É possível trabalhar como Uber na Austrália? Essa pergunta é bastante recorrente entre aqueles que buscam fazer um intercâmbio de longa duração na terra dos cangurus ou, então, desejam se mudar para a Austrália de maneira definitiva.

Nós já falamos sobre como trabalhar na Austrália com UberEats e Deliveroo neste post aqui. Algumas etapas são bastante semelhantes, mas vale a pena você ficar por dentro de como funciona todo o processo. No post de hoje, nós vamos te explicar um pouquinho sobre como trabalhar na Austrália como Uber ou outros aplicativos de transporte particular! 

Quem pode trabalhar como Uber na Austrália?

celular com o aplicativo do uber aberto

Este é um dos mais importantes pontos para quem vai trabalhar como Uber na Austrália. Todo estrangeiro que vem à Austrália e deseja trabalhar em qualquer ramo precisa ter algum tipo de permissão de trabalho. 

Ou seja: intercambistas precisam de um visto de estudo com permissão de trabalho ou, então, você precisa ser um residente permanente por aqui. No caso de ser estudante, é importante lembrar que o visto dá direito a trabalhar legalmente por até 40 horas quinzenais.

Mesmo que o trabalho como Uber ou outras empresas de transporte por aplicativo não gere vínculo empregatício, é válido lembrar que é super importante que você siga essa regra de trabalhar por até 40h quinzenais. Além disso, você não ganhará salário mínimo ou nenhum tipo de direitos, como férias ou contribuição no superannuation, como quem tem um trabalho regulamentado.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Mesmo com esse limite de horas, muitas pessoas que têm um visto de estudante trabalham acima das 40 horas quinzenais. Nós não recomendamos que você faça isso, pois, como existe fiscalização, você corre o risco até de perder sua permissão de trabalho, seu visto e, consequentemente, seu intercâmbio. 

Quais são os requisitos para trabalhar como Uber na Austrália?

motorista de uber na austrália

Os requisitos para trabalhar com transportes por aplicativo variam de acordo com o aplicativo que você escolher trabalhar. Você pode, sem problemas, trabalhar para mais de um aplicativo ao mesmo tempo.

Entretanto, o Uber é o aplicativo que está presente em mais cidades australianas e, sem dúvidas, o mais procurado. Por este motivo, trataremos apenas dos requisitos para trabalhar como Uber na Austrália. Mais uma vez, vale dizer que os requisitos mudam de acordo com o aplicativo. 

No geral, é necessário ter pelo menos 21 anos de idade e acesso a um veículo que atenda aos requisitos da Uber. Além disso, é preciso ter uma carteira de habilitação válida no estado de sua residência por período a partir de 6 meses (isso varia de acordo com o estado).

Além disso, você precisa ter um registro ABN e uma conta bancária australiana, por onde você receberá seus ganhos. O Uber e outros apps ainda exigem seu passaporte, uma foto de perfil e outros documentos como comprovante de seguro do veículo e uma verificação VEVO.

celular com o aplicativo do uber aberto procurando por uma corrida

Essa verificação VEVO (Visa Entitlement Verification Online) serve para aqueles que vivem na Austrália, mas são incapazes de fornecer algum documento que comprove a cidadania australiana. 

É por meio da VEVO que você vai fazer um processo online que cruzará os dados que você declarar com os dados do seu visto e fornecerá um documento que declara que você tem direito a trabalho na Austrália. Isso pode ser feito diretamente no site da imigração.

Por fim, é claro, você precisa ter um carro que cumpra os requisitos da Uber. Cada cidade tem os tipos de carros específicos e vale a pena verificar no site da própria empresa. Além disso, cada aplicativo tem os seus próprios requisitos mínimos para selecionar os carros. 

Quais são os aplicativos de corrida mais usados na Austrália?

Por aqui, há vários aplicativos disponíveis além do Uber, cada um tem um tipo de remuneração para os motoristas, bem como preços (e práticas de preço) diferentes para os usuários. Confira:

  • Uber: mais utilizado e presente em 37 cidades do pais;
  • DiDi: da mesma empresa dona da 99/99Taxis no Brasil, está presente em 28 cidades atualmente nos estados de New South Wales, Victoria, Queensland Western Australia e South Australia. 
  • Ola: está em 22 cidades, mas não cobre 100% de todas elas. 
  • Shebah: app que aceita apenas mulheres como motoristas, passageiras e menores desacompanhados. 

Quanto ganha um motorista de Uber na Austrália?

pessoa procurando uma corrida no uber na Austrália

Cada um desses aplicativos de corrida pratica uma taxa diferente para o motorista. O Uber, por exemplo, afirma que os motoristas australianos podem fazer de AUD $30 a AUD $40 líquidos por hora. 

Se você vive em uma das grandes cidades da Austrália, como Sydney, Melbourne, você pode ganhar algo entre AUD $ 1.000 e AUD $2000 líquidos por semana. Mas é claro que esses valores dependem de alguns fatores além do local onde você trabalhará. 

O primeiro são seus custos: aluguel de carro; combustível; se você tiver um carro próprio, os custos com manutenção; seguro; plano de dados e alguns outros itens que podem aparecer no seu dia-a-dia.

Além disso, você deverá considerar quanto tempo você trabalhará por dia e os quilômetros percorridos, já que esses apps cobram o passageiro de acordo com a quilometragem, principalmente. 

Outro fator muito importante são as taxas de cada aplicativo, como já dissemos anteriormente. Veja, abaixo, uma tabela com as taxas praticadas por cada app de corrida na Austrália. 

TarifaUberDiDiOlaShebah
Taxa de comissão27,5%5% a 20%15%15%
Tarifa baseA partir de $2,00$1,98$2,00A partir de $3,60
Tarifa mínima$9$6,98$9A partir de $11,30
Booking fee$0,55$0,50$2,00
Tarifa de espera$0,60/min$0,55/min$0,30/min
Taxa de cancelamento$10$10$10A partir de $11,30
PagamentosSemanaisSemanaisDiáriosDiários
Preço dinâmicoAté 8x o preço normalNãoNãoNão

Vale a pena alugar um carro para trabalhar como Uber na Austrália?

motorista de uber

Sim e não. Se você pretende trabalhar em tempo integral com Uber, aí pode valer a pena alugar um carro para isso, pois você conseguirá cobrir os custos do aluguel do veículo. Entretanto, se você pretende trabalhar poucas horas por dia, talvez não valha a pena fazer este compromisso. 

Vale lembrar que os aplicativos – especialmente o Uber – têm parcerias com locadoras de carro. Além disso, você pode alugar o mesmo veículo junto com outro motorista e trabalhar em turnos diferentes. Assim, vocês podem dividir o valor do aluguel e ganhar mais. 

O próprio site da Uber tem uma ferramenta que você pode encontrar um carro para alugar por preços mais competitivos do que em uma locadora. As empresas listadas lá são parceiras do Uber e, por isso, costumam ter valores mais baixos para aluguel de carro. 

Pensando em fazer um intercâmbio na Austrália?

Se você está pensando em fazer um intercâmbio na Austrália como um meio de adquirir sua residência permanente aqui na Terra dos Cangurus, vale a pena procurar uma agência especializada e que oferecerá a você todo o suporte necessário durante a organização desse projeto.

O blog Rota do Canguru tem parceria com as melhores agências de intercâmbio do Brasil. Nossas parceiras têm equipes especializadas que são craques quando o assunto é a Austrália! Solicite um orçamento gratuito conosco e iremos te colocar em contato com a agência perfeita para você!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália