O governo australiano divulgou uma notícia que vai afetar a vida de quem pretende estudar ou trabalhar na terra dos cangurus. Trata-se da nova estratégia de migração da Austrália, que foi anunciada pelo governo federal em 11 de dezembro de 2023 e que traz mudanças significativas para o setor de educação internacional.

A estratégia de migração é um conjunto de medidas que visa restaurar a integridade e o papel do sistema de migração australiano, selecionando os imigrantes mais qualificados e reduzindo o número total de entradas no país.

O governo alega que a estratégia é necessária para proteger os interesses e os valores dos australianos, bem como para garantir a segurança e a soberania do país.

Parlamento australiano, na cidade de Canberra.

A estratégia de migração representa um desafio para o setor de educação internacional, o qual terá que se adaptar às novas exigências e restrições impostas pelo governo.

Neste artigo, vamos falar sobre como essa medida afeta os estudantes internacionais e o setor como um todo. Além disso, vamos dar algumas dicas de como você pode se preparar e se proteger diante dessa situação.

Fique conosco até o fim que vamos te explicar tudo sobre as novas regras da Austrália.

Como a estratégia de migração afeta os estudantes internacionais?

A estratégia de migração afeta diretamente os estudantes internacionais, que terão que passar por processos mais rigorosos e seletivos para obter vistos de estudo e trabalho.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Além de precisarem comprovar maior capacidade financeira e proficiência em inglês. Veja alguns exemplos de como as regras mudaram:

  • Os estudantes internacionais terão que apresentar um plano de estudo detalhado, que inclua os objetivos acadêmicos, profissionais e pessoais, bem como a relevância e a qualidade do curso escolhido.
  • Os estudantes internacionais terão que comprovar que possuem recursos financeiros suficientes para cobrir os custos de vida e de estudo na Austrália, que foram aumentados de AUD $20.000 para AUD $24.505 por ano.
  • Os estudantes internacionais terão que demonstrar um nível de proficiência em inglês mais alto, que varia de acordo com o tipo e o nível do curso. Por exemplo, para cursos de graduação, o nível mínimo exigido é o IELTS 6.5, enquanto que para cursos de pós-graduação, o nível mínimo é o IELTS 7.0.
  • Os estudantes internacionais terão que passar por uma entrevista com um oficial de imigração, que avaliará a autenticidade e a consistência das informações fornecidas, bem como a intenção e a motivação do estudante.

Essas mudanças começaram a ser aplicadas a partir do dia 01 de janeiro de 2024, e serão continuamente aplicadas durante o decorrer do ano.

De maneira resumida, as medidas tomadas dificultam as ações de alunos que buscavam o visto de estudante apenas para obter a permissão de trabalho e de estudantes que obtinham  diversos vistos temporários consecutivos invés de solicitar um visto permanente.

As medidas adotadas também restringem as ações de prestadores de educação internacionais mal intencionados ou as chamadas “vendedoras de visto”.

Dessa maneira, o governo australiano almeja obter estudantes internacionais que realmente se tornem trabalhadores qualificados, assim como reduzir o número de entrada de estudantes no país para até 510.000.

Como a estratégia de migração afeta os provedores de educação internacional?

A estratégia de migração também afeta os provedores de educação internacional, que são classificados de acordo com o risco de facilitar a migração irregular ou a fraude educacional. 

Dependendo da sua classificação, eles terão processos de visto mais lentos ou outras consequências mais graves. Veja alguns exemplos de como as regras mudaram:

Os provedores de educação internacional serão divididos em três categorias: baixo risco, médio risco e alto risco, de acordo com critérios como a taxa de aprovação dos vistos, a taxa de conclusão dos cursos, a taxa de satisfação dos estudantes, a taxa de empregabilidade dos graduados, entre outros.

Os provedores de baixo risco terão processos de visto mais rápidos e simplificados, podendo até mesmo ser isentos de alguns requisitos, como a comprovação financeira ou a entrevista. Além disso, eles terão acesso a benefícios como a concessão de vistos de múltiplas entradas, a extensão da duração dos vistos e a permissão de trabalho pós-estudo.

Os provedores de médio risco terão processos de visto normais, seguindo os mesmos requisitos e condições que já existiam antes da estratégia de migração. Eles não terão acesso aos benefícios dos provedores de baixo risco, mas também não sofrerão penalidades ou restrições.

Os provedores de alto risco terão processos de visto mais lentos e rigorosos, podendo até mesmo ser recusados ou cancelados. Além disso, eles terão que enfrentar consequências como a redução do número de vagas, a suspensão ou o cancelamento da licença, a aplicação de multas ou sanções, entre outras.

A Austrália permanece como destino referência nos estudos internacionais?

A estratégia de migração representa um desafio para o setor de educação internacional, que terá que se adaptar às novas exigências e restrições impostas pelo governo australiano. No entanto, esse desafio também pode ser uma oportunidade para que os serviços oferecidos melhorem ainda mais, a fim de se adequar aos critérios do governo.

A Austrália continua sendo um dos destinos mais vantajosos e procurados pelos estudantes internacionais. No entanto, para realizar esse sonho, é preciso estar atento e preparado para as mudanças e os desafios que a nova estratégia de migração traz.

Por isso, é muito importante contar com a ajuda de uma boa agência de intercâmbio, que possa te orientar e te apoiar em todas as etapas do seu projeto de estudo na Austrália.

Uma boa agência pode te ajudar a escolher o melhor curso e o melhor destino para o seu perfil e os seus objetivos. Além disso, o suporte internacional pode ser um fator imprescindível em sua estadia no exterior.

Por isso, sempre recomendamos por aqui a nossa parceira, Optima Intercâmbio. Eles estão no mercado de intercâmbio há mais de 13 anos, realizando o sonho do intercâmbio na vida de alunos de todo o Brasil.

Entre em contato com a Optima e garanta o melhor suporte do Brasil para o seu intercâmbio na Austrália. Acesse o site e faça uma cotação gratuita.

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália