A cidade de Cairns, na Austrália, é uma jóia pouco conhecida pelos brasileiros! A cidade é o ponto de partida para alguns dos destinos mais incríveis da Austrália e também guarda alguns lugares incríveis para os seus visitantes conhecerem! 

Hoje, nós vamos te contar um pouco sobre essa cidade e, claro, te ajudar a criar o mais perfeito roteiro em Cairns! Bora lá?

Um pouco sobre a cidade de Cairns, Australia

A cidade de Cairns fica bem ao norte do estado de Queensland, há pouco mais de 1700km de Brisbane e 2500 km de Sydney. Apesar de sua distância desses grandes centros urbanos, a cidade é um destino turístico muito importante para a Austrália e a 14ª maior cidade do país.

Ela foi fundada no século XIX como uma rota para os mineiros que seguiam para a jazida de ouro de Hodgkinson River. Por seu clima tropical bastante propício, posteriormente, a região se transformou em um importante porto de exportação de minerais e produtos agrícolas que passaram a ser largamente produzidos na região. Ouro e cana-de-açúcar já foram algumas das principais mercadorias regionais. 

Durante a 2ª Guerra Mundial, a proximidade de Cairns com o continente asiático transformou a cidade em uma importante base para as tropas das Forças Aliadas, que seguiam para as operações no Pacífico. As cidades da região de Cairns serviram como centros de treinamento, ponto de partida e de abastecimento das tropas.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Após a 2ª Guerra, Cairns viu sua vocação ser transformada: a partir daquele momento, ela passou a ser um grande centro de turismo na Austrália, especialmente após a década de 1980. Sua população cresceu, a cidade se desenvolveu completamente e ganhou infraestrutura nunca vista por ali. 

Hoje em dia, Cairns é uma cidade vibrante, com diversas opções de lazer tanto na própria cidade, como também na região. Por isso mesmo, se você busca um destino completo, mas fora dos grandes centros urbanos da Austrália, tenha a certeza de que há muito o que fazer em Cairns!

O que você não pode deixar de fazer em Cairns

Sim! Há muitas atrações na cidade e, por isso, você pode criar o roteiro em Cairns perfeito para a sua viagem. Muitas das atrações locais estão ligadas ao ecoturismo, com passeios na floresta tropical, em ilhas, praias, santuários ecológicos e culturais. Conheça alguns dos lugares que você pode visitar por lá! 

A Grande Barreira de Corais

Esta é, sem dúvidas, a principal atração da cidade. Sua localização mais próxima à Grande Barreira faz com que a cidade seja o ponto de partida para quem pretende conhecer essa imensa estrutura viva composta por diversas ilhas, atóis e recifes. 

A grande barreira de corais é um lugar com uma biodiversidade única em todo o mundo. Há espécies que só vivem por ali e é uma das maiores riquezas da Austrália. Nós já falamos sobre a Grande Barreira de Corais algumas vezes e você pode conhecê-la melhor aqui neste post! Vale a pena conhecer um pouco mais sobre ela!

Conhecendo a cidade

A melhor maneira de conhecer Cairns é fazer um passeio pelas suas ruas. Você dificilmente precisará de carro para conhecer as atrações que ficam dentro da cidade, afinal, elas se concentram em uma pequena área no centro da cidade. Além disso, é uma ótima maneira de aproveitar o clima quente e as atividades ao ar livre que Cairns oferece!

Você pode até pensar em visitar as praias de Cairns, mas já te aviso com antecedência que isso não é recomendável. Além da água ser um pouco barrenta, há um grande número de águas-vivas naquela região. 

Cairns Esplanade Lagoon

Alex Monckton, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Pensando nisso, existe a Cairns Esplanade Lagoon, que não é nada menos do que uma grande piscina pública da cidade – livre de águas-vivas – onde você pode nadar sem se preocupar com ataques desses animais. Sua água é salgada e o local é ideal para utilizar as churrasqueiras, praticar esportes aquáticos, no gramado ou, então, apenas fazer um piquenique.

Jardim Botânico de Cairns e o Tropical Zoo

KgboCC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Ainda na cidade, há alguns outros locais incríveis para você visitar. Como, por exemplo, o Jardim Botânico de Cairns. Esse lugar é um verdadeiro paraíso tropical a poucos minutos do centro da cidade. Lá é onde ficam inúmeras espécies de plantas tropicais, distribuídas em jardins magníficos! É uma boa opção para quem busca um programa mais tranquilo.

Já no Tropical Zoo, você vai encontrar algumas das espécies mais peculiares de animais presentes na Austrália. Além dos cangurus, é possível ver de pertinho um crocodilo, wallaby ou um coala. É possível até interagir com muitos desses animais, algo que não é permitido em todos os estados australianos. Visitar o Tropical Zoo é uma experiência incrível para conhecer um lugar que busca proteger as espécies australianas. 

Arte de rua em Cairns, Austrália

Assim como muitas outras cidades da Austrália, Cairns tem um cenário de arte de rua bastante interessante e vibrante. Prepare sua câmera e tire fotos de lugares espetaculares como a famosa instalação de peixes de metais na Esplanade, uma das marcas da cidade. 

Ainda na Esplanade você pode conferir as colunas com designs inspirados na cultura aborígene e no mar. Ou, então, tire uma foto das gigantescas tartarugas próximas ao Cruise Line Terminal! 

Na Grafton Street você pode ver vários grafites e se sentar em um café para observar a paisagem. 

Arte e Cultura em Cairns

KgboCC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A região de Cairns reserva alguns dos melhores exemplos da cultura aborígene de toda a Austrália. Você pode visitar lugares como a Cairns Art Gallery, no CBD, e aproveitar o charme histórico do local repleto de exposições de todos os estilos. A Underart Gallery é uma galeria que guarda inúmeras obras de arte contemporâneas e que valem a pena serem vistas. 

Uma visita ao Cairns Museum mostra aos seus visitantes um pouco da história da cidade, da resistência aborígene aos europeus, da cultura hippie e dos acontecimentos climáticos que marcaram a região.

Uma visita à comunidade aborígene de Cairns

Há pouco mais de 30 km de Cairns, fica uma das principais atrações da região: o vilarejo de Kuranda. Este é um passeio imperdível para mergulhar em toda a rica cultura aborígene da região. Além disso, há muitas atividades diferentes, nas quais você pode fazer um passeio para conhecer animais locais, visitar um santuário de borboletas, o Koala Gardens e o Birdworld, onde você pode ver espécies de pássaros que vivem na região.

Um dos passeios que mais se destacam na comunidade de Kuranda é o trem que liga o vilarejo à Cairns. O Kuranda Scenic Railway faz o trajeto entre essas duas cidades e oferece uma vista incrível da floresta tropical, passando por vales, cachoeiras e desfiladeiros.

Outro passeio que se destaca é o Skyrail Rainforest Cableway. Esse teleférico faz uma jornada fascinante pela floresta tropical no Barron Gorge National Park. Você poderá observar a incrível riqueza da floresta tropical do alto e descobrir maravilhas da região! 

Visitando as ilhas do litoral de Cairns

Não é porque as praias de Cairns são impróprias para banho que você não pode deixar de mergulhar no mar! Muito pelo contrário: há várias ilhas no litoral da cidade que oferecem ótimos pontos para nadar ou mergulhar. 

Green Island

A Green Island é uma das ilhas mais próximas da cidade e que faz parte da Grande Barreira de Corais. Ela fica a menos de uma hora de barco da cidade e é um destino bastante procurado aos fins de semana ou para fazer um bate-volta. Suas praias são lindas, com águas claras e quentes. 

Como é um lugar muito turístico, pode ser que você encontre muitas pessoas e praias relativamente lotadas. Apesar disso, vale a pena visitar o local por toda sua beleza! 

Fitzroy Island

A Fitzroy Island é outro destino incrível para se jogar no mar e aproveitar o litoral australiano. Essa ilha é bastante procurada para passeios bate-volta, mas, mesmo assim, é bem menos movimentada que outras ilhas famosas da região.

O local é bastante pequeno e pode ser todo conhecido em menos de um dia. Por não haver veículos por lá, você deverá caminhar caso queira conhecê-la por completo. Há muitas trilhas próprias para isso. As suas praias são muito bonitas, há um farol e até um centro de reabilitação de tartarugas! 

Michaelmas Cay

É uma pequena ilhota cercada de um recife espetacular. A Michelmas Cay faz parte de um parque nacional e de um santuário ecológico que busca proteger aves marinhas que passam pela região anualmente em sua migração. 

Essa ilha foi formada pelo acúmulo de corais quebrados, conchas e restos de algas calcárias. A pouca vegetação que surgiu por ali foi levada pelos pássaros. 

Vale ressaltar que a Michelmas Cay é bem pequena, tem pouco mais de 360 metros de comprimento e 50 metros de largura. O lugar é ótimo para observar aves e fazer mergulhos nos arrecifes que ficam por ali. 

Uma viagem à Port Douglas

Essa pequena cidade a pouco mais de 70 km de Cairns é um destino muito simpático e bastante rústico. Perfeito para quem busca curtir o contato com a natureza e fugir da agitação da cidade. Há várias praias bonitas, com muita vegetação e água clarinha, perfeita para mergulhar! 

Inclusive, as praias dali são excelentes para praticar snorkeling ou mergulho. Vale muitíssimo a pena alugar um carro ou ir de ônibus visitar Port Douglas! 

Mergulhando no verde da Daintree Rainforest

Que tal conhecer a floresta tropical mais antiga do mundo? A Daintree Rainforest é um lugar espetacular, além de ser pelo menos 80 milhões de anos mais antiga do que a nossa Floresta Amazônica! 

Visite a Daintree Rainforest por meio de um passeio guiado e conheça um lugar repleto de plantas únicas e raras, além de paisagens extraordinárias! São mais de 30 parques nacionais, centenas de cachoeiras e espécies animais únicas desta região. 

Aproveite a cidade de Cairns e conheça toda a riqueza desta região! 

A cidade de Cairns é um lugar bastante pitoresco e único. Vale a pena conhecer, viver ou estudar por lá, afinal, Cairns tem um estilo de vida inigualável e repleto de atrações. Se você se encantou pela cidade, por que não fazer um intercâmbio por lá?

Você pode entrar em contato com as melhores agências de intercâmbio do Brasil preenchendo o nosso formulário de contato! As oportunidades na Austrália não faltam e esperam por você!

*Imagem de capa: Imaposter, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália