua história, nada melhor do que visitar museus, não é mesmo? E isso é o que não falta em Darwin. A cidade conta com museus incríveis que contam a história de Darwin, da Segunda Guerra Mundial – a qual a cidade se transformou em um campo de batalha – e, até mesmo, um museu dedicado à aviação.

Em East Point você vai encontrar o Darwin Military Museum Precinct, com artefatos e fotografias da época da guerra. Além disso, você ainda poderá vivenciar as instalações multimídias e interativas da Defense of Darwin Experience, que fica bem ao lado do museu.

A história da aviação australiana e seus pioneiros, além de notáveis histórias de guerra, também podem ser vistas em Darwin. Você pode tanto visitar o Australian Aviation Heritage Centre, que conta um pouco desta história, como também conhecer o hangar original da QANTAS (a mais importante companhia aérea da Austrália) no antigo Darwin Civil Aerodrome. 

Experiências incríveis na cidade!

Darwin é uma cidade que promove experiências únicas. Uma delas é o Deckchair Cinema, um cinema ao ar livre que é operado pela Darwin Film Society. Ele exibe filmes selecionados criteriosamente para que a sua experiência sob as estrelas seja incrível! Essa é uma das principais atrações da vida noturna de Darwin nos dias quentes e sem chuva! 

Outra experiência incrível que você não pode deixar de fazer é visitar o Mindil Beach Sunset Markets. Realizado todas as quintas e domingos a partir do pôr-do-sol, esse grande mercado é uma das melhores maneiras de se vivenciar todo o multiculturalismo da cidade. 

O Mindil Beach Sunset Market recebe inúmeros moradores e turistas que buscam presentes exclusivos, além daqueles que buscam provar todos os sabores do mundo, afinal, há bancas que vendem pratos de mais de 50 lugares do mundo!

Darwin é um destino único e mais do que especial!

A cidade de Darwin, na Austrália, não é um destino turístico ou de intercâmbio muito comum entre os brasileiros. Isso tem seus aspectos positivos e negativos, é claro. Mas o que mais se destaca nesse cenário é a grande possibilidade de descobrir um novo mundo, novas culturas e lugares incríveis.

Se você se interessou pela cidade, eu recomendo que você faça um intercâmbio por lá e conheça melhor o que ela tem a oferecer! Com nossas agências parceiras, essa experiência fica ainda mais incrível

Solicite um orçamento gratuito conosco e iremos te colocar em contato com as melhores agências do país! Realize esse sonho com segurança e tranquilidade!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália