Você conhece os Parques Nacionais da Austrália? A Terra dos Cangurus é um destino muito famoso por suas belezas naturais, principalmente suas praias paradisíacas! Mas que tal conhecer a natureza australiana um pouco além dos destinos mais badalados?

Pensando em trazer essa experiência mais selvagem – e até exótica, para alguns – nós selecionamos alguns parques naturais australianos para você conhecer e, quem sabe, até colocar no seu roteiro turístico pela terra dos cangurus! 

De desertos áridos a florestas com milhões de anos, fazer um passeio pelos Parques Nacionais da Austrália é uma aventura inesquecível e única!

1. Parques Nacionais da Austrália: Kakadu

parques nacionais da Austrália: kakadu

Este parque ficar em primeiro lugar na nossa lista não é nenhuma surpresa! O Kakadu National Park é um dos mais conhecidos e adorados parques da Austrália. Essa verdadeira jóia natural do país fica no estado de Northern Territory, há poucas horas de carro a partir da cidade de Darwin

Quais são os principais pontos turísticos da Austrália?

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

São mais de 20 mil quilômetros quadrados de áreas verdes, rios, lagos, montanhas e muito mais para você explorar. Em todo esse espaço impressionante você poderá observar aproximadamente 280 espécies de aves e pelo menos 74 mamíferos. 

Navegue por pântanos bem cedinho e assista ao nascer do sol! Nesta viagem incrível de barco você chegará a algumas das formações rochosas mais importantes da humanidade: Ubirr e Nourlangie abrigam algumas das gravuras rupestres mais antigas do mundo! Elas estão ali há pelo menos 20 mil anos! Estima-se que os humanos vivem nesta região há pelo menos 40.000 anos! 

2. Parque Nacional de Daintree

floresta daintree em uma praia da grande barreira de corais

O Parque Nacional de Daintree está para a Austrália assim como a Amazônia está para o Brasil. Para muitas pessoas, ela é considerada o pulmão verde australiano e um verdadeiro fóssil vivo. Isso se deve ao fato de ela ser a floresta tropical mais antiga do mundo! 

Localizado ao longo da costa nordeste do estado de Queensland, o parque é a casa de uma das espécies mais incríveis da Austrália: o crocodilo de água salgada, que pode atingir até 6 metros de comprimento e uma tonelada! 

Pelas trilhas em meio a este parque nacional da Austrália você pode explorar uma densa e exuberante floresta tropical. A tranquilidade deste local torna o passeio ainda mais único!

Caminhe pela floresta, observe a vida selvagem e navegue pelo Rio Daintree! Em poucos momentos você consegue sair da floresta densa e chegar até praias imaculadas da Grande Barreira de Corais! 

3. Parques Nacionais da Austrália: Whitsundays Islands

parques nacionais da Austrália: ilhas whitsundays

Talvez você queira curtir as praias australianas, certo? Mesmo assim, você pode visitar um dos parques mais incríveis da Terra dos Cangurus! As Ilhas Whitsundays são uma maravilha natural e têm uma beleza indescritível! 

Suas praias paradisíacas têm areia branca, águas cristalinas, bancos de areia no meio do oceano, além de florestas exóticas nas encostas dos pequenos morros. As piscinas naturais são destaques à parte! 

Conhecer as Ilhas Whitsundays é como andar por uma região onde a civilização ainda não chegou! 

Esse conjunto de 74 ilhas fica na costa de Queensland, bem na região onde está outra maravilha australiana: a Grande Barreira de Corais e toda a sua biodiversidade! 

4. Uluru-Kata Tjuta National Park

uluru símbolo do outback australiano

Se você quer fazer um passeio pelo deserto australiano, um dos melhores pontos de partida para esta aventura é o Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta. Lá é onde ficam algumas das formações rochosas mais icônicas da Austrália, as quais escondem a sabedoria dos povos antigos e uma diversidade incrível de plantas e animais! 

Este é um lugar milenar: suas pedras têm mais de 500 milhões de anos e passaram por eras de pássaros gigantes, dinossauros e viram a chegada do homem moderno no continente australiano. 

A terra vermelha se mistura com a cultura aborígene, os povos nativos desta região imaculada da Austrália. Ao fazer um passeio por esta imensidão árida, aprenda sobre as lendas sagradas, que são passadas de geração em geração, descubra um pouco mais sobre a geologia do parque e encante-se com as artes rupestres que datam de pelo menos 30 mil anos atrás!

No fim do dia, aproveite para assistir a um dos espetáculos naturais mais famosos da região: o pôr-do-sol! Em meio à vastidão desértica, a brisa leve balança as gramas, enquanto as luzes do crepúsculo pintam as rochas com novas cores! 

O Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta fica em Northern Territory e a cidade grande mais próxima é Alice Springs, que fica a pouco mais de 440 quilômetros de distância! Mas não é preciso viajar essa distância toda para chegar ao Uluru: o Aeroporto de Ayers Rock, que fica a 20 minutos de carro do Monte Uluru recebe voos de toda a Austrália! 

5. Parques Nacionais da Austrália: Cradle Mountain National Park

Com uma vegetação rica e diversificada, o Parque Nacional de Cradle Mountain-Lake St. Clair é um dos lugares mais incríveis da Tasmânia. Suas montanhas dramáticas, lagos esculpidos no meio da imensidão verde e uma floresta quase intocada oferecem experiências únicas em meio à natureza! 

Um passeio por este parque revelará ainda belas trilhas, que podem ser feitas a pé, de bikes ou até mesmo com cavalos. Durante seis dias você pode desbravar a floresta ao fazer a icônica – e avançada – Trilha Overland, que inicia na Cradle Mountain e termina no Lago St. Clair.

Se você gosta de adrenalina, vale a pena explorar os cânions escondidos da Cradle Mountain! Com guias experientes você pode fazer rapel em penhascos, mergulhar em cachoeiras incríveis e descer por escorregadores naturais como a Dove Canyon!

6. Parque Nacional Cape Le Grand

As águas azul turquesa do Parque Nacional Cape Le Grand, em Western Austrália, são o que mais chamam a atenção dos seus visitantes! Esse cenário costeiro é espetacular: as praias parecem ter saído de um filme tamanha sua perfeição! 

A Hellfire Bay é uma das baías mais bonitas deste parque. Por lá, as águas são calmas e transparentes, a areia é branquinha e dificilmente você encontrará muitas pessoas no local. Apesar da pouca infraestrutura turística, você ainda consegue encontrar banheiros, churrasqueiras e um abrigo com mesas de piquenique! 

A Lucky Bay é uma praia igualmente deserta, mas oferece melhores instalações para quem deseja acampar: há até alguns trailers de comida e café.

7. Parques Nacionais da Austrália: Blue Mountains National Park

Blue Mountains Sydney Australia

Há poucos minutos de viagem a partir de Sydney, o Parque Nacional Blue Mountains é um dos lugares mais famosos de New South Wales. São mais de 26 mil hectares para serem explorados, boa parte dessa área é protegida por ser um Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Suas cachoeiras famosas, trilhas incríveis e muitos lugares para praticar esportes, este é um dos lugares preferidos pelos moradores da região metropolitana de Sydney que desejam passar um final de semana em contato com a natureza. 

Uma das regiões mais conhecidas deste parque é Katoomba. Por lá, você pode ver as famosas Three Sisters, uma formação rochosa repleta de lendas famosas! Você pode vê-las a partir do mirante Echo Point, um dos melhores lugares para observar lugares icônicos do Parque Nacional Blue Mountains, como Ruined Castle e o Monte Solitário.

8. Flinders Chase National Park

Nós já falamos um pouco sobre este parque incrível aqui em nosso blog, mas de maneira indireta! Isso porque o Flinders Chase National Park fica na Kangaroo Island, uma ilha um pouco ao sul de Adelaide. Quase um quarto desta ilha é parte desse parque nacional.

Muitos chamam esse lugar como a Arca de Noé australiana, tamanha preservação das espécies nativas dali. Por ser uma ilha, muitas espécies invasoras – como coelhos, gatos, raposas e dingos – não chegaram até essa região.

Por ali, o que mais chama a atenção são as Remarkable Rocks e os Admirals Arch, formações rochosas que transformam a paisagem do Flinders Chase National Park em algo ainda mais impressionante! 

Apesar de ter sofrido muito com os bushfires de 2019-2020, o Flinders Chase tem mostrado uma recuperação impressionante. Hoje em dia, muitas áreas já estão verdes novamente, enquanto os animais que sobreviveram estão cada vez mais saudáveis! 

9. Litchfield National Park

Apesar de muitas pessoas considerarem o Parque de Kakadu quando falamos de Northern Territory, o Litchfield National Park é um lugar igualmente incrível! Com apenas 1h30 de carro a partir de Darwin, você pode encontrar algumas centenas de cachoeiras e piscinas cristalinas que transformam o parque em algo único na Austrália! 

Ao redor das cachoeiras, muito verde! As florestas do Litchfield National Park são ótimas para fazer um piquenique nos dias quentes de verão. 

A Wangi Falls é uma das atrações mais conhecidas do parque, principalmente por ser bastante acessível. Já a espetacular Florence Falls tem uma piscina natural incrível cercada por florestas verdes impressionantes!

10. Parques Nacionais da Austrália: Freycinet National Park

O Parque Nacional Freycinet é um lugar icônico da Tasmânia. Ele é principalmente conhecido por ser o lugar onde fica a estonteante Wineglass Bay. 

A paisagem costeira do Parque Freycinet é cinematográfica. De suas enseadas rochosas surgem cordilheiras de granito rosa, criando um visual único quando se encontram com o mar azul-turquesa. 

Durante os meses de inverno, as águas da Península de Freycinet recebem a presença de baleias, que buscam locais mais quentes. Espécies de pássaros que só se encontram ali se alimentam da rica flora da região. 

Do alto dos mirantes de Wineglass Bay e Cape Tourville, você observa não apenas a incrível paisagem, como também as águas-do-mar e os gansos da Austrália que mergulham em um único rasante no oceano em busca de comida. 

O Freycinet é um dos mais incríveis Parques Nacionais da Austrália e fica a cerca de três horas de viagem a partir de Hobart. 

Conheça os caminhos da Austrália!

parques nacionais da Austrália

Os parques naturais da Austrália são verdadeiros santuários de preservação ambiental. Conhecê-los de perto não significa apenas estar em contato próximo com a natureza, mas também significa conhecer lugares inacreditáveis! 

Você pode escolher diversas maneiras para vivenciar a Austrália de perto, mas, sem dúvidas, uma das melhores maneiras é fazendo um intercâmbio na Terra dos Cangurus. Na hora de planejar essa jornada incrível na Austrália, você precisa contar com o suporte de uma agência de qualidade.

A Optima Intercâmbio é a agência certa para você contar com essa ajuda. São mais de 11 anos de experiência no mercado brasileiro garantindo qualidade, segurança e transparência para todo o processo de intercâmbio. 

Conheça um pouco mais sobre os programas de intercâmbio que a Optima oferece e agende um horário com os especialistas em estudos no exterior da agência. Sem dúvidas, a Optima é a sua melhor parceira para fazer intercâmbio na Austrália!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália