Saber o custo de vida na Austrália é essencial para quem está pensando em vir para o país para estudar ou trabalhar. Neste post discutiremos e daremos dicas sobre o custo de vida na Austrália e mostraremos através de nossa experiência quais são os gastos no país.

custo para morar na austrália

Para iniciar o post é importante informar que o custo de vida na Austrália vai depender muito de pessoa para pessoa. De modo geral existem 3 aspectos que devem ser analisados para determinar o quanto uma pessoa irá gastar no país.

Eles são os costumes, necessidades e o poder aquisitivo de cada pessoa. Entretanto, em todos os casos, existe sempre um mesmo padrão de cálculo para o custo de vida na Austrália que deve ser levado em consideração. Vamos entender isso mais abaixo.

Porque Saber o Custo de Vida na Austrália?

A principal razão para saber o custo de vida na Austrália é pelo fato que quanto mais você se preparar para estar no país, maiores são as chances de ter sucesso na terra dos cangurus. Seja para estudos, para trabalho ou para passeio.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

É comum que Brasileiros cheguem na Austrália e acabem não se preparando muito bem com os custos no país e por isso vivem sempre no aperto. Para solucionar esse é importante um planejamento financeiro para sua viagem ou intercâmbio.

Outro ponto a salientar é que os custos na Austrália devem ser calculados por semana. Isso porque na Austrália o costume é de se receber por hora trabalhada. Ou seja, o trabalhador aqui é pago semanalmente ou quinzenalmente. O que é um pouco diferente da forma mensal que acontece no Brasil.

Abaixo discutiremos os principais pontos para respondermos a pergunta: Qual é o custo de vida na Austrália? Vale lembrar que essas informações são tiradas de nossas próprias experiências no país ou de amigos próximos.

Tipos de Custos na Austrália

Em nossa experiência, identificamos que existem 6 grandes categorias de despesas que devemos sempre estar em nossas mentes para administração do nosso dinheiro na Austrália.

Essas categorias são, acomodação, alimentação, saúde, transporte, recreação e custos pessoais. Cada um desses grupos tem sua particularidade. Por exemplo, custos com casa e alimentação são recorrentes. Saúde e custos pessoais são possíveis de acontecer com frequência ou não. Já transporte e recreação vão depender muito do seu estilo de vida.

Nós percebemos que os custos de cada um desses grupos seguem um padrão. Abaixo fizemos uma tabela com alguns exemplos de cada categoria. Colocamos também os percentuais de cada custo, a variação máxima para manter suas finanças saudáveis no país e também a recorrência de cada item.

CategoriasExemplosRespresentaçãoVariaçõesFrequência
AccomodaçãoAluguel, Eletricidade30%30 a 35%Recorrente
AlimentaçãoMercado, Restaurante15%15 a 20%Recorrente
SaúdeMedicamentos, Exames10%5 a 15%Possível
TransporteOnibus, Gasolina15%5 a 15%Possível
RecreaçãoCinema, Viagem15%10 a 20%Depende
PessoalRoupas, Cabeleireiro15%10 a 25%Depende

Considerações Finais Sobre as Despesas na Austrália

Como visto na tabela, o maior custo de vida na Austrália sem dúvidas é com a acomodação. Ela normalmente representa 30% das despesas semanal. Já a alimentação é o ítem mais importante da lista e pode variar entre 15 a 20%.

Portanto, os custos com moradia e alimentação são recorrentes e necessários. Por isso esses são os mais importantes para seu planejamento financeiro na Austrália. Nossa dica é para mantê-los sempre menor que 50%. Isso te ajudará a se manter bem no país.

As despesas com saúde e transporte podem variar, mas ao longo dos meses eles representam algo entorno de 20-25% juntos. Já as atividades de recreação e custos pessoais estão na casa de 25-30%.

Uma dica legal é que devemos sempre poupar um pouco de dinheiro na Austrália. Nós tentamos economizar entre 5 a 10% do que recebemos. Assim sempre temos uma sobra para que possamos fazer uma ou duas viagens legais durante o ano.

Planilha de Controle Financeiro da Austrália

Para quem quer um controle maior das finanças na Austrália, nós recomendamos a nossa Planilha Financeira Austrália 2019. Com ela você poderá controlar todos os seus gastos e rendas que tiver na Austrália. Além disso, você poderá traçar metas ou fazer previsões de gastos e ganhos usando a sessão “Budget” da planilha.

Para comprar nossos produtos basta clicar no botão “Comprar” e fazer o pagamento. A estrutura de pagamento é totalmente segura através do Shopify e Paypal.

Todas as nossas planilhas são disponibilizadas em Excel (xls e xlsx). Após o pagamento ser confirmado pelo sistema do site, um botão de download será mostrado para você baixar o seu produto.

Veja abaixo o tutorial da Planilha Financeira da Austrália 2017 – 2018:

Caso queira também, viste nossa página de produtos para saber como podemos te ajudar na Austrália. Acesse também os nossos serviços e tenha sucesso na terra dos cangurus.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguruAUS

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post, deixe seu comentário que responderemos com muito prazer. Conheça também nossos produtos e serviços que te ajudarão no seu sucesso na Austrália.