Quando viajamos para outros países sempre nos deparamos com as diferenças entre os sistemas de eletricidade e tomadas que existem entre o Brasil e os outros países. Neste post você terá todas os detalhes de como funciona a eletricidade e tomadas da Austrália.

Como Funciona a Eletricidade e Tomadas da Austrália

Departamento da Indústria, Inovação e Ciência da Austrália é o órgão do governo que controla e gerencia toda a questão sobre energia do país. Dentro deste site é possível ver detalhes sobre os avanços que a Austrália está criando para a geração de energia limpa ou “green”, ver a lista de concessionárias de energia disponíveis em uma determinada região e os planos de investimento e tecnologias do setor.

Apenas como referência e informação, 86% da eletricidade daqui é gerada a partir de combustíveis fósseis, sendo que 73% desta energia vem da queima de carvão e 13% do gás natural. Os outros 14% restantes vêm da energia renovável ou limpa, que vem aumentando a cada ano por conta das campanhas de incentivo do governo que promove as energias geradas por hidroelétricas, bioenergia e energias eólica e solar. Veja o gráfico atual de como é o consumo de energia da Austrália:

energy1

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

O custo médio de eletricidade na Austrália depende de qual região você está, quantas pessoas moram na residência e se é apartamento ou casa. No entanto, de forma geral podemos dizer que esse número é aproximadamente $100 mensais, sendo que a conta de eletricidade é cobrada de 3 em 3 meses.

Apenas para fins ilustrativos de como a conta de eletricidade varia muito, o governo Australiano diz que o estudante deve esperar gastar em média de $35 a $140 por semana com conta a conta de eletricidade e gás. Eu e minha partner pagamos apenas $90 por trimestre, mas moramos de aluguel de um apartamento pequeno de 1 dormitório.

O padrão de tomada da Austrália é o AS/NZS 3112, assim como pode ser visto na primeira imagem deste post. O tipo de plug deste padrão de tomada é o I, e tem os dois pinos de cima na diagonal e o terceiro pino logo abaixo e no centro.

Por motivo de segurança e para evitar desperdícios de energia, as tomadas são equipadas com um botão de liga e desliga individual acima de cada plug de tomada. Ou seja, se vc quiser desligar algum eletrodoméstico sem precisar desconectá-lo da tomada e ter certeza que não há consumo de energia, é só desligar esse botão. Quando o botão estiver vermelho, significa que a tomada está ligada.

liga

Outro detalhe importante é que todo o sistema de eletricidade da Austrália é baseado na voltagem 230 Volts. Portanto, é muito importante que tenha isso em mente antes de preparar suas malas de viagem para a Austrália, pois do contrário vc poderá chegar aqui e ter a surpresa de não poder usar seu aparelho eletrônico ou até mesmo queimá-lo se não usado apropriadamente.

Uma última dica legal é que tenha sempre consigo um adaptador de tomadas universal, que pode ser facilmente encontrado nos supermercados e lojas de informática por um preço médio de R$ 20. Com ele é possível usar o aparelho eletrônico tranquilamente aqui na Austrália ou em qualquer país em que estiver viajando.

Veja também o nosso vídeo sobre o tema:

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCmYsDyYbmVI-_ODvxkDhjow

Precisando de maiores detalhes, sugestões ou até mesmo outras dicas sobre este post ou sobre a Austrália, deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.