Não é novidade que todos os países são conhecidos por estereótipos, alguns deles verdadeiros e outros nem tanto. Quando se fala sobre a Austrália, por exemplo, um dos estereótipos mais comuns é a crença de que os animais mais perigosos da Austrália são um risco eminente a vida humana. No entanto, a espécie que mais causou acidentes fatais no país ao longo dos últimos anos é algo capaz de surpreender a todos.

Desmistificando a Austrália

Por ser um país de proporções continentais, como o Brasil, a Austrália realmente conta com uma diversidade grande de espécies, o que inclui alguns animais selvagens e perigosos. Isto leva muitas pessoas a acreditarem que esta é uma das maiores dificuldades de se morar na Austrália. Porém, o número de acidentes causados por esses animais é mínimo, o que não interfere em nada na atmosfera segura e tranquila do país.

Para esclarecer esse estereótipo equivocado, confira a seguir quais são os dez animais mais perigosos da Austrália, e o número de incidentes provocados por cada eles.

10. Cobras

cobras são um dos animais mais perigosos da austrália
Cobra da morte (Death Adder)

Entre todas as espécies de cobras que habitam a país, o que inclui as temidas cobra da morte e cobra marrom, essa última considerada a segunda mais venenosa do planeta, foram registrados 41 acidentes fatais entre os anos de 1980 e 2009. Isso significa que a média é de menos de 2 mortes ao ano causadas por cobras, um número significativamente baixo em um país cuja população ultrapassa as 25 milhões de pessoas, mas o suficiente para colocá-las na décima colocação entre os animais mais perigosos da Austrália.

9. Aranhas

aranhas são um dos animais mais perigosos da austrália
Aranha da Chuva (Palystes superciliosus)

Pelo número mais elevado de incidentes, as aranhas aparecem na nona posição, pois seu tamanho menor acaba dificultando na percepção das mesmas, o que contribui para várias ocorrências. Contudo, desde 1979 quando ocorreu a introdução de antídotos para todas as espécies nativas venenosas da Austrália, não há registros de acidentes fatais envolvendo aranhas no país.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

8. Tubarões

tubarões de bico fino
Tubarão-bico-fino (Reef Sharks)

Os milhares de quilômetros de litoral da país, apesar de paradisíacos, são a razão pela qual os tubarões estão entre os animais mais perigosos da Austrália. Alguns pontos específicos da costa possuem riscos maiores de ocorrerem ataques, e  entre os anos de 2000 e 2012, 25 pessoas morreram por esse motivo. Uma média aproximada de 2 mortes por ano causadas por tubarões.

7. Crocodilos

crocodilos
Aligator Americano

De acordo com registros históricos, o número de mortes por ataques de crocodilos costumava ser de menos de um por ano no país. Devido a proibição da caça de crocodilos, em 1971, o que gerou um aumento na população dessa espécie em determinadas regiões, a média de acidentes teve um pequeno aumento, e conta disso os crocodilos estão em sétimo na lista de animais mais perigosos da Austrália.

6. Polvos de anéis azuis

polvos
Polvo de anéis azuis

As espécies de polvos-de-anéis-azuis pertencem a família hapalochlaena, e são moluscos altamente venenosos, para os quais ainda não existe qualquer tipo de antídoto. É por isso que os mesmos estão nessa posição entre os mais perigosos. Mas a boa notícia é que, por habitarem o fundo do mar, o contato com os seres humanos é bem raro e só ocorreram 3 óbitos nos últimos 100 anos.

5. Peixes-pedra

peixe pedra
Peixe-Pedra

Os peixes-pedra, uma espécie rara e que só é encontrada no litoral do Indo-Pacífico, são um caso similar aos polvos-de-anéis-azuis, pois apesar de haver somente uma morte confirmada na Austrália, esse animal é um dos peixes mais venenosos do mundo, capaz de ser fatal até mesmo com um contato superficial com quem se aproxima demais.

4. Caramujos de cone

caramujos de cone
Caramujo de cone

Os chamados caramujos de cone são um grupo de caracóis marinhos listados na quarta posição de animais mais perigosos da Austrália por terem uma aparência inofensiva, o que só agrava o fato de serem altamente nocivos, capaz de liberar um veneno para o qual não existe cura. Novamente, por serem difíceis de encontrar, existe apenas um caso fatal, registrado no ano de 1935.

3. Águas-vivas cubozoa

aguas vivas cubozoa
Água-viva-caixa-australiana

Ainda entre os seres aquáticos que figuram na lista de animais mais perigosos da Austrália, o mais temido de todos é a família de aguas-vivas cubozoa, que inclui um conjunto de espécies venenosas, capazes de causar danos irreparáveis a vida humana. O fato de estarem no fundo do mar é a razão pela qual o número de mortes é de “somente” 66 desde o ano de 1883, inferior ao de animais menos nocivos mas que vivem em terra firme.

2. Abelhas-europeias

abelhas europeias na austrália
Abelhas europeias

As abelhas dessa espécie são mais perigosas pois oferecem riscos maiores de causar reações alérgicas em quem é picado, o que pode resultar em choques anafiláticos. Além disso, para piorar, elas costumam voar em grandes enxames, complicando a vida de quem cruza com elas. De acordo com as estatísticas, a cada ano cerca de 10 pessoas morrem por conta dessas abelhas, o que as tornam mais fatais do que muitos outros animais.

1. Cavalo

cavalos são os animais mais perigosos da australia
O cavalo é o animal mais mortal da Austrália

E em primeiro lugar, para o espanto de muitos, estão os cavalos. Apesar deles, é claro, não matarem diretamente por serem venenosos ou nocivos, como os demais exemplos citados entre os animais mais perigosos da Austrália, os cavalos são a espécie animal que mais mata no país através de acidentes. De acordo com matéria da BBC News, cavalos mataram mais no período de 2000 a 2013 do que todos animais venosos combinados. No total, ao menos 20 mortes são registradas ao ano, resultado de quedas e incidentes envolvendo um ou mais cavalos.

Austrália está entre os países mais seguros do mundo

Mesmo falando-se tanto sobre os animais mais perigosos da Austrália, os casos fatais são muito raros e se concentram nas regiões mais afastadas do país. Desse modo, turistas e estudantes que planejam morar na Austrália não têm porquê se preocupar, e podem ter a certeza de que o país é referência em tranquilidade e segurança.