Tem nome melhor para uma cidade australiana do que “Costa de Ouro”? A cidade de Gold Coast é uma das jóias raras da Austrália, que carrega parte da identidade e do valor que o país tem entre os viajantes internacionais.
A cidade é um importante destino turístico da Austrália, que recebe milhões de visitantes australianos e estrangeiros todos os anos. Eles são atraídos pelas mais de 36 praias da cidade, além de parques temáticos, reservas naturais, hotéis fantásticos e diversas opções de lazer noturno.
Onde fica Gold Coast
Gold Coast está situada no sudoeste do estado de Queensland, na Austrália. A cidade é vizinha da capital do estado, Brisbane, que fica a 94 km indo para o norte. Outras cidades próximas são Tweed Heads (conurbada), Sunshine Coast, Byron Bay, Toowoomba e Noosa Heads.
Com uma área total de 1.402 km² e uma população de aproximadamente 600 mil habitantes, Gold Coast é a sexta maior cidade da Austrália. Como a região é quase unida com a capital, Brisbane, muitos a consideram parte da metrópole.
Sobre Gold Coast
Em 1770, o capitão James Cook se tornou o primeiro europeu a desbravar a região de Gold Coast. Desde então a área não se tornou muito habitada, até que em 1823 os primeiros hotéis da cidade foram fundados. A partir disso, a região foi se tornando um destino de férias popular para os moradores de Brisbane.
Um fato curioso é que um dos primeiros e mais famosos hotéis da região levava o nome de Surfers Paradise, que se tornou o nome da praia mais famosa da cidade.
Por falar em surf, é impossível mencionar Gold Coast e não falar da sua forte relação com o esporte. Devido a seus mais de 50 quilômetros de litoral com abundante formação de ondas, a região se tornou uma grande referência no cenário mundial de surf, com diversas competições a nível mundial.
As lindas praias de Gold Coast também são ótimas opções para quem deseja praticar esportes na areia, mergulhar e se divertir na água ou apenas relaxar na orla e apreciar a vista. Burleigh Heads é uma das mais famosas, mas Snapper Rocks e Surfers Paradise não perdem para ela em nada.
Não podemos nos esquecer das belas paisagens naturais que são preservadas pelos parques nacionais da região. O Springbrook National Park, por exemplo, abriga cachoeiras, florestas tropicais e belezas ancestrais.
A cidade ainda é lar dos principais parques temáticos da Austrália, o que aumenta ainda mais o seu valor como destino turístico. Algumas das melhores opções são a Warner Bros. Movie World, DreamWorld, Sea World e Wet’n’Wild.
Leia também: Os parques temáticos de Gold Coast
Nos últimos anos, a economia da cidade tem se diversificado, de modo que hoje eles não dependem apenas do turismo para movimentar sua economia. Gold Coast tem crescido na indústria e em mercados como tecnologia da informação, tornando o mercado de trabalho local ainda mais atraente e aquecido.
Leia também: Intercâmbio na Austrália – Destinos, Preços, Visto, saiba tudo!
Gold Coast também é conhecida por suas noites agitadas, com diversas opções para curtir a vida noturna em regiões próximas ao centro da cidade.
Clima de Gold Coast
A cidade tem um clima subtropical úmido, o que faz com que as temperaturas durante o ano não tenham grandes variações.
O verão costuma ser úmido e quente, com chuvas e até mesmo temporais e tempestades. O inverno tende a ser mais seco, com poucas chuvas e temperaturas por volta dos 10ºC.
Saiba mais: Clima da Austrália: Conheça as estações e temperaturas
Regiões de Gold Coast
Gold Coast é uma cidade de grande porte, que cresceu muito nos últimos anos. Por isso, vale a pena ter uma boa noção das regiões da cidade:
Área Central
- Surfers Paradise: O coração turístico de Gold Coast, famosa por suas praias, arranha-céus, vida noturna e shopping centers.
- Main Beach: Conhecida por suas marinas, o Sea World e o sofisticado Tedder Avenue.
- Broadbeach: Um local popular para compras, restaurantes e entretenimento, com o cassino The Star Gold Coast.
- Mermaid Beach: Uma área residencial com uma vibe mais tranquila, praias menos movimentadas e bons restaurantes.
Norte de Gold Coast
- Southport: Um centro comercial e administrativo importante, com parques e shopping centers.
- Labrador: Oferece vistas para o Broadwater, com parques à beira-mar e áreas residenciais.
- Hope Island: Famosa por seus resorts de golfe e marinas de luxo.
Sul de Gold Coast
- Burleigh Heads: Uma área popular para surfe, com parques nacionais e uma vibe mais relaxada.
- Palm Beach: Uma área residencial tranquila com belas praias e parques à beira-mar.
- Currumbin: Conhecida pelo Currumbin Wildlife Sanctuary e suas praias ideais para surfe.
- Tugun: Uma comunidade litorânea tranquila, próxima ao aeroporto de Gold Coast.
Interior de Gold Coast
- Tamborine Mountain: Uma área montanhosa com vinícolas, trilhas para caminhadas, e uma vista panorâmica da costa.
- Springbrook: Parque famoso por suas cachoeiras e trilhas.
Custo de vida em Gold Coast
Apesar de ser considerada uma cidade grande, Gold Coast tem uma ótima qualidade de vida. Com sua infraestrutura moderna e conectada à natureza, a cidade oferece a seus moradores um estilo de vida tranquilo, mas sem perder os benefícios de grandes metrópoles, como Sydney e Melbourne.
Portanto, Gold Coast é um dos melhores destinos para viver na Austrália. Diante disso, viajar para cá a intercâmbio ou mesmo a turismo é uma escolha acertada!
Para um estrangeiro vivendo na cidade, o custo de vida semanal costuma variar entre $350 e $600 por semana. Considerando uma rotina mais econômica, fazendo compras no supermercado e comendo fora frequentemente.
Lembrando que o custo de vida depende muito do estilo de vida de cada viajante e vai variar de acordo com com suas preferências e escolhas.
Transporte
Em Gold Coast há um moderno sistema de transporte público, que inclui ônibus, trens, balsas (ferries) e trams – que são uma espécie de ônibus ferroviário urbano.
A opção urbana mais comum são os ônibus, pois cobrem a maior parte da cidade, os trens e trams são mais rápidos, porém não alcançam todos os locais.
Para ter acesso ao transporte público, a melhor opção é adquirir um go card. Pois com ele, você poderá utilizar todas as opções de transporte pagando com o mesmo cartão. Todos esses meios são administrados pela empresa Translink.
Os preços de cada viagem variam de acordo com a duração e com a quantidade de zonas percorridas no trajeto. Em cada viagem, você deve bater seu cartão na entrada e na saída do veículo, desse modo ele contabilizará a tarifa total da sua viagem. Para consultar as taxas para cada zona e outras informações você pode acessar o site da Translink.
Outro meio de transporte comum para viajantes internacionais é o carro. Alugar um carro pode se mostrar muito vantajoso em algumas situações, já que ele te dá mais autonomia e pode até ser mais barato.
Se você pretende visitar várias praias de uma vez, ou ir a cidades vizinhas, como Byron Bay ou Toowoomba, alugar um carro é uma ótima opção.
Outra situação pertinente é caso você esteja viajando em grupo. Nesse caso, usar o carro para se deslocar na cidade pode ficar mais barato do que gastar individualmente com transporte público.
Intercâmbio em Gold Coast
Um intercâmbio em Gold Coast é uma ótima oportunidade para crescer profissional e pessoalmente. Além das opções de lazer e diversão, a cidade oferece uma vasta opção de escolas e cursos para estudantes internacionais.
Não só isso, mas a cidade também faz parte da lista de cidades regionais da Austrália, que oferecem vantagens especiais na aplicação de vistos permanentes e nos processos imigratórios. Portanto, cursos profissionalizantes são muito comuns no município, que tem um mercado de trabalho aberto a imigrantes.
Se você já conhece um pouco sobre intercâmbio, sabe que a maneira mais segura e eficiente de embarcar de realizar essa viagem é com a ajuda e o suporte de uma agência especializada.
O blog Rota do Canguru te coloca em contato com as melhores agências de intercâmbio do Brasil. Clique aqui e solicite um orçamento gratuito e personalizado!