Uma dúvida bastante comum entre os intercambistas que vêm pela primeira vez à Terra dos Cangurus é sobre acomodação na Austrália. E, realmente, é um tema muito importante, uma vez que estamos falando da sua casa pelas próximas semanas ou meses, certo? 

A Austrália é um país que costuma receber estudantes internacionais o ano todo e em grande quantidade. Para você ter ideia, o ramo educacional é considerado um dos maiores motores econômicos da Austrália, uma vez que, ano a ano, recebe uma grande quantidade de estudantes de todos os lugares do mundo. 

E por isso, para acomodar todas essas pessoas que vêm morar na Austrália, o país oferece acomodações de inúmeros tipos e com os mais variados preços. Para te ajudar na escolha desses lugares, no post de hoje nós vamos falar um pouco mais sobre essas opções.

Acomodação na Austrália: homestay ou casa de família

A homestay – ou casa de família, como também é conhecida – é o tipo de acomodação mais comum para quem vem fazer seu intercâmbio na Austrália pela primeira vez. Há algumas claras vantagens de escolher esse tipo de acomodação: segurança, custo-benefício, conforto e imersão cultural. 

No que diz respeito à segurança, nós podemos dizer que as famílias que cedem o espaço da sua casa para um estudante passam por avaliações periódicas da escola e do órgão governamental responsável. Isso é uma maneira de garantir que a família tenha pessoas idôneas, que vão cumprir com seus deveres e que realmente queiram receber estudantes – não apenas ganhar dinheiro com isso. 

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Já a respeito do custo-benefício, é nas homestays que o estudante poderá encontrar bastante conforto e benefícios que só uma acomodação como homestay pode oferecer. Normalmente, elas oferecem café da manhã e jantar. Além disso, o estudante não precisará se preocupar tanto com tarefas de casa. 

Além disso, quando falamos em imersão cultural, a homestay tem um papel fundamental: ela ajuda a praticar o inglês no dia-a-dia, além de auxiliar os estudantes com a inclusão nos costume locais, uma vez que as famílias são nativas ou moram há muito tempo na Austrália. 

Muitos encaram a casa de família como um lugar com pouca privacidade ou não se adaptam aos costumes e regras da casa. Por isso há quem prefira outros tipos de acomodação. 

Apartamentos compartilhados ou share house

Para quem vai fazer um intercâmbio de longa duração, como acima de três meses, escolher uma residência estudantil (ou residência universitária ou, ainda, share house) pode acabar saindo uma melhor opção. Essa opção de acomodação na Austrália é bastante comum, especialmente por que há um grande número de estudantes por aqui – mas não necessariamente isso quer dizer que você irá morar com outros estudantes.

Para quem nunca ouviu falar dessa acomodação estudantil, elas são as mesmas coisas que conhecemos no Brasil como repúblicas estudantis. Assim, um grupo de estudantes se reúne para compartilhar um apartamento ou casa. Essas opções de acomodação têm grande popularidade por aqui, então, se você prefere uma share house durante seu período de intercâmbio na Austrália, é bastante provável que você encontre facilmente um quarto individual ou compartilhado em uma dessas residências.

O lado bom das share houses é privacidade e liberdade. Pois, veja, você está morando na sua casa e não na casa dos outros, certo? Então, você pode receber seus amigos, decorar a casa do jeito que desejar e decidir com seus roommates quais serão as regras da casa. 

A longo prazo, escolher morar em um apartamento compartilhado com outros estudantes acaba saindo um pouco mais em conta, dependendo da localização. Entretanto, você deve ficar atento ao pagamento de contas como aluguel, água, luz, gás e internet. Se você vai morar em um apartamento que já estava alugado, você não precisa pagar o bond. Caso o imóvel esteja vazio, pode ser que você precise pagar o bond, uma espécie de depósito caução. 

Acomodação na Austrália: aluguel de apartamento ou casa

Antes de tudo, é importante saber que os aluguéis são bastante caros aqui na Austrália. Entretanto, morar sozinho na Austrália é uma opção se você tem condições e se pretende ficar bastante tempo por aqui. 

Nós já falamos em outro post sobre como você pode alugar um apartamento ou casa na Austrália e, se você tiver alguma dúvida quanto ao assunto, vale a pena dar uma olhada no post. 

Diferente do Brasil, aqui na Austrália é comum que você visite o imóvel e preencha alguns documentos para se aplicar ao aluguel. O proprietário decidirá se você poderá ser morador ou não. Assim como em uma sharehouse, você precisará pagar contas como aluguel, água, luz, internet, gás e o bond

Morar sozinho tem suas vantagens, claro: o espaço é todo seu, você não precisa se incomodar com regras – pois você morará sozinho, a decoração é do seu jeito… Enfim, é um cantinho só seu, o que muitas pessoas desejam. Mas vale lembrar que mesmo um pequeno apartamento pode custar bastante caro, ainda mais se incluirmos todas as contas de casa, alimentação e transporte público. Outro ponto a ficar atento é sobre mobiliar todo o apartamento. Com exceção de alguns poucos imóveis, a maioria vem apenas com um fogão e/ou máquina de lavar e aqueles que são mobiliados têm valores bem mais altos.

Acomodação na Austrália: hotéis, pousadas ou “bed and breakfast”

Se vai fazer um intercâmbio de curta duração, pode ser interessante procurar por esse tipo de acomodação na Austrália. Hotéis, pousadas ou apartamentos no estilo “bed and breakfast” costumam oferecer pacotes de hospedagem que podem sair bastante em conta. Mas é preciso pesquisar bastante. 

No sentido de vantagens, esse tipo de acomodação na Austrália se assemelha bastante com as casas de família, uma vez que você terá bastante segurança, conforto, privacidade e não precisará pagar nada além das diárias: você saberá exatamente qual vai ser a conta no final da sua estadia. 

Já a desvantagens podem ser o preço, que pode ser bem mais alto do que outros tipos de acomodação na Austrália, e a falta de contato com a cultura local, afinal você não terá muitas pessoas da Austrália com quem conversar. 

Residências estudantis ou student housing

Esse tipo de acomodação normalmente está diretamente ligada à escola ou agência pela qual você faz seu intercâmbio. São apartamentos estudantis, mas em prédios ou imóveis exclusivos para a sua escola. Normalmente, tem uma equipe de suporte para ajudar o estudante e são bem próximas às escolas. 

Os apartamentos são divididos com outros estudantes e você tem maior independência do que se escolher viver com uma host family. É ótimo para quem quer fazer novos amigos, conhecer pessoas e culturas diferentes, uma vez que essas acomodações podem receber estudantes do mundo todo.

Outra vantagem é que você não precisará se preocupar com as contas de casa. Entre as desvantagens, podemos citar que essas moradias são mais simples, apenas com o essencial e, muito provavelmente, você não poderá escolher com quem morar. 

Hostel

Podemos compará-lo a um hotel de baixo custo, onde você irá dividir quarto com mais de uma, duas ou três pessoas. Normalmente, os hosteis ficam bem localizados, são bem baratos e oferecem bastante liberdade.

Entretanto, é preciso ser mente aberta e estar disposto a dividir espaços com outras pessoas. Banheiros, cozinhas, salas de convivência e quartos são compartilhados. Alguns estabelecimentos chegam a ter quartos disponíveis para até 8 ou 12 pessoas compartilharem. 

Entretanto, você pode não só conhecer pessoas de vários lugares do mundo nesse tipo de acomodação na Austrália, como também poderá fazer amigos para o resto da sua vida! 

Qual é o custo de cada acomodação?

Cada tipo de acomodação tem um custo diferente, é claro. Na Austrália, vale lembrar que os preços de aluguéis são cobrados toda semana, dependendo do seu proprietário. 

Nós fizemos uma tabela com uma média de valores das acomodações. Abaixo, há uma outra tabela com estimativa de gastos com algumas contas básicas que você poderá pagar, dependendo da acomodação escolhida.

TIPO DE ACOMODAÇÃOVALOR
HomestayAUD $ 235 e AUD $ 325 por semana
Apartamento compartilhadoAUD $ 95 e AUD 220 por semana
Aluguel de apartamentoA partir de AUD 350 por semana
Hotéis, pousadas ou bed and breakfastA partir de AUD $300 por semana
Residências estudantisAUD $100 a AUD $ 280 por semana
HostelsAUD $ 90 a AUD $200 por semana

Outras despesas de moradia

TIPO DE DESPESAVALOR
Compras para casaPor volta de AUD $ 70 por semana
Comer fora de casaEntre AUD $ 60 e AUD $ 150 por semana
Transporte públicoEntre AUD $ 30 e AUD $ 60 por semana
Internet wi-fiEntre AUD $ 15 e AUD $ 30 por semana
Gás e eletricidadeEntre AUD $ 10 e AUD $ 20 por semana

Como escolher a acomodação na Austrália para o meu intercâmbio?

O primeiro passo para escolher a acomodação na Austrália é se perguntar qual lugar você quer morar. Se você se dá bem com qualquer tipo de pessoa, você já pode escolher um apartamento compartilhado. Se você quer conviver com pessoas da Austrália, a casa de família pode ser uma ótima opção. 

Entretanto, para ajudar nessa reflexão, é importante contar com pessoas que são experts em intercâmbio. Assim, escolher a moradia que tem tudo a ver com você vai ficar mais fácil. Escolha uma agência de intercâmbio de confiança e eles te ajudarão nessa tarefa desafiadora! 

Nesse momento, nós sempre indicamos a Optima Intercâmbio para quem nos pergunta. Isso porque a agência conta com um time de especialistas em intercâmbio e que promete te ajudar em tudo o que você precisar. 

Sério, a agência faz tudo para você: te ajuda a escolher a acomodação na Austrália que é a sua cara, vai te ajudar com documentação e, ainda por cima, vai te dar um suporte completo e com os melhores pacotes de intercâmbio. Clique aqui e peça já para um dos consultores da Optima Intercâmbio entrar em contato com você! Tenho certeza que sua experiência com eles vai ser incrível! 

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália